Ainda não submeteu a sua declaração de IRS? Não se preocupe que ainda vai a tempo! Tem até 30 de junho para entregar a declaração de IRS referente aos rendimentos obtidos em 2024. Poderá optar pelo preenchimento automático da declaração de IRS (pré-preenchida) ou pelo preenchimento manual da mesma, mas de qualquer forma, o seu IRS pode ser solidário e apoiar uma instituição sem fins lucrativos.

A consignação de IRS permite-lhe doar 1% do imposto que seria a favor do Estado a uma instituição sem fins lucrativos, sem qualquer custo adicional para si. Ou seja, em vez desse valor ir para o Estado, vai diretamente apoiar uma causa que escolheu, sem alterar o seu reembolso, enquanto contribui para a continuação da missão de uma associação à sua escolha.

Leia ainda: Consignação de IRS: Use 1% dos seus impostos para ajudar 

Como consignar 1% do seu IRS: Preenchimento automático ou manual?

Consignar 1% do IRS é um gesto simples, e pode ser feito quer esteja a preencher a declaração de forma automática ou manual. O mais importante é garantir que indica a entidade que quer apoiar na fase final da declaração, mesmo que já o tenha feito anteriormente.

Se optar pelo preenchimento manual da declaração de IRS (Modelo 3), deve aceder ao Portal das Finanças, procurar o Quadro 11 – Consignação de 1% do IRS, selecionar o campo “1101 – Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública” e assinalar a opção “IRS”. Depois, basta inserir o NIF da entidade que pretende apoiar — por exemplo, 509 196 853 – Make-A-Wish Portugal — e confirmar antes de submeter a declaração.

No caso de utilizar a declaração automática de IRS, o processo é igualmente simples. Ao aceder ao Portal das Finanças, selecione “Declaração Automática de IRS” e, na área de pré-liquidação, ative a opção “Consignar 1% do IRS”. Em seguida, introduza o NIF da entidade beneficiária — 509 196 853 – Make-A-Wish Portugal — e finalize a entrega.

Atenção: mesmo que já tenha indicado a entidade que pretende apoiar no momento da confirmação do agregado familiar, esse passo não substitui a consignação na declaração final de IRS. Para que a sua escolha tenha efeito, é fundamental repetir a indicação da instituição no momento de submissão da declaração. Só assim garante que 1% do seu IRS será, de facto, encaminhado para a causa que quer apoiar.

Um gesto sem custos para si e que pode fazer a diferença

Com o aumento da percentagem de consignação para 1%, muitas instituições sem fins lucrativos podem contar com um apoio financeiro mais sólido e previsível, permitindo levar as suas missões mais longe e ter um impacto profundo. Este reforço é particularmente relevante num contexto de instabilidade social e económica, onde muitas famílias enfrentam dificuldades acrescidas e onde os momentos de esperança e força são ainda mais urgentes.

1% do seu IRS pode levar esperança a crianças gravemente doentes

Sem qualquer custo para si nem perda de benefícios fiscais, ao escolher ajudar a Make-A-Wish Portugal com a consignação do seu IRS, está a levar esperança a crianças e jovens gravemente doentes, através da realização dos seus maiores desejos com verdadeiro impacto tanto na saúde física e numa melhor resposta aos tratamentos, como na saúde emocional da criança e da sua família.

Os casos de doenças graves têm vindo a aumentar e, por ano (só em Portugal), estima-se que sejam diagnosticadas cerca de 1.170 crianças e jovens, com doenças graves, elegíveis para serem acompanhadas pela Make-A-Wish. Neste momento, a Make-A-Wish está a acompanhar mais de 250 crianças e jovens gravemente doentes e semanalmente chegam novas candidaturas, vindas de 24 hospitais parceiros de Norte a Sul do país e ilhas. Isto significa que com o apoio do seu IRS e dos cerca de 300 voluntários Make-A-Wish, a esperança e força de um desejo realizado podem ajudar ainda mais a transformar as vidas das cerca de 1.000 crianças e famílias que acompanham.

Faça parte de histórias reais e crie impacto: Use o seu IRS para criar Esperança!

Se acredita no poder de pequenos gestos com grande impacto, este é o momento certo para agir. Ao consignar 1% do seu IRS a uma instituição, como a Make-A-Wish, está a ajudar a mudar vidas!

Bem-estarImpostosIRSVida e família