Crianças

Devo colocar o meu filho em explicações?

Atualmente, as explicações são bastante procuradas para aumentar o aproveitamento escolar dos alunos. Saiba mais neste artigo.

Crianças

Devo colocar o meu filho em explicações?

Atualmente, as explicações são bastante procuradas para aumentar o aproveitamento escolar dos alunos. Saiba mais neste artigo.

Se, no passado, os alunos que frequentavam explicações e/ou centros de estudo, eram vistos como tendo dificuldades de aprendizagem, nos dias de hoje, esta ajuda é procurada sobretudo por quem quer melhorar o seu aproveitamento escolar. Se tem dúvidas sobre se deve ou não colocar o seu filho em explicações, ou se é a altura certa para o fazer, este artigo é para si.

Vantagens das explicações

Existem várias vantagens em colocar o seu filho em explicações, nomeadamente:

  • Melhoria do rendimento escolar;
  • Acompanhamento individual e personalizado;
  • Possibilidade de esclarecer as dúvidas que, muitas vezes por timidez, não são colocadas na sala de aula em frente aos colegas;
  • Aprendizagem através de métodos diferentes

O que ter em conta na hora de escolher um explicador?

Contudo, quando estiver a escolher um explicador e/ou centro de estudos deve ter em conta alguns aspetos importantes, como por exemplo, os profissionais, os métodos de ensino, as recomendações, a localização e o horário de funcionamento.

Leia ainda: 9 dicas para ajudar o seu filho a ter melhores notas

Profissionais

Como não poderia deixar de ser, na hora de escolher um explicador ou um centro de estudos para o seu filho, os profissionais são o principal aspeto a ter em consideração. Assim, aconselhamos que peça várias informações sobre os mesmos, nomeadamente no que diz respeito ao seu currículo.

Se, depois da inscrição, o seu filho não gostar do explicador, não se adaptar ao método de ensino, ou simplesmente não apresentar resultados positivos, não hesite em mudar e procurar outro profissional.

Métodos de ensino

O método de ensino e, principalmente, a possibilidade de o adaptar às necessidades de cada aluno, é fundamental. De nada vale o profissional ser um excelente professor se não conseguir transmitir os conhecimentos ao seu filho. Cada aluno é diferente e tem necessidades específicas.

Recomendações

Solicite a opinião a outras pessoas que tenham os filhos ou outros familiares em explicações. Peça ao seu filho para perguntar aos seus colegas quem são os seus explicadores ou que centros de estudo frequentem e se estão satisfeitos. Verifique na internet as opiniões de outros utilizadores.

Leia ainda: Como escolher o melhor centro de estudos para o seu filho?

Localização

Depois de um dia de trabalho quer tudo menos ter de percorrer vários quilómetros para levar o seu filho às explicações, certo? Por isso é muito importante que, na hora de escolher um explicador e/ou centro de estudos, tenha em conta a localização. O ideal é que o estabelecimento esteja dentro da sua área de residência.

Atualmente, também há profissionais que dão explicações através da internet. Pode ser uma opção a considerar.

Horários de funcionamento

A flexibilidade horária é também um fator que deve ter em conta. De nada vale inscrever o seu filho em explicações se depois o horário de funcionamento não é compatível com o dele ou com o seu.

Dedução no IRS

Uma das maiores desvantagens das explicações é, naturalmente, o seu custo. E muitos pais têm algumas dificuldades em suportar mais esta despesa. Contudo, existe uma pequena ajuda: pode deduzir as despesas com as explicações do seu filho no IRS.

As despesas de educação e formação são dedutíveis em 30% até um máximo de 800 euros. Tenha, no entanto, atenção, pois para que as despesas com explicações sejam dedutíveis, é preciso que as entidades estejam isentas de IVA ou sejam tributadas à taxa mínima de 6%.

É ainda necessário que o centro de estudos ou explicador que passa a fatura estejam registados com um dos seguintes Códigos de Atividade Económica (CAE):

  • Secção P, classe 85 – educação;
  • Secção G, classe 47610 – comércio a retalho de livros, em estabelecimentos especializados;
  • Secção G, classe 88910 – atividades de cuidados para crianças sem alojamento;
  • 1312 (amas);
  • 8010 (explicadores);
  • 8011 (formadores);
  • 8012 (professores);
  • 8013 (professores ou educadores artísticos).

Leia ainda: Como preparar e motivar o seu filho para um novo ano letivo?

Alternativas às explicações

Se gostaria de colocar o seu filho em explicações, mas para si é de todo impossível arcar com mais esta despesas, sugerimos que:

  • Fale com o diretor de turma para averiguar se existe possibilidades de a própria escola ajudar, com aulas de apoio a determinadas disciplinas por exemplo;
  • Incentive o seu filho a estudar com colegas que tenham boas notas nas disciplinas que ele não tem tanta facilidade;
  • Se tiver familiares ou amigos que sejam professores e/ou estejam bastante à vontade com as matérias em que o seu filho quer melhorar, peça-lhes que o auxiliem.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.