Vida e família

Feriados e pontes de 2022: conheça o calendário e organize as suas férias

Se quer começar a planear férias para 2022, saiba que feriados do próximo ano vão dar direito a fins de semana prolongados e pontes.

Vida e família

Feriados e pontes de 2022: conheça o calendário e organize as suas férias

Se quer começar a planear férias para 2022, saiba que feriados do próximo ano vão dar direito a fins de semana prolongados e pontes.

Já está a pensar nos feriados nacionais do próximo ano, para ter um descanso extra do trabalho? Fique a saber que este ano vai ter alguns fins de semana prolongados e ainda a possibilidade de fazer pontes. Estas são sempre boas alturas para, além de descansar, aproveitarmos para uma “escapadinha”, visitar algo novo, viajar, levar a cabeça para fora do trabalho.

E porque não aproveitar e tirar dias de férias junto a estes dias? Também é uma hipótese, para que não gaste muitos dias de férias e, mesmo assim, tenha ainda uns bons dias seguidos de descanso. 

Vejamos então quando serão os feriados deste ano, e em quais haverá fim de semana prolongado ou pontes, para que possa organizar assim as suas férias, mas também a sua carteira.

Os feriados de 2022

Para percebermos quando vão ser os fins de semana prolongados e pontes do próximo ano, detalhemos as datas e significado de cada feriado nacional em Portugal de entre os 13 obrigatórios.

1 de janeiro – Dia de Ano Novo 

O primeiro feriado é, claro, o primeiro dia do ano. O Dia de Ano Novo é um feriado nacional em Portugal, bem como noutros países. É aproveitado por muitas pessoas para juntar a dias de férias e viajar, celebrando a entrada de um novo ano num local diferente. Infelizmente (ou felizmente para quem trabalha ao fim de semana), em 2022 o dia 1 de janeiro calha a um sábado

15 de abril – Sexta-feira Santa  

De janeiro, passamos diretamente a abril, à época da Páscoa (sim, sabemos que há Carnaval, mas desse falamos mais abaixo). A Sexta-feira Santa do próximo ano é a 15 de abril, sendo que acontece sempre a uma sexta-feira. É, por isso, sempre garantido um fim de semana prolongado nesta altura. Por ser primavera, uma época de tempo mais ameno, é uma boa altura para a tal escapadinha. 

17 de abril – Páscoa  

Por conseguinte, a Páscoa calha então a 17 de abril, domingo. É um feriado móvel, mas que acontece sempre ao domingo, pelo que não podemos contar com ele para fins de semana prolongados ou pontes. 

25 de abril – Dia da Liberdade 

E porque abril é um mês importante, temos ainda o feriado nacional do 25 de abril, o Dia da Liberdade. Uma data que celebra a revolução dos militares portugueses contra a ditadura imposta por Salazar, com um golpe de Estado militar a 25 de abril de 1974. Em 2022 calha a uma segunda-feira, pelo que vai dar acesso a um fim de semana prolongado. 

1 de maio – Dia do Trabalhador  

O feriado do 1 de maio vai fazer jus ao nome e não vai dar descanso adicional ao trabalhador, pois calha a um domingo. A não ser que trabalhe ao fim de semana. 

10 de junho – Dia de Portugal 

Os feriados de junho este ano começam a uma sexta-feira. O feriado do dia 10 de junho marca o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Celebra-se neste dia pois é uma homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, que faleceu a 10 de junho de 1580. Vai então dar oportunidade de desfrutar de um fim de semana prolongado. 

16 de junho – Corpo de Deus 

Este é um feriado móvel que se celebra sempre a uma quinta-feira. Pelo que é, todos os anos, garantida a possibilidade de fazer uma ponte nesta altura. O feriado de 16 de junho é de origem religiosa católica e celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo. 

15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora 

Porque em julho não há nenhum feriado nacional, passamos diretamente para 15 de agosto. Este feriado nacional celebra a Assunção de Nossa Senhora ao céu. Segundo a tradição católica, quando Virgem Maria morreu, foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar na glória do seu filho, Jesus Cristo. Em 2022 acontece a uma segunda-feira, o que permite mais um fim de semana prolongado. 

5 de outubro Implantação da República 

O feriado nacional de 5 de outubro comemora o que o próprio nome indica: a Implantação da República em Portugal, quando Portugal passou de uma monarquia para uma república. No próximo ano calha a uma quarta-feira, pelo que pode ser dar lugar a um fim de semana bem prolongado, se colar outros dias de férias.

1 de novembro – Dia de Todos os Santos  

O feriado nacional de 1 de novembro é marcado em homenagem a todos os santos, mártires e cristãos heroicos. Vai acontecer a uma quinta-feira, o que, novamente, dá oportunidade para fazer uma ponte. 

1 de dezembro – Restauração da Independência  

Os feriados de dezembro começam logo no primeiro dia do mês, com o marco da Restauração da Independência em Portugal. Celebra o acontecimento de 1 de dezembro de 1640, quando nobres portugueses invadiram o Paço Real e mataram o representante da Espanha em Lisboa, Miguel de Vasconcelos, passando D. João, duque de Bragança, a rei de Portugal. Novamente, vai poder fazer ponte pois acontece a uma quinta-feira

8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição 

O feriado nacional da Imaculada Conceição celebra a vida de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, que recebeu o título de dogma católico a 8 de dezembro de 1854. E porque o próximo ano vai ser recheado de descansos extra, mais uma vez calha a uma quinta-feira e terá a possibilidade de fazer ponte. 

25 de dezembro – Natal  

O último feriado do ano de 2022 é o do Natal, que acontece a um domingo. É um dos feriados mais aguardados todos os anos por muitos, pois dá lugar à reunião de família numa ceia recheada de comida e doces tradicionais portugueses. E de prendas, claro!

Recapitulando: quais os fins de semana prolongados e pontes em 2022? 

Fins de semana prolongados  

  • 15 de abril – Sexta-feira Santa (sexta-feira) 
  • 25 de abril – Dia da Liberdade (segunda-feira) 
  • 10 de junho – Dia de Portugal (sexta-feira) 
  • 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora (segunda-feira) 

Pontes 

  • 16 de junho – Corpo de Deus (quinta-feira) 
  • 1 de novembro – Dia de Todos os Santos (quinta-feira) 
  • 1 de dezembro – Restauração da Independência (quinta-feira) 
  • 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição (quinta-feira) 

Leia ainda: Vai de férias? 5 estratégias para desligar do trabalho

Não se esqueça dos feriados variáveis (carnaval e feriados municipais) 

Além dos feriados nacionais obrigatórios em Portugal, ainda temos feriados variáveis. Isto é, o carnaval que é um feriado facultativo. Significando isto que, normalmente, a função pública tem direito a este dia e, no setor privado, cabe às empresas (se não constar no acordo coletivo de trabalho) decidir se dão ou não este dia aos trabalhadores. E ainda os feriados municipais que dependem do local onde mora ou trabalha. 

O dia de carnaval acontece, no próximo ano, a 1 de março, uma terça-feira. Pelo que vai dar a possibilidade de fazer ponte a quem tiver este dia. 

Quanto aos feriados municipais, deve consultar quando serão de acordo com o local onde reside ou onde está sediada a empresa na qual trabalha. Em Lisboa, o feriado de Santo António vai decorrer em 2022 a 13 de junho, uma segunda-feira, que dará outro fim de semana prolongado. Já o de São João no Porto vai ser a 24 de junho e também vai dar lugar a mais um fim de semana prolongado, por ser celebrado a uma sexta-feira

Já sabendo todos os feriados que decorrem no próximo ano, pode agora organizar a sua agenda de forma a planear as férias, escapadinhas ou o que pretender fazer nessas épocas e não deixar escapar qualquer oportunidade para um descanso extra. 

Leia também: O seu Crédito Habitação não tira férias: renegocie condições e poupe!

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Feriados e pontes de 2022: conheça o calendário e organize as suas férias
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.