banner publicitário
homem a ler um livro numas férias em casa

Quando chega a hora de planear as férias, a tendência é pensar em dias passados fora de casa. Seja num destino à beira-mar, numa cidade nova ou numa aventura a percorrer trilhos em plena natureza. Cada pessoa tem o seu estilo e preferência, mas por motivos financeiros ou simplesmente porque é o que mais apetece, há quem opte por passar as férias (ou parte delas) em casa.

No entanto, não têm de ser dias menos ricos ou interessantes do que os que passaria longe de casa. A verdade é que há muitas formas de tornar as férias em casa leves e criativas.

Se precisa de inspiração, trazemos algumas ideias – desde sessões de cinema caseiras a novos sabores na cozinha – para que possa aproveitar ao máximo o tempo de pausa.

Ler aqueles livros que estão à espera na estante

Se gosta de ler, esta é uma das melhores atividades para aproveitar as férias em casa. Muitas vezes, a agitação do dia a dia não permite que tenha o tempo e foco de que gostaria. Agora, pense em dias sem essa agitação e em que pode simplesmente sentar-se, relaxar e ler.

Se quiser, pode até criar um novo cantinho dedicado à leitura ou aproveitar a varanda ou outro espaço exterior (se os tiver) para ler ao ar livre. Assim que começar a avançar na leitura, a motivação para continuar vai aparecer e as férias em casa vão saber ainda melhor.

Aprender receitas novas

Outra opção é aproveitar as férias em casa para aprender a cozinhar novos pratos. Experimente aquelas receitas mais elaboradas que nunca tem tempo para testar nos outros dias ou inspire-se e tente criar algo novo.

Pode até tornar este gosto pela cozinha em algo mais dinâmico e divertido. Porque não fazer uma viagem sem sair de casa? Tudo através dos sabores do mundo. Em cada dia, desafie-se a cozinhar um prato de um país diferente. Opções não faltam e no fim não só terá feito algo diferente nas férias como terá dado uma volta ao mundo na sua cozinha.

Leia ainda: Dicas para poupar nas férias para quem tem o orçamento contado

Reduza os encargos e ganhe folga financeira

Junte os seus créditos e poupe até 60%

Ver (ou rever) filmes numa sessão de cinema caseira

Para os cinéfilos, as férias em casa são uma ótima oportunidade para ver os filmes que estão na lista, descobrir novos títulos ou até rever as obras favoritas. Tempo não falta, e opções também não. Com o crescimento e popularidade das plataformas de streaming, tem centenas de filmes a poucos cliques de distância.

Assim, que tal organizar uma sessão de cinema caseira? Faça umas pipocas, relaxe no sofá e desfrute do filme.

Quem diz filmes, diz séries. Se é fã do binge-watching, esta é uma excelente altura para uma maratona de episódios sem interrupções.

Ponha a criatividade à prova

Já ouviu falar em DIY? A sigla vem do inglês “Do It Yourself”, que significa literalmente “faça você mesmo”. Pode aplicar-se a qualquer atividade feita em casa, desde jardinagem a pequenos trabalhos de cerâmica ou pintura. Assim, dê asas à imaginação e aos seus gostos e aproveite as férias em casa para criar algo novo.

Além disso, se precisar de ideias ou uma pequena ajuda para concluir alguma tarefa, não faltam tutoriais no Youtube e redes sociais. Depois, é só pôr as mãos à obra.

Leia ainda: Subsídio de férias: Quando se recebe e como fazer as contas

Reúna a família à mesa… para jogar

Os jogos de tabuleiro estão na moda. Que tal reunir a família ou os amigos para uma tarde ou noite de diversão (e alguma competição) à volta da mesa? Dos mais complexos (com regras mais elaboradas) aos mais simples e rápidos, não faltam opções para todos os gostos e idades.

Prepare uns snacks para acompanhar, lance os dados e revisite clássicos como o Pictionary e o Monopólio, descubra as versões atualizadas do Party & Co ou aventure-se nos novos jogos que vão sendo lançados.

Aprenda algo novo

Sempre quis aprender a tocar um instrumento, aprender uma língua nova ou melhorar as suas competências em fotografia, desenho ou finanças pessoais? Aproveite as férias em casa para aprender algo novo ou explorar novas áreas.

apps e plataformas gratuitas para quase tudo, sem esquecer os sempre famosos tutoriais no Youtube, que podem ser uma ajuda valiosa nesta descoberta e aprendizagem.

Além disso, tem também a possibilidade de fazer cursos e workshops online. Aquilo que não gastou a marcar umas férias longe de casa, pode usar para investir em si e no seu conhecimento.

Planeie a próxima viagem longe de casa

Para muitas pessoas, as viagens começam logo no momento do planeamento. Por isso, porque não aproveitar as férias em casa para começar a sonhar com a próxima viagem?

Pesquise destinos, explore mapas, leia opiniões de outros viajantes e comece já a imaginar o seu roteiro. Além disso, aproveite para procurar e comparar os preços de voos e alojamentos com a calma que estes dias permitem.

Ou seja, use estas férias para ganhar motivação para a próxima escapadinha. Nem sempre é fácil planear viagens no meio do reboliço do dia a dia, mas agora tem todo o tempo para preparar a viagem ideal.

Leia ainda: Férias: Como aliviar o stress financeiro e aproveitar ao máximo

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Cultura e LazerVida e família