Vida e família

Lavandarias Self-Service: compare as vantagens com as desvantagens

As lavandarias self-service são cada vez mais populares entre estudantes e famílias. Para saber se compensa o investimento, deve pesar as vantagens e desvantagens deste serviço.

Rui Aspas Rui Aspas , 4 Outubro 2019

Já ouviu falar nas lavandarias self service? Este negócio começou por ser uma realidade distante nos EUA e Canadá, mas já está instalado em Portugal, com cada vez mais lojas a aparecer.

As lavandarias self-service para estudantes que se encontravam deslocados das suas casas e cidades e também para os turistas que visitavam Portugal.

Com o passar dos anos, este modelo das lavandarias self service rapidamente se alargou a todos os setores de atividade e começou a abranger mais pessoas, sendo de momento uma das primeiras opções para as famílias pois permite poupar tempo e até algum dinheiro.

Em termos de poupanças reais, os valores apontam para 40% a 60% se compararmos com as lavagens e secagens que se fazem em casa, trazendo poupança em termos energéticos.

Ainda assim, existe uma certa dificuldade na mensurabilidade destes dados uma vez que os valores de poupanças adiantados têm de ter em consideração diversos fatores.

O preço das máquinas de lavar e secar, o preço e qualidade de detergentes e/ou amaciadores utilizados, o preço da água do munícipio bem como o preço da electricidade têm se der considerados como um todo.

Ao ter um custo real por mês, divida pelo número de máquinas que faz por mês e compare com os preços de utilização das máquinas de lavar e de secar em self-service.

Vantagens das lavandarias self-service

Sem fazer cálculos, podem-se ver algumas vantagens nas lavandarias self-service:

Comodidade

Devido ao seu tamanho, as máquinas das lavandarias self service permitem lavar edredões e tapetes, que geralmente não consegue lavar em casa. O valor que é cobrado pela lavagem de deste tipo de roupa é em alguns casos bastante inferior ao de uma lavandaria tradicional. Tem também horários alargados que lhe permite gerir o melhor momento para por a roupa a lavar.

Rapidez e tempo de espera

Comparando com a lavandaria convencional, nas lavandarias self service pode ter a sua roupa pronta no mesmo dia em que a coloca a lavar e a secar. Para quem não tem residência fixa, optar pela lavandaria self service pode ser uma excelente alternativa na medida em que se elimina o investimento numa máquina de lavar. Poupa-se bastante tempo, se tivermos em consideração os ciclos curtos de lavagem aliados à grande capacidade das máquinas.

Existem já lavandarias que proporcionam serviços de lazer aos seus clientes enquanto aguardam que a roupa fique pronta, tal como wifi gratuito, que permitem aproveitar esse tempo de espera de uma forma mais descontraída.

Relação Preço/Benefício

Tendo sempre em linha de conta a capacidade das máquinas, é possível numa só lavagem lavar uma grande quantidade de roupa que comparativamente ao mesmo processo aplicado em casa seria mais complicado.

Além disso, o detergente e amaciador estão geralmente incluídos no preço, dispensando de custos para o cliente.

Pode ainda colocar depois várias peças só para secar, sendo uma boa alternativa para quem demora algum tempo a secar peças.

Desvantagens das lavandarias self service

Não é só feito de vantagens, pelo que também existem desvantagens:

Uma lavagem com todas as peças

A grande capacidade das máquinas das lavandarias self service implica juntar muita roupa de uma só vez, o que em algumas situações pode não compensar se tiver diferentes tecido e cores.

Transporte

Caso seja a pé ou de carro, o transporte de levar roupa pode ser mais complicado para algumas famílias com menos meios ou disponibilidade de tempo. Além disso, tem de ficar no local à espera da roupa.

Preço

Como qualquer serviço, tem custos que podem não compensar totalmente. Por vezes o investimento numa máquina de lavar roupa pode compensar mais do que ir sucessivamente às lavandarias self-service.

Apesar das vantagens e desvantagens que as lavandarias self service comportam, o mais importante nestes casos é mesmo analisar o que se adequa melhor ao nosso estilo de vida, para saber decidir qual a solução mais eficaz para cada caso.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta