Vida e família

Mudanças climáticas: A importância de adaptarmos consumos

As alterações climáticas são incontornáveis. Mas há vários pequenos passos que pode dar e que vão tornar o seu consumo mais sustentável.

Várias são as vezes que se ouve falar nas alterações climáticas e nas consequências que têm nos humanos. Um dos fatores que mais contribui para tais mudanças no clima é a atividade humana.

As mudanças climáticas provocam alterações no planeta, nos ecossistemas, nos seres vivos e afetam direta e indiretamente a saúde e o bem-estar humano. E ainda que algumas alterações pareçam irreversíveis, é importante atuarmos e termos comportamentos que minimizem o impacto no planeta Terra.

A importância adaptar consumos

Regra geral, a sociedade pensa que tem uma relação saudável com a natureza e que contribui de forma positiva para o seu crescimento. No entanto, assistimos a uma maior escassez de recursos e a poluição aumenta todos os dias. É fundamental adaptar os hábitos de consumo, de forma a melhorar a vida de cada um e a saúde do planeta.

Com o objetivo de ajudar a um consumo mais responsável, partilhamos alguns hábitos que podem contribuir para um consumo mais sustentável.

  • Aumento do consumo de vegetais e leguminosas - Parte do aumento dos gases com efeito de estufa são provenientes da pecuária industrial. Ou seja, a preparação excessiva de terrenos agrícolas para a produção animal. O aumento do consumo de vegetais e leguminosas pode ter um papel importante nas alterações climáticas. Além disso, os vegetais são mais baratos, são mais saudáveis para a saúde humana e a sua produção permite o abastecimento de mais famílias.
  • Diminuição do uso do plástico - A maioria dos produtos que adquirimos contém plástico. A produção destes é altamente contaminante para o planeta. Além disso, estes plásticos quando não são reciclados acabam em aterros e muitas vezes vão parar aos mares. Desta forma, sempre que lhe for possível, deve substituir o plástico e optar por uma alternativa, como por exemplo os sacos de algodão ou a reutilização de embalagens. A compra a granel, por exemplo, reduz bastante a utilização de embalagens. Além disso, pode acabar por ajudar na gestão do orçamento familiar, uma vez que compra a quantidade que precisa para aquele período.
  • Uso de detergentes ecológicos - A maioria dos detergentes, amaciadores e produtos de limpeza contém várias substâncias poluente e tóxicas que, além de poluírem as águas, podem causar irritações e alergias à pele humana. Optar por detergentes ecológicos, onde os produtos são naturais e/ou biodegradáveis será uma das soluções.

São várias as opções que permitem tornar o seu consumo mais responsável e menos poluente para o ambiente. Não há desculpas para não adotar práticas mais amigas do ambiente.

Leia ainda: "Alternativas ao plástico que vão poupar o ambiente e a sua carteira"

Dicas práticas para ajudar o planeta

Além da adaptação a novos hábitos de consumo, é possível ajudar o planeta através de pequenos comportamentos. Há muitas coisas que podemos fazer para melhorar a nossa relação com o ambiente. Vamos aqui partilhar apenas alguns exemplos de coisas fáceis de aplicar.

  • Desligue as luzes das divisões que não está a usar;
  • Substitua as suas lâmpadas antigas por lâmpadas economizadoras;
  • Feche a torneira e evite desperdiçar água;
  • Use pilhas recarregáveis
  • Opte por garrafas reutilizáveis em vez de descartáveis;
  • Coloque a máquina de lavar a roupa ou da loiça a trabalhar apenas quando estiver cheia;
  • Coloque uma garrafa de água dentro do autoclismo, assim, as descargas são mais pequenas, o que faz com que gaste menos água;
  • Guarde a água do banho. Estamos a referirmo-nos à água que é desperdiçada enquanto esperamos que aqueça. Coloque um balde debaixo da torneira e reutilize essa água.

Estes são apenas alguns exemplos de coisas que poderá fazer no seu dia a dia. Que implicam reduções de consumo de energia e água e que, em muitos casos, implica uma redução das faturas de água e luz. Assim, certamente que irá contribuir de forma positiva para a vida do planeta e ao mesmo tempo vai sentir uma redução de gastos no seu orçamento familiar.

Leia ainda: "Como tornar a casa eficiente a nível energético"

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

2 comentários em “Mudanças climáticas: A importância de adaptarmos consumos

  1. Bom artigo! É sempre bom lembrar.

    Só uma coisa: “trabalhar apenas quando tiver cheia”. Tiver, do verbo tar? Ou estiver, do verbo estar?