Vida e família

Quer fazer voluntariado? Conheça direitos e deveres deste compromisso

A pensar em quem quer começar a fazer voluntariado, mas ainda tem dúvidas ou não sabe onde fazer, reunimos principais pontos a ter em conta.

Vida e família

Quer fazer voluntariado? Conheça direitos e deveres deste compromisso

A pensar em quem quer começar a fazer voluntariado, mas ainda tem dúvidas ou não sabe onde fazer, reunimos principais pontos a ter em conta.

Despender o seu tempo para ajudar alguém ou alguma causa em que acredita, sem ser remunerado por isso, é porventura das missões mais nobres que podemos abraçar. Seguem-se algums dicas e esclarecimentos a pensar em quem quer começar a fazer voluntariado, mas ainda tem algumas dúvidas ou não sabe onde fazer.

Importância do voluntariado

O voluntariado tem um papel essencial e imprescindível na nossa sociedade. Se não existissem voluntários, com certeza não seria possível levar a cabo ações tão determinantes e que contribuem tanto para a construção de uma sociedade mais solidária, justa e igualitária.

Mas, desengane-se se pensa que só quem é ajudado é que beneficia com o voluntariado, pois também os próprios voluntários retiram muito dessas experiências. Veja só as vantagens que o voluntariado pode trazer à sua vida:

  • Aumenta o seu bem estar e a sua realização pessoal;
  • Tem a possibilidade de viver novas experiências;
  • Conhece novas pessoas;
  • Tem a possibilidade de apoiar uma causa em que acredita;
  • Enriquece o seu currículo. As experiências de voluntariados são muito valorizadas pelos empregadores.

Leia ainda: Porque é importante incluir ações de voluntariado no seu curriculum

Direitos e deveres dos voluntários

O voluntariado é regulamentado pela Lei n.º 71/98, de 3 de novembro. Nesse diploma, entre outros aspetos, estão incluídos todos os direitos e deveres dos voluntários. Alguns dos direitos previstos são:

  • Ter acesso a programas de formação inicial e contínua;
  • Dispor de um cartão de identificação de voluntário;
  • Exercer o seu trabalho em condições de higiene e segurança;
  • Faltar justificadamente, se empregado, quando convocado pela organização promotora, nomeadamente por motivo do cumprimento de missões urgentes, em situações de emergência, calamidade pública ou equiparadas.

Alguns dos deveres dos voluntários são:

  • Atuar de forma diligente, isenta e solidária;
  • Colaborar com os profissionais da organização promotora, respeitando as suas opções e seguindo as suas orientações técnicas;
  • Participar nos programas de formação destinados ao correto desenvolvimento do trabalho voluntário;
  • Zelar pela boa utilização dos recursos materiais e dos bens, equipamentos e utensílios postos ao seu dispor.

Leia ainda: Quer fazer voluntariado? Conheça as vantagens pessoais e profissionais

Onde fazer voluntariado?

Existem inúmeras associações que necessitam da sua ajuda. Contudo, aconselhamos que na hora de escolher onde vai prestar o trabalho voluntário, opte por uma organização que apoie uma causa com a qual se identifica, também naturalmente, as questões da localização o dos horários devem ser tidas em conta. Para o ajudar nesta tarefa, damos-lhe algumas sugestões de organizações/associações que necessitam de voluntários.

Abraço

A Abraço é uma associação que promove a qualidade de vida de infetados e contribui para a irradicação do HIV/SIDA, prestando apoio a pessoas infetadas, lutando contra a discriminação e promovendo a defesa dos direitos dessas pessoas. Se se identifica com esta causa, pode inscrever-se como voluntário através do preenchimento deste formulário.

Acreditar

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro (Acreditar) presta acompanhamento a crianças e jovens vítimas de cancro bem como às respetivas famílias a nível emocional, logístico, social ou outro que os mesmos necessitem. Se pretende ajudar esta causa, preencha este formulário para se inscrever como voluntário.

Aldeias de Crianças SOS

Esta organização tem como missão cuidar de crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, promovendo o seu desenvolvimento e autonomia, através do acolhimento em ambientes reparadores de cariz familiar e do fortalecimento das suas redes familiares, sociais e comunitárias. Se pretende fazer a diferença na vida destas crianças e jovens inscrever-se como voluntário, para tal basta preencher este formulário.

AMI

Se faz parte dos seus planos fazer voluntariado internacional então a AMI – Assistência Médica Internacional pode ser uma excelente opção.

Uma vez que o trabalho vai ser realizado num pais estrangeiro, o domínio do inglês é muito importante, o conhecimento de outras línguas como o francês ou o espanhol é uma mais valia. Deve igualmente ter conhecimento de informática. A AMI toma a seu cargo as seguintes despesas ligadas à sua missão:

  • Transporte Lisboa / local de missão / Lisboa;
  • Estadia no terreno: alojamento na casa de missão, hotel e transporte;
  • Emissão de vistos;
  • Subsídio de alimentação (que varia em função do país);
  • Consulta do viajante (realizada no Centro Clínico da GNR em Lisboa).

 Verifique todas as condições e faça a sua inscrição aqui.

Voluntários cozinham e servem comida a pessoas desfavorecidas

Banco Alimentar

Todos nós estamos familiarizados com as recolhas de alimentos promovidas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, cujo objetivo é a distribuição desses mesmos alimentos por pessoas carenciadas. Pode inscrever-se como voluntário através do preenchimento deste formulário e desta forma ajudar esta causa tão nobre.

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa presta assistência humanitária e social, em especial às pessoas mais vulneráveis, como refugiados, crianças, idosos e vítimas de violência. Para se tornar voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa, basta dirigir-se a uma estrutura local e manifestar a sua vontade. Pode encontrar o contacto das estruturas aqui.

Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal

A Fundação Infantil Ronald McDonald promove o acompanhamento de crianças hospitalizadas bem como presta apoio às suas famílias. Para se inscrever como voluntário e apoiar esta causa basta preencher este formulário.

Hospitais

É possível prestar trabalho voluntário em hospitais, nomeadamente no suporte e apoio aos utentes e seus familiares. Informe-se sobre as condições do voluntariado no hospital da sua área de residência e não hesite em começar a ajudar.

Instituições locais

As instituições locais promovem igualmente com alguma frequência ações de voluntariado para ajudar as pessoas mais carenciadas ou para apoiarem alguma causa em concreto. Informe-se junto da Câmara Municipal da sua área de residência sobre as ações que promovem e como fazer para se inscrever como voluntário.

Liga Portuguesas Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, tem como missão apoiar os doentes oncológicos, bem como as suas famílias, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estimulo à formação e investigação em oncologia.

Se pretende ser voluntário da Liga Portuguesa Contra o Contra deve contactar o Núcleo Regional da sua área de residência, através destes contactos.

Quercus

A Quercus é uma organização não governamental que tem como objetivo a conservação da natureza e dos recursos ambientais e a defesa do ambiente em geral. Se pretender despender do seu tempo em prol da natureza e do meio ambiente, não hesite e preencha este formulário.

Refood

A Refood tem como missão resgatar alimentos, alimentar as pessoas e incluir toda a comunidade local, criando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária.

Se se identifica com esta causa, pode fazer a sua inscrição como voluntário através do preenchimento deste formulário.

SOS Animal

A SOS Animal é uma organização não governamental ambiental de âmbito nacional e associação sem fins lucrativos de proteção animal e ambiental. Se gosta de animais, não perca mais tempo e inscreva-se como voluntário através deste formulário.

Leia ainda: 5 dicas para ensinar o seu filho a ser solidário sem deixar de poupar

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.