Comprar casa continua a ser uma decisão que muitos jovens adiam. Entre a dificuldade em juntar poupanças para a entrada e a incerteza sobre o crédito habitação, há quem espere pelo “momento certo”. A verdade é que, para quem tem até 35 anos, os apoios atualmente disponíveis podem fazer uma diferença significativa.
A garantia pública no crédito habitação jovem, a isenção de IMT e de Imposto do Selo têm um prazo definido: os contratos devem ser formalizados até 31 de dezembro de 2026. Queres beneficiar destas condições ainda este ano? O Doutor Finanças ajuda-te.
Um caso real: Comprar uma casa de 240 mil euros sem precisar de dar entrada
Com os apoios em vigor, é possível comprar casa através de financiamento a 100% com garantia do Estado. Apresentamos-te um caso real, de um cliente jovem do Doutor Finanças, com o seguinte cenário:
- Idade do cliente: menos de 35 anos;
- Valor do imóvel: 240 mil euros;
- Financiamento: 100% com garantia pública;
- Taxa: mista a 2 anos;
- Spread: 0,7%;
- Prestação mensal sem seguros: 705,39 euros (com devolução de spread);
- Prestação mensal com seguros incluídos: 751,92 euros.
Resumindo: o nosso cliente contactou o Doutor Finanças para ajudarmos a negociar as melhores condições para o seu crédito habitação jovem. No fim, conseguiu comprar uma casa de 240 mil euros, ficando com uma prestação mensal de menos de 752 euros, sem ter precisado dos 10% de entrada inicial devido aos apoios do Governo para comprar a primeira habitação própria e permanente.
Este contexto ganha ainda mais relevância numa altura em que as taxas Euribor continuam com tendência de subida e o mercado antecipa possíveis alterações nas taxas diretoras do Banco Central Europeu. Se este cliente tivesse esperado, podia enfrentar uma prestação mais elevada.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
