crédito habitação jovem com chaves da nova casa na mão

Comprar casa continua a ser uma decisão que muitos jovens adiam. Entre a dificuldade em juntar poupanças para a entrada e a incerteza sobre o crédito habitação, há quem espere pelo “momento certo”. A verdade é que, para quem tem até 35 anos, os apoios atualmente disponíveis podem fazer uma diferença significativa.

A garantia pública no crédito habitação jovem, a isenção de IMT e de Imposto do Selo têm um prazo definido: os contratos devem ser formalizados até 31 de dezembro de 2026. Queres beneficiar destas condições ainda este ano? O Doutor Finanças ajuda-te.

Um caso real: Comprar uma casa de 240 mil euros sem precisar de dar entrada

Com os apoios em vigor, é possível comprar casa através de financiamento a 100% com garantia do Estado. Apresentamos-te um caso real, de um cliente jovem do Doutor Finanças, com o seguinte cenário:

  • Idade do cliente: menos de 35 anos;
  • Valor do imóvel: 240 mil euros;
  • Financiamento: 100% com garantia pública;
  • Taxa: mista a 2 anos;
  • Spread: 0,7%;
  • Prestação mensal sem seguros: 705,39 euros (com devolução de spread);
  • Prestação mensal com seguros incluídos: 751,92 euros.

Resumindo: o nosso cliente contactou o Doutor Finanças para ajudarmos a negociar as melhores condições para o seu crédito habitação jovem. No fim, conseguiu comprar uma casa de 240 mil euros, ficando com uma prestação mensal de menos de 752 euros, sem ter precisado dos 10% de entrada inicial devido aos apoios do Governo para comprar a primeira habitação própria e permanente.

Este contexto ganha ainda mais relevância numa altura em que as taxas Euribor continuam com tendência de subida e o mercado antecipa possíveis alterações nas taxas diretoras do Banco Central Europeu. Se este cliente tivesse esperado, podia enfrentar uma prestação mais elevada.

Comprar casa está nos seus planos?
Deixe a burocracia connosco. Encontramos o melhor crédito habitação para si.

O que posso perder se esperar por 2027?

Atualmente, os jovens até aos 35 anos que compram a primeira habitação própria e permanente podem beneficiar de:

  • Isenção de IMT e de Imposto do Selo na compra de imóveis até 330.539 euros (isenção parcial até 660.982 euros);
  • Garantia pública do Estado, que permite obter financiamento até 100% do valor do imóvel, dispensando capitais próprios para a entrada;
  • Isenção de emolumentos no registo da compra e da hipoteca;
  • Condições de crédito mais competitivas, com spreads reduzidos e prazos alargados em muitas instituições.

Na prática, isto significa que é possível avançar para a compra da primeira casa sem necessidade de dar os habituais 10% de entrada.

É importante realçar que, até à data, não existe qualquer confirmação de que estes apoios venham a ser prolongados em 2027, por isso, esperar pode significar contrair crédito com condições diferentes, e mais dispendiosas.

Como te vamos ajudar a comprar casa ainda em 2026

Com o acompanhamento do Doutor Finanças, todo o processo de compra de casa se torna mais simples e rápido: desde perceber se ainda é possível aproveitar os apoios, até encontrar as melhores condições de crédito.

  • Avaliamos a tua situação financeira e os teus objetivos e prazos;
  • Esclarecemos todas as dúvidas sobre os apoios disponíveis: isenção de IMT e de Imposto do Selo, financiamento a 100% com garantia pública, e a tua elegibilidade para cada um deles;
  • Comparamos propostas de crédito habitação jovem de vários bancos e negociamos as melhores condições;
  • Negociamos seguros de vida e multirriscos de forma integrada;
  • Tratamos de toda a burocracia e nem precisas de sair de casa.

Todo este processo vai permitir-te avançar com maior segurança e confiança. Quanto mais cedo começares, maior a probabilidade de conseguires o teu crédito dentro do prazo dos apoios.

Basta 1 minuto para começares a tratar do teu Crédito Habitação Jovem

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

CréditoCrédito HabitaçãoLiteracia Financeira