Habitação

Adapte as divisões da casa ao verão

Saiba como tirar melhor partido da sua casa no verão, tornando-a mais acolhedora e sem gastar muito dinheiro.

Habitação

Adapte as divisões da casa ao verão

Saiba como tirar melhor partido da sua casa no verão, tornando-a mais acolhedora e sem gastar muito dinheiro.

Com a chegada do verão, surge a vontade de aproveitar os dias mais longos, mais quentes e mais convidativos a jantares e convívios com família e amigos. Esta estação pede espaços agradáveis e relaxantes, que proporcionem bem estar. Para aproveitar melhor estes momentos, a nossa casa deve estar preparada e acompanhar as mudança sazonais, tornando-se num lugar “amigo do verão”.

Se quer aproveitar ao máximo o seu lar nesta altura do ano, adapte as divisões da casa ao verão.

Sala de Estar/ Jantar

sala de estar com um sofá com vários lugares

A estação mais quente do ano não pode deixar de se notar numa das divisões da casa onde passamos grande parte do tempo – a sala de estar/ jantar. Para esta divisão deixamos alguns conselhos:

  1. É hora de guardar mantas, aquecedores, tapetes e cortinados com padrões mais escuros e “pesados”. Deve substituir por têxteis (almofadas, cortinas e tapeçarias) mais leves e de cores mais frescas e que apelem ao desfrutar do verão e calor. Se não colocar tapetes no chão, tento melhor! Mas se preferir tê-los, opte por tapete de pelo curto, de materiais leves e cores mais claras. Também nas cortinas quanto mais leve e luminoso for o tecido melhor.
  2. As flores e plantas têm destaque nesta estação. Ficam bem em várias divisões da casa, incluindo quartos ou casas de banho. Elas trazem vida à casa, perfumam e alegram o espaço!
  3. Para além de fresca, alegre e mais iluminada, a decoração de verão deve ser também prática. Por isso, pode alterar as capas do seu sofá para um tecido mais leve e possivelmente lavável, poupando na
    substituição do mesmo.

Quartos

  1. Nesta altura, está mais do que na hora de organizar o seu armário e de fazer a troca da roupa e calçado de inverno pelos de verão. No entanto, deixe uma ou outra peça mais aconchegante para noites mais frescas. De resto, dê lugar nos seus armários às sandálias e a roupa leve e fresca.
  2. Da mesma forma deve também trocar a roupa de cama, guardar cobertores, edredons, mantas e lençóis mais quentes. Troque-os por têxteis de cama mais leves, frescos e de cores mais vibrantes.
  3. E já que está em fase de arrumações, aproveite também para fazer uma seleção de tudo o que já não usa há algum tempo ou já não está em condições de ser usado. Descarte, recicle, venda ou dê a alguém.
    O verão pede uma casa mais organizada e desimpedida, por isso o que já não usa, não acumule.

Cozinha

rapariga a lavar morangos no lava loiça
Processed with VSCOcam with c1 preset

A cozinha também merece um ar fresco e renovado nesta estação. Afinal é outra das divisões na qual passamos grande parte do tempo a confecionar as refeições e no convívio com amigos e família.

  1. Preparar a cozinha para o verão é trocar ementas e privilegiar os legumes, as frutas e os vegetais. Os pratos mais frescos do verão são também mais baratos. Uma salada fria rica em legumes pode ficar muito abaixo dos 3€.
  2. Pode apostar na criação de uma mini horta. Para além de contribuir para uma decoração condizente com o verão, permite ter sempre à mão as ervas aromáticas de que precisa, ou pequenos vegetais como tomate cherry, por exemplo. Existem vários modelos de mini hortas, horizontais, verticais, suspensas ou de chão. Mas não se esqueça
    de a colocar num local que garanta a exposição de sol adequada.
  3. Deve também fazer uma vistoria a utensílios usados para os substituir. Para isso, aproveite as promoções de verão e compre produtos de longo prazo com preço reduzido. Deve também pensar em vender em segunda mão utensílios que não utiliza.

Casas de banho

  1. Aproveite a chegada do verão e faça uma revisão aos produtos de higiene e beleza que tem guardados. Verifique o prazo de validade e não se esqueça que os cremes e outros produtos de higiene ou maquilhagem, depois de abertos devem ser gastos, normalmente, num prazo de 12 meses. Esteja atento e os que ultrapassem esse tempo deve descartar.

Faça uma revisão geral às divisões da sua casa e, com estas pequenas dicas, tenha uma casa confortável com minimo custo.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.