Crédito

Concessão de crédito para a compra de casa atinge máximos de 2008

Os bancos estão a financiar mais as famílias portuguesas. As novas operações de crédito a particulares atingiu um recorde de 2008.

Crédito

Concessão de crédito para a compra de casa atinge máximos de 2008

Os bancos estão a financiar mais as famílias portuguesas. As novas operações de crédito a particulares atingiu um recorde de 2008.

A concessão de crédito no final do ano passado aumentou, com o financiamento para a compra de casa a atingir máximos de 2008.

As instituições financeiras financiaram as famílias em 1,86 mil milhões de euros, em dezembro, através de novas operações, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Este valor total corresponde a um aumento de 25% face ao ano anterior e representa um máximo desde dezembro de 2008, altura em que a concessão de crédito sofreu uma travagem devido à crise financeira mundial.

Deste bolo total, a maioria do montante foi destinado à compra de casa (1,12 mil milhões de euros). Os valores de crédito habitação também atingiram um máximo de julho de 2008, precisamente antes da falência do Lehman Brothers, nos EUA, que ditou uma crise financeira, que arrastou todos os continentes.

Leia ainda: A falência da Lehman Brothers foi há mais de 10 anos: como nos podemos precaver para uma próxima crise económica?

Já no crédito ao consumo, voltou a superar-se a fasquia dos 500 milhões de euros (501 milhões de euros), depois de se ter registado uma queda em novembro.

Saldo total de empréstimos continua abaixo dos picos de 2011

Apesar destes aumentos na concessão de crédito, o saldo total dos empréstimos às famílias ascendeu a 118,8 mil milhões de euros, um valor que corresponde a um aumento de 3% face ao ano anterior, mas que está quase 16% abaixo do volume registado em 2011.

Em 2011, o saldo total dos empréstimos das instituições financeiras às famílias atingiu um recorde superior a 140 mil milhões de euros.

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que o rácio de empréstimos vencidos, ou seja, as pessoas que entraram em incumprimento, diminuiu, mantendo-se em mínimos.

Leia ainda: Crédito habitação: que é a avaliação de solvabilidade?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • ##concessão de crédito,
  • #Crédito habitação,
  • #financiamento
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Concessão de crédito para a compra de casa atinge máximos de 2008
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.