Se está a pensar em vender a sua casa este ano, este artigo é para si. Saiba como valorizar o seu imóvel antes de o colocar à venda.

Seja pelo valor monetário envolvido ou pelo apreço que normalmente temos ao nosso lar, vender uma casa não é o mesmo que trocar de aspirador ou telemóvel.

No entanto, apesar da carga emocional envolvida, a venda de uma casa é acima de tudo um negócio. E como em qualquer negócio queremos vender o nosso produto sempre pelo melhor preço.

Com a ajuda das dicas abaixo vai perceber que pequenos gestos podem valorizar (e muito!) o seu imóvel no momento da venda. Fique a conhecer alguns truques!  

Limpar e arrumar (Regra de Ouro!)

Não há como fugir. Um imóvel limpo e arrumado é regra fundamental no momento em que mostra a casa a um possível comprador. Se a casa estiver suja e desarrumada vai causar sensação de desconforto a quem visita e este é o efeito contrário ao que pretende obter.

Assim, invista em produtos para eliminar manchas e odores e arrume tudo como se de um hotel se tratasse.

Pintar

As paredes, bem como as portas e janelas são uma das coisas mais visíveis dentro de casa, por isso aconselhamos que antes de colocar a sua casa à venda dê uma pintura geral. Ao fazê-lo, opte pelo branco. Esta cor dá uma maior sensação de limpeza, mais luminosidade às divisões da casa e fá-las parecer mais amplas.

Pequenas obras

Se tem torneiras que pingam, rachas ou pequenas infiltrações, por exemplo, este é o momento de tratar delas. Normalmente, quando um comprador está à procura de uma casa já conta com algumas obras que terá de fazer, ao poupar-lhe estas pequenas reparações estará a ganhar pontos junto do mesmo.

Organização e decoração

Reveja e reposicione os móveis da sua casa, por forma a tornar as divisões mais amplas e acessíveis a todos os gostos. Se necessário pondere retirar móveis. Uma decoração mais neutra e simples agrada a todos e torna-se mais fácil para quem visita visualizar as suas próprias mobílias naquele espaço.  

Boas fotografias

Independentemente de colocar a sua casa à venda através de imobiliária ou não, aposte em fotos de excelente qualidade. Negue por completo fotos tiradas com o telemóvel. Se não perceber de fotografia, procure um profissional, dado que o resultado final compensa largamente. A título de exemplo poderá consultar algumas fotografias de interiores do fotógrafo Mickael Fjaere, como a abaixo.

Foto típica vs foto profissional. Qual das casas visitaria primeiro? (foto de Mickael Fjaere)

Se tem alguns conhecimentos de fotografia e decidir aventurar-se, sugerimos que recorra a uma objetiva grande angular.

Localização

Independemente do sítio onde se localiza o seu imóvel, deverá saber valorizá-lo. De acordo com a localização, procure saber e dar a conhecer tudo o que pode ser útil para alguém que se vá mudar para a sua casa. Refira se é um bairro sossegado, se tem serviços como supermercados ou farmácias perto ou como são acessos a pontos importantes como hospitais, por exemplo. Todos os locais têm vantagens e desvantagens para viver, procure transmitir todas as vantagens que possam valorizar a venda do seu imóvel.

Criar o ambiente certo

Criar o ambiente certo passa por todos os factores que anteriormente referimos, mas também por outros detalhes. Por exemplo, procure mostrar a casa de dia, para poder aproveitar a luz natural, aqueça ou arrefeça as divisões de acordo com a temperatura que se faz sentir na rua ou compre um ambientador que seja discreto e que dê sempre a sensação de limpeza.

Antes de colocar à venda o seu imóvel, leia e releia todos os pontos e inspeccione a sua casa ao pormenor. Atente também no nosso guia para vender casa sem recorrer a um agente imobiliário e fique ainda a saber como calcular as mais-valias com a venda do seu imóvel e sabia como as calcular, aqui.  Para simplificar a vida ao comprador, que provavelmente precisará de recorrer a um crédito à habitação, pode recomendar este serviço gratuito, que não só assegura a escolha do banco com melhores condições como trata da burocracia até à escritura simplificando não só a vida do comprador, como também a sua! Se já passou pela experiência e utilizou outros truques que valorizaram a sua casa, partilhe connosco. Queremos saber! 🙂