Crédito

Crédito Pessoal: porquê e quando fazer?

Precisa de liquidez e está indeciso se deve ou não pedir um crédito pessoal? Então este artigo é para si. Saiba quando deve fazer um crédito pessoal.

Rui Bairrada Rui Bairrada , 19 Abril 2016

Tem uma urgência e precisa de liquidez com brevidade? Precisa de liquidez e está indeciso se deve ou não pedir um crédito pessoal? Então este artigo é para si. Vamos procurar debater os motivos e as situações em que devemos pedir um crédito pessoal, aproveitando também para o convidar a deixar as suas opiniões no final.

Quando pedir um crédito pessoal?

Costumamos dizer que pode fazer sentido pedir um crédito numa de várias situações:

  1. Consolidar créditos – Pode fazer sentido pedir um crédito para pagar todos os outros créditos, passando a ter apenas uma prestação num único dia do mês, ao mesmo tempo que baixamos a prestação e a taxa de juro média;
  2. Para reduzir Custos – Imagine que tem um carro que gasta 15 litros aos 100 quilómetros, o que faz com que gaste mais de €200 por mês em combustível. Se pedir um crédito para comprar um carro com um consumo mais baixo, poderá poupar muito dinheiro.
  3. Para fazer face a despesas imprescindíveis – Podem acontecer emergências que nos obriguem a realizar despesas essenciais às nossas vidas. Por exemplo, podemos ter um percalço de saúde e precisar de dinheiro urgente.
  4. Fazer um investimento criador de valor – Não sendo muito adeptos de investimentos com recurso ao crédito, podemos ter oportunidades únicas que precisem de algum investimento de capital. Neste contexto, destacamos o investimento imobiliário (que cai no crédito habitação que não abordaremos neste artigo).

Quando fazer um crédito pessoal?

Se quer um crédito pessoal sugerimos que comece a planear com algum tempo de antecedência. Garantir que tem um bom histórico bancário, que tem uma boa taxa de esforço e que tem bons extratos bancários (sem moras e outras despesas que os bancos não gostam).

Ao fazer um crédito em situação de emergência está já a partir numa situação de fragilidade, ficando mais permeável a aceitar alternativas que não são as melhores para o seu caso específico.

duas raparigas num café

Não há mal nenhum em pedir um crédito pessoal se...

O crédito é uma ferramenta financeira que ajuda muitas famílias e muitas empresas. Não nos podemos recriminar de não ter dinheiro para comprar um carro a pronto. E se acontece alguma emergência e precisamos de liquidez rapidamente? Não há mal em pedir um crédito, desde que este pedido seja ponderado e informado e que a prestação seja enquadrada com tranquilidade no nosso orçamento familiar.

Prestação vs. Taxa de Juro

Pedir um crédito pessoal é um facto relevante para qualquer pessoa pelas responsabilidades que lhe estão associadas. Neste processo, sugerimos que tenha em atenção não apenas a prestação mas também a taxa de juro.

Na prática, a prestação resulta da interação do montante, da taxa de juro e do prazo. Deste modo, podemos ter uma prestação baixa desde que o prazo seja o mais dilatado possível. Por outro lado, podemos ter uma prestação mais elevada para nos livrarmos do crédito pessoal o mais rapidamente possível.

Neste exercício sugerimos que procure ter em atenção duas variáveis complementares:

  1. Procure a taxa de juro mais baixa do mercado – Sendo o juro o custo do dinheiro e estando a “comprar” dinheiro, quanto mais baixo for o custo… melhor.
  2. Garanta que consegue pagar a prestação – Não basta ter uma taxa de juro mais baixa. É preciso que a prestação seja enquadrada no seu orçamento familiar. Deste modo estará a fazer uma compra sem colocar em causa a sua segurança financeira.

Se preferir, o Doutor Finanças faz por si o trabalho de procurar um crédito pessoal com a taxa de juro mais baixa e de forma a que esta seja adequada ao seu orçamento familiar, de forma que consiga pagá-la com o mínimo esforço.

Simule abaixo o seu crédito pessoal com o Doutor Finanças.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como poupar dinheiro com crédito pessoal,
  • #crédito,
  • #crédito pessoal,
  • #crédito pessoal juros,
  • #crédito pessoal taxa,
  • #vantagens crédito pessoal
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)