As férias estão à porta e existem inúmeras possibilidades. Quer opte por umas férias em território nacional ou se pretende ir apanhar outros ares, a escolha do alojamento pesa no orçamento familiar de férias. Na Dica do Doutor desta semana damos-lhe alguns conselhos para reservar o alojamento.

Para poder poupar nas suas férias e agarrar uma boa oportunidade, há várias ferramentas que permitem comparar preços de hotéis, aparthotéis, casas privadas e outras opções. Contudo, nem sempre as escolhas de alojamento são certeiras e uma escolha menos boa poderá tornar as suas férias num momento de stress em vez de um momento de descanso merecido.

Na Dica do Doutor desta semana, ajudamo-lo a ver alguns aspectos que deverá contemplar enquanto escolhe o alojamento ideal para as suas férias.

Com ou sem pequeno-almoço?

Quando marcar o seu alojamento, verifique se o pequeno-almoço está incluído na sua tarifa de alojamento. Por vezes, o pequeno-almoço tem um valor extra, por pessoa e por dia. Contudo, mesmo que pareça mais vantajoso pagar por um pequeno-almoço extra no sítio onde se encontra, verifique na página oficial ou no gestor de viagens o que está incluído no pequeno-almoço. Por vezes, compensa mais apostar em cafés locais, pois poderá escolher o que pretende para o seu pequeno almoço e conhecerá melhor o comércio e as pessoas locais.

Verifique as fotografias do local

Nos websites de agregadores de alojamento, pode sempre verificar algumas fotografias do local, que podem não ser as mais atualizadas. Verifique todas fotografias dos quartos, bem como as da área exterior, como bar, jardim, hall de recepção e confirme estas imagens no website do próprio alojamento. Alertamos que as fotografias apresentadas podem não corresponder ao quarto que pretende reservar, pelo que tente perceber o tamanho real do alojamento.

Hotel ou alojamento local

Se há uns anos atrás, os hotéis dominavam os alojamentos de férias, atualmente o mercado apresenta soluções alternativas. Com o alojamento local e os hosteis a crescer pode tornar-se complicado escolher o alojamento perfeito. Aqui sugerimos que adeqúe a sua escolha ao tipo de férias que irá realizar. Para férias de curta duração e para poder ter mais tempo livre para passear, escolha um hotel para ter a comodidade necessária. Para poder estar perto do centro da cidade e se dispensa uma maior comodidade, utilize um alojamento local, desta forma pode usufruir de uma experiência mais tradicional. Para estadias superiores a duas semanas, por forma a poupar em serviços e alimentação, pense em reservar uma casa só para si e para a sua família, pois poderá ter uma maior poupança por noite.

Ter mais conforto é mais caro

Para poder escolher o melhor alojamento, pense no objetivo das suas viagens. Irá querer passar os dias a passear ou prefere ter alguns minutos de descanso e aproveitar o conforto que o alojamento lhe confere? Os websites comparadores de alojamento permitem-lhe ver ao pormenor o aspecto do seu possível alojamento, bem como a área de restauração e de hall de entrada. Privilegie também o conforto. Em viagem, pense que deverá ter um alojamento que lhe permita descansar no final do dia e um espaço que seja confortável para cuidados pessoais.

Aproveite para verificar os comentários de outros utilizadores sobre a limpezaespaço das divisões, conforto proporcionado e atendimento. O conforto e a segurança são bens que não têm preço pelo que reflita sobre as suas necessidades e escolha o alojamento tendo tudo isto em linha de conta. 

Reserve directamente com o alojamento

Os websites agregadores de alojamento têm a vantagem de compararem locais e preços em apenas segundos e mostrar-lhe as melhores oportunidades. Contudo, lembre-se que estas empresas precisam de lucrar pelo que cobram uma comissão ao alojamento por cada cliente angariado. Utilize os websites para comparar preços e contacte o alojamento para confirmar se ainda há disponibilidade e qual o preço atual. Pode conseguir directamente falar com o hotel e obter uma reserva num sítio que indicava já estar esgotado e até pelo preço melhor, pois elimina as taxas de intermediação.

Se ainda não escolheu o seu alojamento, sugerimos também a leitura do artigo do Boonzi, “Hostelbookers ou Airbnb. Onde encontrar a dormida mais económica?”. Aqui poderá ver em detalhe o tipo de pesquisa que poderá fazer. Se já reservou as suas férias e pagou com cartão de crédito, não deixe de ler a  Dica do Doutor, “Quando reservou as suas férias, pagou com cartão de crédito?”.

Usufrua com critério e se souber preparar, pode ter umas férias de sonho, gastando menos e aproveitando mais. 

Etiquetas: