Dica do Doutor

Em vez de comprar casa, construa a sua casa sem gastar mais por isso

Para ter a casa dos seus sonhos, a Dica do Doutor fala sobre construir a casa com recurso a crédito e ter boas condições.

Rui Cunha Santos Rui Cunha Santos , 9 Novembro 2018

Ter a casa dos seus sonhos pode estar ao seu alcance, sem ter de pagar alguma especulação imobiliária que existe em alguns pontos de país, saiba como neste artigo.

Na atualidade do mercado imobiliário, vemos que há muita procura para compra de imóveis, existe pouca oferta e, por isso, existe um aumento dos preços médios dos imóveis.

O aumento dos preços médios explica-se pela oferta reduzida, fruto da crise económica dos últimos anos em que a construção de novos imóveis esteve praticamente parada.

Assim, no pós-crise, estamos a viver num ciclo económico positivo, em que existe pouca oferta para compradores de casas e uma maior procura derivado ao aumento dos índices de confiança, pela estabilização profissional e redução da taxa de desemprego e pela maior apetência e liquidez que os Banco têm para financiar os créditos habitação aos Portugueses.

Por diversos motivos, muitas famílias portuguesas procuram trocar de casa sem conseguirem encontrar alternativa válidas no mercado de oferta, ou pelo elevado valor pedido ou pela dificuldade de encontrar uma casa ajustada ao que pretendem.

Os aumentos das rendas no mercado de arrendamento, a pouca oferta existente e a tipologia dos imóveis disponíveis, acabam por ser pouco interessantes como alternativa à compra porque tem um maior peso no orçamento familiar e a oferta não se ajusta ao que as famílias procuram.

dica do doutor construir casa

Com a lei da oferta e da procura, o custo dos imóveis sobe e dá lugar, em algumas zonas e em algumas tipologias de imóveis, a alguma especulação imobiliária.

Para poder comprar uma nova casa, muitos portugueses querem vender a sua atual e mudar-se para outra, mas a compra de um novo imóvel torna-se um desafio, devido à pouca oferta e aos preços elevados das casas disponíveis para venda. Como existe uma enorme dificuldade em encontrar uma nova casa, a venda das casas atuais fica hipotecada, pelo que reduz ainda mais as transações no mercado imobiliário.

Este é um dos problemas da sociedade atual e soluções?

Para poder vender a sua casa e ter a sua casa nova, a Dica do Doutor sugere não comprar uma casa já construída, mas sim construir a casa dos seus sonhos, sem estar tão relacionada com alguma especulação dos preços de venda e podendo construir como idealiza.

A construção da sua nova casa requere comprar um terreno com licenciamento para habitação e também a elaboração e aprovação de um projeto de construção, que podem ser financiados através do Crédito Habitação com as mesmas condições que seria com a compra de um novo imóvel.

Esta solução confere-lhe a possibilidade de escolher o local com maior liberdade, quer na ótica da localização, como na dimensão do que pretende construir e gastar, com a tipologia que pretende e com os acabamentos que mais gosta.

Procure o terreno que pretende adquirir e, em conjunto com um arquiteto, projete a casa dos seus sonhos.

Quando recorrer ao crédito habitação para construção, tem de entregar a sua documentação pessoal (como se fosse para compra de um imóvel já construído) e toda a documentação do imóvel que vai construir, ou seja, planta de localização do terreno, projeto do imóvel, orçamento do construtor, entre outros.

Após a aprovação do crédito, irá solicitar a aprovação camarária do seu projeto e após o levantamento da licença de construção, poderá iniciar a construção da sua casa. O financiamento será realizado por tranches, de acordo com as avaliações de evolução da obra que irão ser realizadas ao longo do período da construção.

Durante o período de construção, só pagará juros sobre o montante que já está a utilizar, não havendo amortização de capital até ao final da construção, assim que a casa estiver concluída e após a vistoria final, terá a licença de habitação e iniciar-se-á o pagamento do seu crédito habitação (com prestações de capital e juros e pelo período contratado).

Desta forma, construir a sua casa em vez de comprar um imóvel já acabado, ajuda-o a construir uma casa ao seu gosto e permite-lhe combater alguma especulação imobiliária.

Quando for vender a sua casa antiga para mudar para a sua nova casa, provavelmente e atendendo à valorização do preço dos imóveis, ainda conseguirá um benefício financeiro por vender a um preço superior.

More na casa que sonha, sem gastar mais dinheiro por isso.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #construir casa,
  • #construir casas baratas portugal,
  • #procedimentos para construir uma moradia

Deixar uma resposta

Um comentário em “Em vez de comprar casa, construa a sua casa sem gastar mais por isso