Dica do Doutor

Este Natal, ofereça presentes cumprindo o seu orçamento familiar

Nesta época festiva, saiba como poupar nos presentes de Natal cumprindo o seu orçamento familiar, usando um cartão presente.

Dica do Doutor

Este Natal, ofereça presentes cumprindo o seu orçamento familiar

Nesta época festiva, saiba como poupar nos presentes de Natal cumprindo o seu orçamento familiar, usando um cartão presente.

Nesta época natalícia, é tempo de passar o serão com a família rodeado de boa comida e bons presentes. Saiba como poupar nos presentes cumprindo o seu orçamento familiar, usando um cartão presente.

Estamos a entrar no mês do Natal e bem sabemos que os centros comerciais se enchem de famílias a comprar vários presentes para os seus entes queridos. A azáfama por presentes e comida para a ceia de Natal tornam o mês de Dezembro um mês de maior consumo que, quando não feito de forma programada e racional, pode ter um peso significativo no orçamento familiar.

Para além de poder usar a folga do subsídio de natal para poupar e investir, deve também ter em conta que fazer as compras de Natal pode ser um exercício muito dispendioso.

Primeiramente, programe e faça uma lista de presentes, estabelecendo um valor máximo a gastar por prenda. Se, entretanto, perceber que há algumas prendas que podem ultrapassar o valor inicialmente estipulado, deve ter em conta que para cumprir todo o orçamento, deverá compensar gastando menos noutras prendas.

dica do doutor cartão presente

Para poder garantir que gasta o valor pretendido por prenda, a Dica do Doutor sugere que utilize cartões de oferta.

Os cartões presente podem parecer uma prenda que não foi bem pensada, mas é exatamente o contrário, pois é um presente vantajoso para todos.

Se, por exemplo, estabelecer o limite de 15€ por prenda, poderá comprar um cartão presente no valor de 15€. Assim dessa forma irá cumprir o seu orçamento familiar para as prendas de Natal e manter o equilíbrio financeiro.

Além disso, a pessoa que recebe o cartão presente também terá uma prenda interessante. Tem a oportunidade de ter um saldo extra que poderá gastar num presente que goste por esse valor, ou utilizar o saldo numa compra importante no futuro. Geralmente, o cartão presente tem a duração de um ano, pelo que dá a oportunidade ao que recebe o cartão de poder gastá-lo como pretender e numa melhor altura que ajude o seu orçamento familiar. Adicionalmente a estas vantagens, quem recebe os cartões presente pode juntar vários que tenha recebido e comprar uma prenda de valor mais expressivo, que de outra forma não conseguiria comprar.

Assim, oferecer um cartão presente para certas pessoas pode ter as suas vantagens: garante que cumpre o seu orçamento familiar, dá a oportunidade ao outro de utilizar o saldo num presente que queira ou numa compra no futuro próximo e pode ainda oferecer cartões não só de lojas, mas também de espaços comerciais, aumentando mais as oportunidades de gasto.

Este Natal, lembre-se de consumir, poupar e investir, cumprindo o seu orçamento familiar e vivendo a época festiva com quem mais gosta.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cartão presente,
  • #dica do doutor,
  • #Natal
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

5 comentários em “Este Natal, ofereça presentes cumprindo o seu orçamento familiar
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.