Dica do Doutor

Verifique os seus seguros multirriscos – pode estar a pagar em duplicado

Rui Cunha Santos Rui Cunha Santos , 5 Abril 2019

Esta Dica do Doutor pretende alertar para a sua carteira de seguros e perceber se não estará a pagar valores a dobrar. 

Os seguros que os Portugueses mais têm são os seguros de vida, multirrisco e saúde. O seguro de vida geralmente é feito quando faz um crédito habitaçãoé a forma a assegurar que, em caso de morte, invalidez temporária permanente ou absoluta definitiva o Banco que nos concedeu o crédito é ressarcido do empréstimo. Para além do seguro de vida, é obrigatório fazer um seguro multirriscos para o seu imóvel.

Sendo a compra mais cara e importante de uma família, é necessário proteger o bem em casos de incêndio, inundações, catástrofes naturais, entre outros. 

Fazer um seguro multirriscos é a maneira de proteger o seu imóvel. A Dica do Doutor sugere que reveja o seu seguro multirriscos e atualize o mesmo para poder cobrir as suas necessidades atuais.

Muitas vezes não olhamos para os seguros e o que estamos a pagar. Assim podem-se passar alguns anos em que estamos a pagar um valor desajustado à realidade, com um prémio que não é adequado ao seu tipo de imóvel.

No seguro multirriscos, muitos portugueses pensam que este inclui o recheio, o que não é verdade.  

O seguro multirriscos tem normalmente um conjunto de coberturas pré-determinadas, sendo possível adicionar outras coberturas complementares. O prémio é calculado em função das coberturas contratadas. Assim, a falta de verificação faz com que possamos pagar seguros que já não utilizamos e não pedimos para cancelar ou até mesmo pagar valores em duplicado.

Por exemplo, algumas famílias portuguesas vivem em condomínios, tendo a obrigação de pagar o condomínio para poderem ser realizadas iniciativas de melhoramento do mesmo. Além disso, há condomínio que podem já ter seguros multirriscos do edifício inteiro (que cobre as frações e as partes comuns).

Se o seu condomínio tiver um seguro do edifício e se estiver a pagar um seu da sua fração, neste caso, estará a pagar dois seguros multirriscos sem necessidade, podendo ter alguma poupança se cancelar um deles. Este é apenas um exemplo em como deve em atenção a todos os prémios de seguro que paga e que efetivamente precisa.

A Dica do Doutor relembra que é importante rever os seus seguros periodicamente, para poder ajustar as coberturas e prémio à sua realidade.

Na altura de escolha, recomendamos um mediador independente que trabalhe com várias companhias, para obter a melhor proposta. Se quiser poupar nos seus seguros contacte-nos.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #dica do doutor,
  • #seguro multirriscos

Deixar uma resposta

Um comentário em “Verifique os seus seguros multirriscos – pode estar a pagar em duplicado