Finanças pessoais

7 dicas para poupar dinheiro na compra da sua mobília

Na hora de decorar a casa, comprar móveis pode sair mais caro do que está à espera. Siga estas 7 dicas para poupar na mobília da casa.

Márcio Fontes Márcio Fontes , 21 Fevereiro 2020

Na hora de mudar de casa ou até mesmo quando apenas pretende dar um novo ar à sua habitação, torna-se dispendioso comprar mobília. Contudo, existem algumas formas para poupar dinheiro na compra da sua mobília.

Estipule um orçamento para a sua mobília

Fazer um orçamento é essencial para evitar dissabores na altura de olhar para o valor que tem a pagar. Se ainda não sabe o que necessita, então comece por fazer uma lista das peças de mobília e depois defina quanto está disposto a pagar por cada uma. Isto irá ajudá-lo a não se precipitar e não fazer compras por impulso. Não se esqueça de adicionar os custos de transporte (caso haja) ao seu orçamento, pois podem fazer diferença no que está disposto a pagar.

Escolha um estilo mais intemporal

Por vezes escolhemos um estilo mais atual, mas que ao final de um tempo torna-se desajustado. As tendências estão sempre a mudar e, como tal, leva a que haja a tentação de renovar a sua mobília periodicamente. Peças que geralmente são maiores (e consequentemente mais caras) devem ter uma cor mais discreta.

Isto é importante, porque caso se canse dessa peça, irá custar-lhe muito mais dinheiro do que uma peça de decoração simples. Por isso, se até gosta de cores mais fortes, opte por comprar peças consideravelmente mais pequenas que irão contrastar com as mais discretas.

Tire bem as medidas

Esta dica pode parecer óbvia, mas poupa-lhe imenso dinheiro.

Por um lado, caso compre uma mobília maior do que o espaço que tem, terá de a devolver. Por outro lado, ao fazer as medidas corretamente, não só terá a certeza que a peça é a ideal, mas também terá uma maior noção de como poderá otimizar o seu espaço e dispor a sua mobília da melhor forma. Sendo assim, é aconselhável que faça uma planta da sua divisão e faça as devidas medidas nos locais onde pretende colocar a sua mobília.

Ler mais: 5 erros comuns na compra de móveis e como evitar

Aproveite promoções

Existem vários locais, tais como o IKEA, Conforama, entre outros, onde poderá aproveitar promoções e reduzir assim o preço a pagar pela mobília. Se está à procura de algo relativamente moderno e a um preço acessível, então esta pode ser uma boa opção.

No entanto, por vezes só pode usufruir de alguns descontos se comprar online, tenha isso em mente.

Compre mobília em segunda mão

Se tiver em bom estado, pode poupar imenso dinheiro a comprar mobília em segunda mão. Pode aproveitar a mobília de pessoas que estão a pensar emigrar e tenham de desocupar a casa. Outro caso possível é comprar mobília a pessoas que irão mudar de casa e não querem levá-la para a nova habitação. Se nenhuma destas opções lhe agradar, pode sempre ver em feiras ou leilões. Por vezes, basta apenas fazer uns pequenos ajustes, tais como lixar ou envernizar, e as mobílias estão perfeitamente prontas a utilizar.

Ler mais: Se tem roupa que já não usa, saiba onde e como pode vendê-la

Fale com a sua família e amigos

Esta alternativa pode ser bastante eficaz, de forma a poupar dinheiro e tempo. Faça saber à sua família e amigos que está à procura de uma mobília acessível e que não precisa de ser inteiramente nova. Por vezes alguém da sua família ou amigos podem querer "livrar-se" de alguma mobília que tenham em casa.

Se tal for o caso, não há melhor negócio do que com aqueles em quem confiamos. Não só consegue mais facilmente saber o estado real da mobília, comparativamente com os artigos em segunda mão de pessoas que não conhece, como também o seu preço será tendencialmente menor.

Preserve a sua mobília

A regra essencial para economizar dinheiro no que diz respeito à sua mobília é manter e zelar pelo seu bom estado. Muitas situações que pode evitar diariamente farão toda a diferença na longevidade da sua mobília. E, com certeza, na sua carteira.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)