Finanças pessoais

Comprar casa em construção: Vantagens, desvantagens e cuidados a ter

Se procura um imóvel e não tem pressa em fazer a mudança, comprar casa em construção pode ser uma boa solução. Saiba o que deve ter em conta.

Finanças pessoais

Comprar casa em construção: Vantagens, desvantagens e cuidados a ter

Se procura um imóvel e não tem pressa em fazer a mudança, comprar casa em construção pode ser uma boa solução. Saiba o que deve ter em conta.

Se procura um imóvel e tem tempo para o fazer, comprar uma casa em construção (ou em planta) é uma opção que deve ter em conta. A explicar a escolha deste modelo de aquisição de imóveis estão vários fatores, nomeadamente:

  • Preços elevados das casas usadas;
  • Falta de oferta de casas novas à venda que estejam prontas a habitar;
  • Novas necessidades de espaço;
  • Baixas taxas de juro;
  • Maior poupança;
  • Outras questões pessoais.

Neste contexto, esta solução está a tornar-se cada vez mais comum, sobretudo nas zonas urbanas, onde a oferta de construção nova é menor e a preços mais altos. Para os promotores é sempre vantajoso pois garantem um comprador para o seu imóvel ainda antes do mesmo estar concluído. Além disso, como recebem pagamentos faseados podem ir financiando parte da sua obra.

Já para os compradores, esta solução implica menos custos mas existem cuidados que deve ter em conta. Assim, se está a pensar comprar casa em construção, fique desde já a saber os prós e contras antes de tomar a sua decisão final.

Leia ainda: Vale a pena comprar uma casa em construção através de um crédito?

Comprar casa em construção: quais as vantagens?

Em primeiro lugar, comprar uma casa em construção ou em planta, permite-lhe ter um espaço para viver à sua medida. Ou seja, pode construir uma casa a seu gosto o que não é possível quando compra uma casa já pronta a habitar. Mas existem mais vantagens, destacando-se a questão do preço.

Poupa dinheiro

Se comprar uma casa em construção, pode poupar um montante significativo. Isto porque, um imóvel em projeto ou construção é, tendencialmente, mais barato do que um já concluído. Por outro lado, ao adquirir uma casa ainda nesta fase tem mais possibilidades de negociar o preço e obter assim uma maior valorização no futuro.

Leia ainda: Comprar uma casa penhorada: uma oportunidade de negócio para si?

Comprar casa em construção: tudo à sua medida e gosto

Quando compra uma casa em construção, a boa notícia é que tem a possibilidade de escolher a casa que pretende. Isto é, pode escolher:

  • Localização;
  • Boa vista;
  • Boa orientação solar;
  • Piso que deseja (no caso de ser um apartamento);
  • Lugar de estacionamento;
  • entre outras comodidades.

Por outro lado, pode escolher os acabamentos, desde a cor das paredes ao pavimento. Além disso, enquanto a casa não está completa, pode ir vendo com tempo o recheio. Vai ter tempo para encontrar os móveis e objetos de decoração que mais se adequam ao seu gosto e ao espaço que tem disponível. Pode até tentar aproveitar campanhas ou saldos.

Casa nova só para si

A casa que vai comprar será feita a seu gosto e será você a inaugurá-la. Logo, terá o seu toque, as suas escolhas, certamente os materiais e tecnologias mais modernos (seja a nível de isolamento, sonorização ou climatização, por exemplo).

 Lembre-se que, se a casa tiver algum defeito de construção, está por lei, abrangida pela garantia.

Pagamentos faseados 

Nesta modalidade, o comprador não paga a casa de uma única só vez. Os pagamentos são faseados, o que permite ir juntando dinheiro e pagar as diferentes despesas à medida que a obra se aproxima da conclusão. Porém, tem sempre de dar um sinal de entrada para reservar o imóvel. Depois, no momento da assinatura do contrato promessa de compra e venda (CPCV) serão definidas as datas dos pagamentos a efetuar à medida que o projeto vai avançando. 

Mais tempo para planear

Conforme já referido, comprar ou mudar de casa dá trabalho e exige não só dinheiro, mas também tempo. Ora, ao comprar uma casa em construção, terá mais tempo para preparar a mudança e reorganizar toda a sua vida pessoal (por exemplo, tratar da mudança de escola do seu filho, se for o caso). Terá ainda tempo para tratar de burocracias associadas à mudança de morada. Por último, pode ver com calma o recheio para a sua casa e fazer a decoração ao seu gosto.

Construção casa_projecto_planta

Comprar casa em construção: desvantagens e riscos

Comprar uma casa em planta também apresenta desvantagens e riscos. Por exemplo, pode estar a comprar um imóvel que depois de concluído, não fique igual ao que esperava. Em seguida, indicamos as principais desvantagens e como pode solucionar alguns desses obstáculos.

Atrasos na entrega

Uma das primeiras desvantagens poderá ser um eventual atraso na conclusão da obra e entrega do respetivo imóvel. Se tiver datas a cumprir poderá ser um sério problema. Por exemplo, se tenciona casar e precisa da casa antes do casamento; ou vai aumentar a sua família e precisa de uma casa maior ou ainda se está de regresso ao país após um longo período fora. Em todas estas situações, precisará que a casa esteja pronta a horas, caso contrário terá de encontrar soluções alternativas o que é sempre desagradável.

Note, para acautelar os seus direitos, pode prever no contrato promessa de compra e venda este tipo de situações e eventuais indemnizações por incumprimento de prazos.

Obra por concluir

Pior do que haver um atraso na entrega da casa é nem sequer ser concluída, por dificuldades financeiras do promotor ou do construtor.

Assim, é recomendável que recolha o máximo de informações sobre a empresa construtora com que pretende fazer negócio e tentar perceber o histórico do seu trabalho. Se possível, tente conhecer a situação financeira da mesma.

Obra final aquém do esperado

Outro receio de quem compra uma casa em construção é o resultado ficar longe do esperado. Em outras palavras, o resultado final pode não ser exatamente igual a tudo aquilo que inicialmente viu na planta. Por outro lado, pode haver algum pormenor que após a casa estar concluída não é bem o que pensava ser. De facto, ver uma casa em planta não é o mesmo que ver a mesma acabada.

Deve ainda entender bem a planta: desde as suas áreas, localização das portas e janelas e todos os demais pormenores. Por fim, se tiver alguma dúvida, deve esclarecer a mesma antes de se comprometer com a compra da casa. Se necessário, peça ajuda a um profissional da área.

Comprar casa em construção: cuidados a ter e o que deve saber

A compra de uma casa é uma decisão importante e implica sempre um conjunto de cuidados algo técnicos (materiais, acabamentos, disposição das divisões, entre outras) bem como de burocracias legais às quais deve estar atento. Assim, deverá também avaliar a localização do imóvel e o quanto este pode valorizar ou desvalorizar no futuro. Para isso, deve recorrer à ajuda de técnicos especializados ao longo de todo o processo.

Pondere os serviços de uma imobiliária

Muitas pessoas evitam de recorrer a uma imobiliária de modo a não terem custos adicionais e assim poupar algum dinheiro. Contudo, a ajuda destes profissionais pode facilitar-lhe a vida e poupar-lhe tempo e dores de cabeça.

Isto porque, para além do seu aconselhamento, pode ainda contar com o apoio dos serviços jurídicos da agência na elaboração do CPCV, documento fundamental para defender os seus direitos na compra. Por outro lado, estes agentes imobiliários têm, por norma, um vasto conhecimento do mercado e podem por exemplo ajudá-lo a recolher informação sobre o construtor e o seu historial.

Para além de lhe resolverem todas as burocracias, algumas imobiliárias oferecem-lhe ferramentas virtuais que lhe permitem visualizar o aspeto final do seu imóvel (como se a sua casa estivesse já pronta a habitar).

Visitar andar modelo

A melhor forma de ter uma ideia o mais aproximada possível do resultado final da obra é mesmo visitar o andar modelo, quando existe. Por exemplo, no caso de uma construção de blocos de apartamentos semelhantes, existe quase sempre a possibilidade de conhecer o andar modelo num dos edifícios que já esteja concluído.

Certamente, não será exatamente igual à sua futura casa, mas dar-lhe-á uma ideia mais concreta daquilo que vai comprar, nomeadamente no que diz respeito às áreas e acabamentos. Além disso, tem a possibilidade de tirar algumas ideias sobre como decorar e aproveitar da melhor maneira o espaço que tem à sua disposição.

Preveja todos os detalhes e situações

Quando compra uma casa, seja em planta ou não, é importante conhecer por exemplo o plano diretor municipal (PDM). No caso de uma casa em construção, ainda mais fundamental o é, tendo em conta o período de tempo que irá decorrer entre o início da construção e o fim da mesma. 

Ou seja, tente perceber ou prever como será aquela zona quando a sua casa estiver pronta. Que projetos estão previstos para essa zona? O que já existe? O que já existe valoriza ou não a sua casa? Tente informar-se e procure informação em documentos públicos da câmara ou até mesmo junto de pessoas, sem nunca esquecer o Plano Diretor Municipal (PDM).

O PDM regula a ocupação do solo e o seu aproveitamento. Define ainda a localização de infraestruturas e equipamentos. Através deste instrumento, pode perceber se está prevista mais construção para aquela área que possa, por exemplo, perturbar a vista sobre a paisagem ou ser fonte de ruído.

Ter sempre um documento escrito

Sem dúvida alguma, ter um documento escrito e assinado por ambas as partes é a melhor forma de salvaguardar os seus direitos no caso de alguma coisa correr menos bem.

Atenção, deve sempre mencionar nesse documento os prazos de entrega e de pagamento, bem como eventuais indemnizações no caso de incumprimento de alguma das partes.

Leia ainda: IMI familiar: quem tem direito e como pedir

Comprar casa em construção: é possível com crédito?

Sim, é possível. Porém, como é normal em qualquer crédito habitação, o financiamento bancário não cobre 100% do valor do imóvel. Assim, é aconselhável ter uma poupança de lado para reservar o imóvel e poder ainda efetuar alguns adiantamentos que sejam necessários. Se não tem essa possibilidade, tem de arranjar uma outra solução.

Se por acaso tem uma folga orçamental, opte por ir fazendo face aos adiantamentos e recorra ao crédito apenas para imprevistos e para o fecho da escritura.

Convém não esquecer que ao comprar casa tem igualmente outras despesas adicionais, como por exemplo as relacionadas com a escritura.

Leia ainda: Vai comprar casa em 2022? Dicas para evitar erros que podem custar caro

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.