Bem-estar

7 sugestões gratuitas de cultura e lazer que pode aproveitar

Sugestões gratuitas em tempos de inflação e aumento do custo de vida? Sim, e pode aproveitá-las sozinho, com amigos ou em família.

Bem-estar

7 sugestões gratuitas de cultura e lazer que pode aproveitar

Sugestões gratuitas em tempos de inflação e aumento do custo de vida? Sim, e pode aproveitá-las sozinho, com amigos ou em família.

Nos tempos difíceis que correm existem sugestões gratuitas para aliviar o stress? Sim. Apesar do custo de vida estar a aumentar e, consequentemente, ter de lidar com um controlo mais apertado do seu orçamento familiar, existe uma oferta variada e totalmente gratuita de que pode usufruir.

Neste artigo, reunimos um conjunto de ideias que podem ajudá-lo, no sentido que não vão pesar na gestão do seu orçamento familiar e ainda lhe permitem aproveitar o lado bom da vida.

Visitar monumentos e museus

Se adora visitar museus e monumentos, saiba que alguns têm entradas gratuitas, num determinado período, por exemplo ao domingo de manhã. Sugerimos que confirme primeiro as condições do museu ou do monumento que pretende visitar, pois variam entre locais. Por exemplo, o MAAT, em Lisboa, tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Já em Serralves, no Porto, a entrada também é gratuita no primeiro domingo de cada mês, mas num horário específico, das 10h00 às 13h00.

Se não pretende ou não pode gastar dinheiro em deslocações, pondere as visitas virtuais, pois muitas também são gratuitas.

Fazer formações

Aumentar os seus conhecimentos num determinado tema não tem obrigatoriamente de representar uma despesa extra. Existem vários cursos gratuitos que pode aproveitar. Muitos desses cursos são ministrados através de sessões online, ou seja, não precisa sequer de gastar em deslocações.

Nestes tempos, economicamente mais difíceis, faz ainda mais sentido aumentar os conhecimentos sobre finanças pessoais. Pode, por exempolo, inscrever-se no curso online gratuito do Doutor Finanças sobre Orçamento Familiar e Poupança.

Leia ainda: Formação online gratuita: Que plataformas devo utilizar e o que preciso saber?

Ler

Se a leitura é um dos seus passatempos favoritos, temos uma boa noticia para si. Não precisa de gastar dinheiro em livros para ter acesso às melhores histórias e aventuras. Como?

Inscreva-se na biblioteca da sua área de residência, para isso basta apresentar o seu cartão de cidadão. Depois, é só escolher o ou os livros que gostaria de ler e requisita-los gratuitamente. Deve apenas ter atenção aos prazos e às condições de entrega dos livros.

Outra forma de alimentar o seu gosto pela leitura sem gastar dinheiro é pedir livros emprestados a amigos ou colegas. Neste caso, não se esqueça que deve devolver os livros em boas condições.

Leia ainda: O saber não ocupa lugar, nem na carteira. 7 dicas para poupar em livros

coachella festival

Ir a concertos

Se adora ir a concertos, mas não pode gastar muito dinheiro, aproveite as festas e romarias que decorrem de norte a sul do país, nomeadamente na época do verão que se aproxima, onde as entradas são completamente gratuitas.

Verifique a agenda cultural da sua área de residência e zonas limítrofes, escolha os espetáculos que não pode perder e desfrute ao máximo.

Experimentar novos produtos

Gostaria de experimentar aquele creme hidratante novo da sua marca favorita, mas receia não gostar e depois ficar com uma embalagem quase completa? Peça nas lojas e nas farmácias amostras dos produtos que deseja conhecer. As amostras são gratuitas.

Fazer exercício físico

Para manter a forma física não precisa de gastar em ginásio. Opte por fazer exercício ao ar livre. Faça caminhadas ou jogging perto da sua casa ou em parques. Reúna um grupo de amigos e organizem jogos de futebol ou de voleibol, por exemplo. Além de promoverem o vosso bem estar físico, é uma excelente oportunidade de convívio.

Pode também fazer exercício físico sem sair de sua casa. Faça uma pesquisa na internet, pois certamente vai encontrar vários vídeos com exercícios que pode perfeitamente seguir.

Leia ainda: Como ser saudável a baixo custo

Ir a parques infantis

Na sua maioria, os parques infantis são de utilização completamente gratuita. Aproveite a chegada do bom tempo e leve os seus filhos a um parque infantil. Além da possibilidade de brincarem ao ar livre, e ainda podem fazer novas amizades.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.