Carreira e Negócios

Formação online gratuita: Que plataformas devo utilizar e o que preciso saber?

Descubra as melhores plataformas internacionais e nacionais para realizar uma formação online gratuita, e saiba o que deve ter em atenção.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 18 Maio 2020

Nos dias que correm, a atualização de conhecimentos a nível profissional é vista como uma mais-valia pela maioria dos empregadores.

Afinal, os mercados estão em constante transformação, e estar atualizado sobre novas técnicas e ferramentas pode ser um fator decisivo para quem está a concorrer a um novo emprego. Embora a maioria das formações tenha um custo associado, atualmente existem várias plataformas que disponibilizam formação online gratuita.

Por isso, não se preocupe se neste momento não pode investir na sua formação profissional. Dependendo da sua área profissional, pode encontrar alguns cursos online sobre temas que até agora desconhecia ou simplesmente melhorar os seus conhecimentos em matérias específicas.

Ler mais: Conheça o Cheque Formação para trabalhadores e empresas

Como escolher uma formação online gratuita e que cuidados deve ter

tablet e auscultadores e uma chávena de café

Muitos os portugueses que procuram aumentar os seus conhecimentos profissionais em plataformas internacionais, conseguindo à distância uma certificação nas mais aclamadas entidades a nível de ensino. Contudo, se não está familiarizado com este tipo de formação online, é importante que saiba que deve ter atenção a alguns detalhes antes de se inscrever.

Como por exemplo:

  • Duração da formação: Existem cursos de pequena duração que consegue facilmente fazer em poucas horas. Outros requerem algum tempo livre para que os possa concluir.
  • Materiais de apoio: A maioria das formações online são feitas através de vídeos, entrevistas com especialistas, documentos para leitura, fichas e testes, podendo ainda em alguns cursos aceder a fóruns de discussão.
  • Certificação: Embora muitos cursos online seja totalmente gratuitos, são poucos aqueles que oferecem um certificado. É importante que se informe, antes da inscrição, sobre os valores associados a obtenção do certificado.
  • Inscrição: Verifique sempre se o site onde está a proceder à inscrição de um curso é fidedigno. Deve apenas fornecer os seus dados a plataformas relacionadas com a formação online que pretende realizar.
  • Termos e condições: Pode parecer excesso de zelo, mas a verdade é que é fundamental estar a par dos termos e condições da formação que vai realizar. É segundo estas condições que pode ficar a saber os seus deveres e direitos, o que está incluído na formação, se existem valores associados, entre outros detalhes.

Se encontrou uma formação do seu interesse não se esqueça de verificar se a mesma está disponível online ou se esta vai se realizar numa data definida em direto. Na maioria das plataformas, após a inscrição irá receber um email no seu endereço eletrónico, onde terá que proceder à confirmação da sua inscrição.

5 plataformas internacionais onde pode realizar formação online gratuita

  • Classcentral: Esta plataforma reúne centenas de cursos online gratuitos das mais conceituadas universidades norte americanas, mais conhecidas como Ivy League. Nesta plataforma pode fazer a sua formação online em universidades como Harvard, Brown, Columbia, Princeton, Yale, Cornell, Dartmouth, e Penn. A maioria destes cursos online são totalmente gratuitos, mas para obter o seu certificado, na maioria dos casos, existe um custo associado.
  • edX: esta plataforma reúne cursos das mais conceituadas universidades do mundo inteiro. Para além disso, pode inscrever-se em formações realizadas por prestigiadas empresas na área da formação, e cursos de algumas multinacionais. Existem formações em diversos idiomas, e certificações com valores para todas as carteiras.
  • Udemy: Uma plataforma com mais de 100 mil formações online, com cursos em inglês e português, em áreas como TI, negócios, finanças, marketing, design, fotografia, saúde, desenvolvimento pessoal, entre outras. Existem cursos totalmente gratuitos, que podem ser realizados em poucas horas e cursos mais longos com um custo associado.
  • Coursera: Estão integradas nesta plataforma mais de 190 universidades e empresas que oferecem diversas formações online. Existem cursos nas mais variadas áreas, como artes, negócios, matemática, ciências da computação e de dados, línguas, tecnologia de informação, ciências sociais, saúde, entre outras. A maioria dos cursos tem um valor associado, que deve ser consultado antes da inscrição.
  • Future Learn: Uma plataforma onde existem cursos online gratuitos de frequentar e apenas a certificação é paga, na maioria dos casos. As áreas de destaque são os negócios e gestão, ensino, medicina, advocacia, ciência, TI, línguas, história, arte, media, entre outras.

Outras plataformas internacionais para formações online específicas

rapariga a fazer um curso online através de vídeo

Para além das plataformas anteriormente referidas, quem estiver interessado em formações online específicas pode ter interesse em visitar:

  • Atelier digital do Google: Tem pequenas formações na área digital sem certificações, e esporadicamente disponibiliza formações mais completas com certificação sem custos associados. Para quem pretende iniciar um negócio online, pode ser interessante fazer algumas destas formações.
  • Udacity: Para quem pretende realizar formações online na área da tecnologia de informação são vários os cursos de alta qualidade disponíveis. Esta plataforma tem parceria com empresas de topo como a Amazon, IBM, Google, entre outras multinacionais. Embora os cursos tenham um custo associado, existem promoções e ofertas que dão acesso gratuito a algumas formações. Esta plataforma é conhecida pelas saídas profissionais que oferece após a conclusão dos seus cursos.
  • OpenupEd: É uma plataforma criada pela Associação Europeia de Ensino à Distância que reúne diversos cursos de universidades abertas em vários países europeus. Embora muitos das formações inseridas nesta plataforma sejam focadas em temáticas específicas, a oferta é vasta. As formações online são gratuitas, dão direito a um certificado de conclusão, e apenas os diplomas costumam ter um custo associado.
  • LinkedIn Learning: Esta plataforma que anteriormente se chamava Lynda, oferece um mês gratuito para frequentar as suas formações e testar as suas vantagens. São mais de 15 mil cursos inseridos na plataforma com direito a certificação, nas mais diversas áreas profissionais. Caso tenha um perfil no LinkedIn a plataforma fará sugestões de cursos relacionados com o seu perfil, poupando-lhe algum trabalho de pesquisa. Após o período gratuito, o custo para continuar a aceder à plataforma passa a ser mensal ou anual.

Plataformas de formação online gratuita nacionais

Em Portugal, nos últimos anos também têm surgido alguns MOOC, Massive Open Online Courses ou em português Cursos Abertos Massivos Online. A maioria deste tipo de formações é dada por algumas universidades, como é o caso da Universidade Aberta através da Aula Aberta, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o MOOC da Universidade do Porto, entre outras instituições.

Os jovens, estudantes universitários ou a frequentar cursos profissionais, que pretendam aumentar os seus conhecimentos, têm ao seu dispor a plataforma SkillsJovem. Esta plataforma permite adquirir alguns skills através de formações gratuitas com certificados a baixo custo, que podem ser muito úteis quando entrarem no mercado de trabalho.

Já para profissionais experientes, existem algumas empresas e profissionais que esporadicamente disponibilizam cursos online gratuitos em áreas específicas. A informação é muitas vezes disponibilizada nos próprios sites empresariais ou nas suas páginas do LinkedIn. Por norma, a inscrição nestas formações é feita através do email facultado ou de uma página própria do curso em questão.

Caso esteja a procura de cursos online que não sejam gratuitos, mas que sejam realizados por empresas portuguesas, a oferta é bastante vasta. Atualmente existem inúmeras plataformas especializadas com formações online, com preços para todas as carteiras e nas mais variadas áreas. Basta uma simples pesquisa pelo Google e encontrará várias soluções para si.

Ler mais: Formação profissional no local de trabalho é obrigatória?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)