Finanças pessoais

Dar vida ao que já não usa: Primeiros passos para a sustentabilidade

Dar vida ao que já não usa pode revelar-se uma ótima forma de começar a rumar a um estilo de vida mais sustentável.

Finanças pessoais

Dar vida ao que já não usa: Primeiros passos para a sustentabilidade

Dar vida ao que já não usa pode revelar-se uma ótima forma de começar a rumar a um estilo de vida mais sustentável.

Hoje em dia, procuram-se diferentes formas de ter um estilo de vida mais sustentável. Muitos defendem que, para tal, são precisas alterações drásticas no dia-a-dia, porém, existem pequenos passos que podem ser dados.

Reutilizar objetos que tem em casa poe ser um bom ponto de partida. Assim, reunimos algumas dicas para que se inspire e saiba o que pode fazer para dar vida ao que já não usa.

Recuperar o brilho é dar vida ao que já não usa

Por vezes, com o tempo, alguns artigos vão perdendo o seu brilho. Por exemplo, quando um móvel começa a parecer antiquado ou algo gasto, a tendência é começar a pensar em substituí-lo por algo novo. Contudo, vai poder dar uma nova vida a esses objetos.

Em muitos casos, só vai precisar de os restaurar. Assim, com uma camada fresca de tinta podem ganhar uma nova vida. Vai poder fazer estes trabalhos de bricolage em casa nos seus tempos livres ou procurar alguém especializado, como um estofador se precisar, por exemplo, dar uma nova vida a um sofá.

Leia ainda: O que é a Economia Circular?

Dar outro propósito

Pode ter por casa alguns objetos de que não vai precisar, mas isso não quer dizer que não possam ter uma outra utilidade. Muitas vezes, deitamos fora coisas que ainda poderiam ser úteis. Veja, por exemplo, os frascos de vidro. São objetos que diariamente são deitados no lixo, mas podem servir para tantos outro fins: podem ser utilizados para guardar pequenos objetos, para fazer um mealheiro, podem servir de porta-lápis ou até de jarra para flores.

Com um pouco de imaginação vai poder transformar qualquer objeto que tem por casa. Se precisar de inspiração, faça uma pesquisa online. No Youtube, por exemplo, encontra vários tutoriais. Pode ainda procurar por ideias em aplicações como o Pinterest. Assim, vai poder dar uma nova vida ao que já não usa e reutilizar diferentes objetos.

Leia ainda: Como dar uma segunda vida aos objetos que já não utiliza

grupo de peças , roupa e outros objetos vintage, no chão, para serem vendidos numa feira de segunda mão

Fazer lucro com o que já não usa

Nem sempre vai conseguir reutilizar todos os objetos que já não usa e também não vai querer tê-los em casa a ocupar espaço e ganhar pó. É aqui que entram as vendas online e, atualmente, existe um vasto e diversificado mercado online de artigos em segunda mão.

É como diz o provérbio "o lixo de uns é o tesouro de outros". Assim, aquilo que para si já não tem uso pode ser exatamente aquilo que outra pessoa procura. Pode vender todo o tipo de artigos, desde mobília, eletrónica e até mesmo roupa. Junte tudo aquilo que encontrar por casa que esteja em bom estado, mas que já não vai usar e venda online. Existem diferentes apps e sites que pode utilizar, desde olx, custo justo, ebay, vinted, entre outras. Atente que algumas são mais específicas, em termos de artigos. Deve ainda analisar as condições de envio de cada plataforma, mas, certamente, vai conseguir lucrar com os objetos que já não usa.

Leia ainda: Destralha: Como ganhar dinheiro com o que já não usa

Comunidades de troca

Outra forma de lucrar com os objetos que já não usa é trocá-los por outros de que precisa. Para tal, procure as chamadas "comunidades de troca de artigos". Estas podem ser facilmente encontradas nas redes sociais, nomeadamente em grupos do Facebook.

Nestas trocas não existe dinheiro envolvido e não precisam de ser feitas através de apps. Basicamente trata-se de pessoas que querem algo, mas não querem comprar, então procuram quem está disposto a trocar esse artigo por algo que também tenham para troca. Esta transação pode decorrer em feiras ou mercados de rua, por exemplo.

Doar também é dar vida ao que já não usa

Doar é também uma opção para quem procura dar uma nova vida ao que já não usa. Se tem objetos que já não utiliza, mas que estão em bom estado e sente que seriam úteis para outra pessoa, então procure locais onde possa fazer doações.

A sociedade atual é uma sociedade marcada pelo consumismo. Porém, cada vez mais existe a necessidade de um estilo de vida mais sustentável e a diminuição do consumo é um dos passos a dar para atingir este objetivo. Reciclar e reutilizar o que já não usamos é essencial. Antes de deitar fora algo pense sempre se pode reciclar, reutilizar, vender/trocar ou até mesmo doar a quem mais precisa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.