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Vishing: Saiba o que é e como pode proteger-se

Ataques de vishing, sabe o que são? Para evitar ser vítima desta burla deve estar atento a comportamentos suspeitos.

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Vishing: Saiba o que é e como pode proteger-se

Ataques de vishing, sabe o que são? Para evitar ser vítima desta burla deve estar atento a comportamentos suspeitos.

Qualquer um de nós pode, a qualquer momento, ser vítima de burla. Para tentar evitar que tal aconteça é fundamental que esteja alerta para comportamentos suspeitos. Neste artigo, focamo-nos nos ataques de vishing, formas de os identificar e de se proteger.

O que é um ataque de vishing

O vishing não é mais do que uma tentativa de burla através de um contacto telefónico. Por norma, os criminosos ligam-lhe a fazerem-se passar por colaboradores de entidades conhecidas e credíveis, como por exemplo, referindo que são um gestor do seu banco. O objetivo é retirar-lhe informações confidenciais, como os acessos às suas contas bancárias.

Qual a diferença entre phishing e vishing

O phishing é uma designação mais ampla, e refere-se a ataques que os criminosos efetuam, fazendo-se passar por entidades fidedignas, para retirar informação confidencial, como por exemplo através de envios de e-mails fraudulentos.

O vishing é uma forma de phishing, mas utilizado apenas em chamadas telefónicas ou mensagens de voz. Este fenómeno é também conhecido como phishing de voz.

Existe igualmente o smishing que é a tentativa de obter dados e informações confidenciais através do envio de mensagens de texto (SMS) para um telemóvel.

Leia ainda: 8 dicas para evitar cair em burlas e esquemas fraudulentos em nome de outras entidades

Sinais de alerta

Uma vez que os criminosos podem já estar na posse de alguns dos seus dados pessoais, por meios de phishing, ataques informáticos ou mesmo de informações que publica nas redes sociais, podem ser muito convincentes nas chamadas.

Por isso, é de extrema importância que esteja atento a alguns sinais de alerta que o podem ajudar a evitar ser vítima de burla. Indicamos abaixo os comportamentos mais comuns e dos quais deve sempre suspeitar:

  • Ligarem-lhe a indicar que existe um problema, por exemplo, com a sua conta bancária e necessitam com urgência das suas credenciais de acesso, informações sobre os seus cartões ou outro tipo de dados;
  • Contactarem-no a indicar que se não fizer um pagamento urgente pode por exemplo ficar sem internet ou eletricidade;
  • Telefonarem-lhe a solicitar a confirmação dos seus dados pessoais;
  • Contactarem-no para lhe apresentar soluções de crédito e investimentos bastante atrativos e pedirem-lhe os seus dados pessoais para agilizar a contratação dos produtos;
  • Ligarem-lhe para o informar de que foi contemplado com um determinado prémio e que para o levar tem que confirmar alguns dos seus dados pessoais e bancários.
mulher a segurar no telemóvel de capa cor de rosa

Leia ainda: Cibercrimes: O que são? Saiba como prevenir e proteger-se

Cuidados que deve ter

Uma vez que estas burlas estão cada vez mais sofisticadas, deve adotar cuidados acrescidos, nomeadamente:

  • Confirme sempre o número de telefone do qual lhe estão a ligar. Pode por exemplo indicar que naquele momento não tem muita disponibilidade para falar e após desligar a chamada fazer uma pesquisa na internet para verificar se existe alguma queixa de outros utilizadores, relativamente àquele número;
  • Nunca partilhe dados pessoais sem ter a certeza que está a falar com a entidade que o interlocutor diz representar. Se lhe ligarem por exemplo a indicar que estão a falar do seu banco, desligue a chamada e ligue diretamente para o número da sua entidade bancária ou diretamente para o seu gestor de conta e exponha a situação;
  • Não partilhe dados sensíveis nas redes sociais;
  • Nunca se deixe pressionar por pedidos urgentes e confirme sempre com a entidade em questão a veracidade dos mesmos;
  • Verifique com regularidade os movimentos das suas contas bancárias;
  • Mantenha-se sempre informado sobre estes tipos de burlas, para conseguir mais facilmente identificar comportamentos suspeitos.

Leia ainda: Burlas de crédito: Como identificar intermediários legais?

O que fazer se for vítima de um ataque de vishing

Caso seja vítima de um ataque de vishing, deve o mais rapidamente possível apresentar queixa junto das autoridades competentes, como a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) ou a Polícia de Segurança Pública (PSP). Guarde todas as provas que tiver de forma a auxiliar a investigação.

Se na chamada tiver fornecido dados bancários, deve contactar imediatamente o seu banco e expor a situação.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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