As redes sociais já existem nas nossas vidas há mais de 20 anos. O tempo de adaptação, experimentação e adoção já evoluiu muito e se no início, algumas pessoas e empresas tinham dúvidas em relação à eficácia de utilização de redes sociais, principalmente em relação ao célebre conflito entre a vida profissional e pessoal, hoje não há qualquer dúvida:
Os utilizadores das redes sociais (e as próprias redes sociais), querem saber mais sobre si ou sobre a sua marca, logo, se pretende passar autenticidade, não há lugar para dois perfis separados porque a sua vida ou o dia a dia de uma marca é apenas um!
Na minha última formação nos Estados Unidos, fui comprovar aquilo que já se faz em todo o mundo sem resistência:
As marcas pessoais proliferam nas redes socias e a opinião é unânime, a melhor estratégia para se diferenciar não é a de olhar para o lado para ver o que os outros fazem, mas sim olhar para dentro. “Be Your Self”, ou seja, sê tu mesmo.
A autenticidade de mostrarmos sem reservas o que somos, como somos, no que acreditamos e o que queremos ser, é o que o nosso público espera de nós. Querem viver e acompanhar o nosso dia a dia, o nosso lifestyle e claro, o nosso trabalho, as nossas conquistas, os nossos receios, as nossas experiências e aprendizagens, o nosso conhecimento, aquilo que fazemos bem e ao que dedicamos grande parte do nosso tempo para servir os outros, neste caso, para servir quem nos segue.
Mas não basta sermos nós mesmos, precisamos de ser e fazer, criando e aportando valor na nossa comunicação para quem nos segue.
Para isso será importante perceber para quem falamos, quem é o nosso público, os nossos fãs, os nossos haters. Devemos conhecê-los bem para saber como, o que e quando devemos comunicar para falarmos, por exemplo, no caso de um Agente Imobiliário, não só do seu dia a dia, mas do mercado. De como se posiciona como especialista de uma determinada zona, de como interage com um determinado nicho ou segmento para se ganhar primeiro relevância, depois reconhecimento e só muito depois (com muita consistência) ganharmos a tão aspirada autoridade, que permite a qualquer profissional da área de mediação ter uma porta aberta quando aborda para propor soluções que o seu serviço ou produto pode trazer àquela pessoa em específico.
Uma das estratégias para quem tem uma presença de marca pessoal forte online neste mercado, e de extrema importância, é a capacidade de demonstrar que conhece bem a zona, comunidade ou nicho e isso demonstra-se utilizando estratégias de colaboração.
Cada vez que faz um post ou um reel, ou sempre que possível, deve pedir a colaboração de alguém que valide e traga relevância à sua informação. Provavelmente alguém influente na zona, comunidade ou nicho e que ao aceitar a colaboração (previamente combinada) valida a informação que pretende passar.
Estou a falar em específico para a mediação de colaboração com parceiros, comércio local, restaurantes, museus, pessoas inequivocamente reconhecidas, entre outros influenciadores.
Este tipo de técnica tem sido muito eficaz para melhorar a estratégia e objetivo de aumento de esfera de influência, ou seja, de aumento do número de seguidores autênticos e principalmente não pagos, pois são estas as pessoas que poderão criar valor, ao reconhecer o valor que lhes pode também aportar hoje ou no futuro para si ou para alguém que conhecem e possam recomendar a sua oferta de produto ou serviço.
A sua comunidade (seguidores online) não o vai seguir e interagir consigo se apenas postar casas e mais casas, claro que depende das casas e do estilo de posts, pois se o seu eixo de comunicação for design de interiores, o post sobre casas pode ser muito mais além disso, pode falar de tendências, pode revelar casas de interesse visual, pode revelar a sua opinião sobre o espaço ou quem nele vive, enfim, o importante é perceber se o seu público espera ver isso de si e o segue por isso.
Logo, seja, casas, lifestyle, zonas, locais de interesse, experiências que tem no seu dia a dia, ou algo que o caracteriza como marca pessoal nesta área do imobiliário, o principal é apostar na autenticidade e coerência de alimentar a sua comunidade com o que está a fazer, como se está a sentir, o que pensa sobre determinado tema, ou seja, sobre si, o seu lifestyle e a sua personalidade que claro, tem de ser coerente com aquilo que realmente é, e principalmente, com o público alvo a quem se dirige e o segue.
Mas no meio de cada vez mais conteúdos, como despertar e envolver?
Os vídeos valem mais que mil posts estáticos, a capacidade de envolvimento é muito maior, e aqui, os reels são os seus maiores aliados, ou seja conteúdo curto, impactante e de valor.
Hoje há tecnologia que o pode apoiar, logo, não será necessário investir tanto na produção, mas sim, no conteúdo de qualidade dos mesmos.
O tempo é o seu maior custo, por isso, e apesar da tecnologia disponível, o que eu aconselho é que encontre um bom parceiro de vídeo (especialista) e planeie com ele algumas horas seguidas de gravação. Prepare-se antes, ou seja, saiba o que vai falar (temas, storyboard, guião), grave o mesmo conteúdo de diversas formas, mudando o cenário, a sua roupa, mas não o estilo, esse será o seu grande ponto de diferenciação. Ao fazer isso poderá garantir conteúdo para lhe poupar tempo e trazer mais resultados.
Muito importante, encontre-se com o que é confortável e natural para si e seja você mesmo! É aqui que conseguirá criar facilidade de consistência e conexão.
Mesmo com a devida preparação, não vá à procura da perfeição, as pessoas procuram mais a autenticidade e sabem que a autenticidade não está alinhada com a perfeição.
As histórias ou stories também são funcionalidades aliadas dos vídeos, é aqui que devem colocar o que fazem todos os dias em momentos curtos, é aqui que devem incorporar o vosso dia a dia pessoal e profissional, englobando as casas e as histórias de pessoas que vão fazer parte do vosso dia a dia, ou não fossem vocês Agentes Imobiliários!
Se os vídeos hoje são a melhor forma de se conectar, e se todos estão na Meta, que tal desenvolver o Youtube, canal por excelência e também uma rede social de valor. Pense que quando alguém precisa ou quer saber como algo se faz, a tendência é ir ao Youtube ou para gerações mais jovens, ao Tik Tok, procuram informação visual rápida, prática e explicativa que o formato tutorial oferece.
Apesar de cada rede ter o seu ecossistema e linguagem especifica, o seu público-alvo poderá estar em diversas redes, logo, a estratégia de postar o mesmo conteúdo em diversas redes e de forma constante, pode ser acertada para quem quer gerir tempo.
Agora é fazer, todos os dias, pois a consistência do seu plano é chave para que a sua estratégia dê certo.
Para finalizar, uma última reflexão para quem gere Agentes, seja Broker, Team Leader ou Diretor Comercial, a palavra de ordem é Agents Brand First, as pessoas compram a pessoas e cada vez menos a marca, principalmente num negócio de pessoas para pessoas como é o da mediação imobiliária.
“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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