Imobiliário

O Agente Imobiliário Perfeito

São muitas as pessoas que me procuram para lhes dar o contacto do agente imobiliário perfeito. Será que existe?

Devido à minha experiência de mais de 31 anos no mercado da mediação imobiliária em Portugal e não só, é com alguma frequência que recebo telefonemas de amigos, conhecidos e até profissionais a solicitar o contacto de Agentes Imobiliários Profissionais para os ajudarem a vender ou comprar.

Normalmente, a proporção dos que procuram ajuda especializada para vender é maior do que para comprar. É a operação onde sentem mais dificuldade de executar sem a ajuda de um profissional, logo, não é por acaso que este negócio está focado na angariação.

Quando recebo este tipo de contacto, é me pedido que indique uma marca, uma agência ou um profissional da área, mas acima de tudo, e transcrevo:

- “… alguém que não falhe e perceba do assunto.”

É uma grande responsabilidade, por isso, quando recomendo e referencio um profissional, faço-o sempre sem pensar em amizades, preferências, ou favorecimentos, vou sempre à procura da competência e da confiança de execução.

Tenho sempre por hábito pedir um feedback detalhado de quem referencio e felizmente as experiências têm sido positivas na maior parte das vezes.

Se a pessoa que indico fizer um bom trabalho resolvendo o problema da pessoa que me procurou, fico eternamente agradecido pela representação positiva da classe, nunca mais esqueço a experiência e volto possivelmente a referenciar o mesmo profissional tendo sempre em conta que, cada cliente é um cliente e cada profissional tem competências que se adequam a diferentes perfis e necessidades.

Já não me lembro a quantidade de profissionais que recomendei, também convém referir que nos últimos anos acabei por ajudar alguns familiares na venda e compra de imóveis, sempre com a ajuda de um ou uma Agente Imobiliária Profissional, o que me levou a pensar e dar a minha opinião de como percecionamos ou desejamos que seja o Agente Imobiliário Perfeito.

Leia ainda: Uma Carta de Natal para o Imobiliário

Agente está informado

Como pode um agente dar informação, ou melhor, aconselhar quem vende ou quem compra, se não está informado sobre o seu mercado, ou sobre o mercado onde opera? Parece lógico, mas acontece e muito. Devemos ir mais longe e perceber o que é estar informado ou informada:

  1. Mercado imobiliário, visão alargada e específica de onde atua (oferta, procura, preços, tendências…);
  2. Tipos de construção, tipologias mais procuradas ou tendências, materiais, soluções construtivas que promovam maior eficiência e valorização…;
  3. Legislação aplicada ao setor imobiliário e em específico, à mediação;
  4. Processo completo de transação, desde o momento da reserva/sinal até à escritura;
  5. Custos de transação, impostos a pagar…;

Agende imobiliário é atento

O acompanhamento, principalmente ao cliente vendedor, é das maiores queixas que ainda hoje oiço das pessoas que recorreram ou contrataram um Agente Imobiliário. Além de não acompanharem com a frequência que se comprometeram a fazer, o feedback é dado de forma pouco empática, pouco personalizada e com falta de conteúdo relevante.

O Agente Imobiliário Profissional é atento, perspicaz e dedicado à personalização do seu acompanhamento, define com o seu cliente a frequência e a forma pretendida para que o seu cliente ou a pessoa que se dispõe a ajudar se sinta acompanhada e usa a tecnologia a seu favor para o fazer da forma mais eficaz possível.

Leia ainda: 3 desafios para refletir e abraçar como Agente Imobiliário

Disponibilidade do agente perfeito

A disponibilidade é, nesta área, um fator chave de sucesso e diferenciação e quanto mais exigente é o cliente, mais desafiadora se torna a definição de disponibilidade. O objetivo é eliminar todos os pontos de fricção ou dor que possam ser eliminados com a intervenção proativa de um Agente Imobiliário Profissional, que se dispõe a tratar de tudo, por exemplo, documentação e burocracia que infelizmente é ainda hoje um processo longo e complexo.

Deve ter um apoio ou equipa que possam criar esta perceção de elevada disponibilidade, possivelmente um deal breaker quando alguém tem de escolher um profissional.

Sabe o preço certo

Vamos desmistificar, num mercado imperfeito como o imobiliário onde os imóveis são todos diferentes e a informação é opaca por não existir uma bolsa pública onde todas as transações registadas possam ser consultadas, será muito difícil saber o preço certo, contudo pode recolher e analisar os dados disponíveis e concretos de várias fontes para correlacionar e ter uma ideia bastante assertiva de qual será o intervalo de valor onde a venda se pode fazer com maior eficácia, de acordo com a estratégia de preço definida.

O agente imobiliário sabe onde colocar à venda

Colocar uma placa, anunciar num portal e esperar que chegue o comprador certo, é muitas vezes o plano de marketing do proprietário. E, infelizmente, de alguns agentes menos proativos. O Agente Imobiliário Profissional proativo e competente analisa o mercado todos os dias e sabe exatamente onde deve promover e quando para atingir o target certo.

Se for auxiliado por uma equipa de marketing, vai saber como afinar e elevar ainda mais a estratégia e o plano de marketing do imóvel para divulgar ao target certo e obter o melhor resultado no menor espaço de tempo.

Sabe negociar

Saber negociar um bom negócio sem ética, pode dar resultados no momento, mas não a longo prazo numa atividade onde a palavra e confiança vale tudo. A arte de negociar para defender o melhor resultado para a transação e consequentemente para o cliente, é uma aprendizagem que se faz de forma constante para melhor defender os interesses do cliente.

Este empenho é reforçado com um contrato de confiança entre partes, ou seja, um contrato de mediação assinado - e de preferência em exclusivo -, para que não haja dúvidas sobre quem representa de facto os interesses da transação e do cliente. Além disso, e auxiliado por um jurista, tem o domínio do direito real para saber o que é possível ou não fazer evitando zonas cinzentas e erros que podem sem fatais para o seu cliente e para si.

O agente imobiliário perfeito tem a atitude certa

O Agente Imobiliário perfeito é simpático, empático, sabe criar rapport, é assertivo, compreensivo, flexível, atento, disponível, educado e, principalmente, sabe adequar-se à linguagem, forma de estar, personalidade e comunicação do seu cliente, proporcionando sempre uma experiência altamente taylorizada.

Há muitas outras características que definem o Agente Imobiliário Perfeito, mas tal como não há uma casa nem um cliente igual, também não há um Agente Imobiliário Perfeito, há acima de tudo um profissional que sabe ter e deixar a sua marca pessoal em cada pessoa que serve.

Leia ainda: Gestão Financeira para Agentes Imobiliários, e não só…

“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.