Orçamento Familiar

Sabe o que são todos os movimentos na sua conta bancária?

Catarina Alves de Sousa Catarina Alves de Sousa , 21 Julho 2015 | 1 Comentários

Já alguma vez se deparou com movimentos no seu extracto bancário cuja origem não conseguiu identificar? Se já aconteceu consigo e quer evitar que estas ocorrências se repitam, saiba como fazê-lo.

A era do multibanco e do débito directo

Hoje em dia são cada vez mais frequentes os pagamentos por multibanco, cartão de crédito e até mesmo débito directo. Os benefícios destas formas de pagamento são numerosos (sendo o maior a possibilidade de monitorizar mais facilmente os nossos gastos), mas de vez em quando podem surgir alguns problemas como, por exemplo, aparecerem pagamentos que não se lembra de ter efectuado. As comissões de manutenção de contas bancárias costumam ser as principais “culpadas” da maioria dos movimentos estranhos e, por vezes, inesperados nas nossas contas.

Como reconhecer sempre todos os movimentos bancários

Há várias formas de impedir que estas situações fujam ao seu controlo, sendo que o ponto comum entre todas é a frequência na vigilância da sua conta.

Aconselhamos duas estratégias complementares:

  1. Ter acesso ao seu online banking.
    Ao ter acesso à sua conta online, torna-se mais fácil aceder à mesma, pelo que o fará com maior frequência.
  2. Usar um software de gestão de finanças pessoais.
    O Boonzi é o software português já várias vezes mencionado pelo Doutor Finanças e que se foca precisamente em ajudar o utilizador a saber em todos os momentos onde anda o seu dinheiro.

Como detectar movimentos misteriosos na sua conta no Boonzi

Com estas duas funcionalidades do Boonzi é fácil detectar movimentos estranhos na sua conta.

1. Importação de extractos

Para além de ser a forma mais rápida de registar todas as suas transacções no Boonzi, o software auto-categoriza todos os seus movimentos, pelo que e torna mais fácil identificar as “falhas” quando um movimento é desconhecido pelo Boonzi.

Veja neste curto vídeo como é fácil e rápido importar os seus extractos para o Boonzi.

2. Orçamentos

Ao definir orçamentos mensais no Boonzi, estará consequentemente a definir “tectos” para todas as suas categorias, ou seja, cada categoria terá um montante máximo que está disposto a gastar.
Ao fazer isto, a barra de acompanhamento do orçamento irá alterar-se consoante as transacções que vai registando em cada categoria. Se surgirem transacções “estranhas”, o seu orçamento irá certamente ressentir-se, obrigando-o a ir analisar a origem.

Saiba neste video como funcionam os orçamentos do Boonzi.

Um caso real

Conheça neste artigo o caso real do João que, numa consulta normal ao seu orçamento no Boonzi, descobriu que a sua despesa em electricidade era anormalmente alta e que não se tratava apenas de um acerto do fornecedor.



Estar atento ao que se passa na sua conta bancária vai ajudá-lo a identificar facilmente qualquer actividade anormal e, como tal, agir sobre a sua origem, sejam elas subscrições antigas, comissões de manutenção, etc.
Quanto ao Boonzi, pode experimentá-lo gratuitamente em www.boonzi.pt/ .

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #boonzi,
  • #comissão manutenção conta,
  • #comissões de manutenção bancos,
  • #débito direto,
  • #movimentos bancários suspeitos,
  • #orçamento mensal

Deixar uma resposta

4 comentários em “Sabe o que são todos os movimentos na sua conta bancária?