Fazer escolhas que ajudem a poupar o meio ambiente são tão importantes como fazer escolhas que poupem o nosso dinheiro. Neste artigo, mostramos-lhe 4 coisas em que pode poupar e ao mesmo tempo reduzir a sua pegada ecológica.

Para além das dicas de poupança mais habituais em bens como água ou electricidade, existem outros pequenos gestos que também permitem poupar e ajudar o meio ambiente. Fique a conhecer quatro coisas menos óbvias que em que pode poupar o seu dinheiro e ajudar a poupar o meio ambiente.

4 coisas em que pode poupar o meio ambiente e a sua carteira

Pilhas 

Tenha atenção à qualidade das pilhas que compra. Por vezes, comprar pilhas muito baratas, que depois têm um tempo de duração reduzido, irá aumentar o número de vezes que compra pilhas. Vai acabar por ter um custo maior, mas também está a prejudicar o meio ambiente. As pilhas usadas são lixo tóxico e podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente, se depois de utilizadas não forem bem tratadas.  Assi, aconselhamos a que compre pilhas de melhor qualidade e pondere inclusive comprar pilhas recarregáveis. 

Água engarrafada 

A solução mais económica é consumir água da torneira, utilizando uma garrafa de vidro como recipiente. Segundo os especialistas, a nossa água da torneira é tão boa quanto a água engarrafada. Se não for um apreciador da água da torneira, a solução mais em conta é comprar garrafões de água de 5 ou mais litros e utilizar recipientes de vidro para beber a água. O grande flagelo ecológico na água engarrafa, é o plástico. Ao consumir água da torneira está a reduzir também a pegada ecológica. 

Extratos bancários em papel  

A quantidade de árvores que se abate diariamente para produzir papel em todo o mundo é dantesca. A situação é ainda pior do que possamos imaginar, porque grande parte desse papel é utilizada para emitir extratos bancários, uma vez que quando vamos abrir conta não selecionamos a opção de receber os extratos por e-mail. Para além da pegada ecologia que um extrato em papel cria, esta opção ainda vai-nos custar dinheiro. Os bancos vão-nos cobrar este custo, seja por via de taxas diretas ou indiretas.  

Faturas de despesas domésticas em papel 

Sabia que atualmente se optarmos por receber a fatura da eletricidade, gás ou telecomunicações por via e-mail, tem desconto no valor a pagar? Tal como os extratos bancários as faturas ocupam um fatia grande no consumo de papel. Ao receber as mesma por email podemos acabar com o custo que o papel cria para o meio ambiente, mas além disso ainda podemos poupar dinheiro por este simples gesto.  

Se pensar que a escassez de certos recursos também influencia o seu preço, não será difícil chegar à conclusão que, além da poupança do ambiente, poupar nos quatro items referidos acima é também garantir que a falta deles não faz disparar os seus preços. Assim, a poupança é não só imediata como posterior.