Utilidades

Método SCRUM: como funciona este método de gestão de projetos

O Método SCRUM é um método utilizado para que as equipas consigam finalizar projetos de alta complexidade dos prazos definidos. Saiba ainda os benefícios deste método aplicado no mundo empresarial.

Rui Aspas Rui Aspas , 28 Outubro 2019

No mundo laboral, existem atualmente várias metodologias que permitem tornar mais eficaz e eficiente os processos de execução e implementação das tarefas. Um dos desses métodos, é o Método Scrum.

Conheça neste artigo, o que é o Método SCRUM e como o aplicar, bem como os elementos que têm por hábito fazer parte da implementação deste método.

Definição do Método SCRUM

O Método ou Metodologia SCRUM consiste num processo através do qual são realizadas um conjunto de tarefas de uma forma regular e constante por meio do trabalho em equipa.

O Método SCRUM é aplicado essencialmente em projectos que possuem um alto grau de complexidade, onde os resultados têm de ser obtidos num curto prazo, com situações e casos de incerteza e muita indefinição, onde por vezes as tarefas por não serem ou terem sido bem planeadas, muitas vezes são forçosamente alvo de alterações constantes.

O grande objectivo é atingir um melhor índice de desempenho num determinado projeto. Existe assim uma coordenação de equipas de trabalho constante, para que a troca de ideias tornem os colaboradores mais competitivos e criativos na procura de soluções.

Neste método, o trabalho efectuado é entregue de forma mais regular e por fases.

A prioridade que é estabelecida obedece ao princípio do benefício de que estas mesmas entregas são alvo, tendo como fator positivo benefícios também para os executores do projeto.

O factor tempo é essencial no Método SCRUM, pois as várias fases do projeto têm de estar concluídas no prazo delineado, sob pena de a dilatação no tempo fazer perder a qualidade final do projeto.

Método SCRUM_organização planeamento equipa

Benefícios do Método SCRUM

Este Método SCRUM apresenta potenciais vantagens para equipas e negócios.

Para que este método seja realmente eficaz, é necessário que dele faça parte uma equipa que vai garantir que os projectos a serem tratados tenham elevados padrões de qualidade, gerando com isso uma melhor implementação e consequentemente poupança de tempo e dinheiro.

A vantagem é que há um processo de resposta eficiente a um cliente, o qual exige que para um determinado produto, o processo de execução seja altamente especializado.

Fases para implementar o Método Scrum

Podemos identificar 3 fases: Planeamento, Execução e Controlo.

Planeamento ou Product Backlog:

Fase em que as tarefas consideradas prioritárias são são estabelecidas e onde as informações obtidas são muito breves e com o máximo detalhe.

Este método permite que não sejam definidas todas as metas inerentes ao que é definido no início de cada projecto, bastando para isso que o Gestor de Projeto liste o que é mais crucial tratar com o Planeador.

Execução ou SPRINT

O Sprint é tido como o coração do Método SCRUM.

Trata-se de um intervalo de tempo com uma duração máxima de um mês, onde acontece o desenvolvimento do produto, que depois será potencialmente entregue.

Se o Gestor de Projeto solicitar o produto, vai ser necessário fazer um mínimo de esforço para o entregar ao cliente. Este método Sprint pode ser entendido como um mini projeto para o desenvolvimento das tarefas previamente definidas para atingir os objectivos planeados e traçados

Controlo

Por fim, a fase em que se efectua a medição progressiva de um projeto SCRUM. Nesta etapa, o Scrum Master é responsável pela atualização gráfica em cada finalização de Sprint.

Principais colaboradores de que necessita para um projeto

Da Metodologia SCRUM é essencial que façam parte pessoas como Gestor de Projeto, SCRUM Master e SCRUM Team.

Para um projecto, tem de haver um Gestor de Projeto, com a missão de clarificar a prioridade dos objectivos propostos, que integram um determinado projecto , maximizando o potencial da equipa que o acompanha.

Este profissional pode ser interno ou externo à organização e desempenha funções como:

  • Ser visionário nos negócios, antecipando e prevendo o comportamento dos clientes;
  • Representar os diferentes interesses da sociedade, possuindo uma concreta e correta definição das metas propostas;
  • Conseguir priorizar os objetivos traçados;
  • Ser o porta voz da equipa, com autoridade para decidir;
  • Cooperar com os elementos que fazem parte da equipa, através do planeamento das tarefas, análise e compará-las com os objetivos de forma detalhada

Para o Método SCRUM, é importante também que faça parte um SCRUM Master, cujo principal papel é atingir um elevado desempenho juntamente com a equipa de trabalho.

A sua missão é fazer com que a equipa perceba os valores que estão implícitos neste método, através da conjugação da teoria com a prática, para ambos os saberes sejam usados em cada uma das fases do método Scrum. Trata-se de uma espécie de facilitador nas reuniões de trabalho, eliminando todo e qualquer obstáculo que condicione a agilidade da equipa.

O SCRUM Master tem como principais tarefas:

  • Preservar e garantir os valores e princípios de cada projecto;
  • Contribuir para a manutenção dos padrões de motivação da equipa;
  • Eliminar todo e qualquer obstáculo na execução do projecto;
  • Proteger a equipa de todas as formas de interrupção que influenciam de forma negativa o trabalho realizado

Por fim, necessita-se de uma SCRUM team/equipa, que se trata dos colaboradores com uma forte componente técnica, com o propósito de desenvolverem um projecto conjunto com um objetivo comum.

Esta equipa deve possuir características como:

  • Multidisciplinaridade e Autonomia;
  • Estabilidade cujo desenvolvimento do processo de SCRUM se baseia em agilidade na execução das tarefas;
  • Pensamento conjunto, com responsabilidade partilhada;
  • Partilha de espaço de trabalho, com altos índices de motivação (destaca-se a interação de forma contínua com os chamados Stakeholders)

De referir que num projecto de implementação SCRUM, existem Stakeholders que relacionam de forma directa e indirecta com o projetos.

Estes stakeholders podem ser primários, como acionistas, fornecedores e clientes; ou secundários, agentes que são influenciados pela execução e desenvolvimento de um projecto.

O método SCRUM é já uma realidade presente em muitas empresas, tendo o seu foco direcionado para o trabalho em equipa, através do seguimento de critérios bem estabelecidos, como forma de alcançar os melhores resultados num determinado projecto.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta