Utilidades

Como pedir a Chave Móvel Digital de duas formas

A Chave Móvel Digital permite-lhe ter acesso a diferentes serviços públicos online e à distância de um clique. Saiba neste artigo como obter a chave móvel digital com leitor de cartões ou pelos dados de acesso do Portal das Finanças.

Luisa Barreira Luisa Barreira , 13 Setembro 2019

A chave móvel digital permite-lhe tratar de várias situações em entidades públicas, evitando as filas de atendimento presencial. As novas tecnologias ajudam assim os cidadãos a ter acesso a serviços públicos de forma eficaz e totalmente segura.

Para que não tenha de decorar muitas passwords de acesso a diversos serviços, pode fazer a Chave Móvel Digital.  Leia este artigo sobre como pedir a Chave Móvel Digital.

O que é a Chave Móvel Digital?

Trata-se de um método de autenticação seguro e online para acesso a serviços de entidades públicas e privadas, sem necessidade de decorar passwords diferentes para cada serviço. Basta apenas saber o seu número de telemóvel e um código PIN escolhido por si. Após a introdução destes dados no site onde pretende navegar, é-lhe enviado um código numérico para o seu email, telemóvel ou Twitter, dependendo da sua escolha. 

A Chave Móvel Digital é utilizada para ter acesso às áreas privadas do utilizador, nos sites dos vários serviços públicos ou privados. Permite ainda a assinatura eletrónica, de forma segura, de vários documentos digitais. 

Como posso obter a Chave Móvel Digital?

O processo é sempre idêntico em todos os sites: ao autenticar-se através da Chave Móvel Digital, ser-lhe-á pedido o seu número de telemóvel e o PIN escolhido por si, e receberá em instantes o código de segurança que deve inserir no campo correspondente. 

Pode ser utilizada em sites como o Portal do Serviço Nacional de Saúde, na “Área do Cidadão”, Portal das Finanças, Portal do Certificado do Registo Criminal, Site da Segurança Social Direta, site do IMT, site da EDP Comercial e outras entidades.

Pode obter a chave presencialmente, nos balcões de atendimento das lojas do cidadão ou online através da página autenticacao.gov.pt

Se optar por pedir a Chave Móvel Digital pela Internet, pode fazê-lo utilizando o seu Cartão de Cidadão (CC), o PIN de autenticação do mesmo e um leitor de cartões smartcard. Ou através do seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a password do portal das finanças. 

Como pedir a Chave Móvel Digital com o Cartão de Cidadão e leitor de cartões:

Se pedir a Chave Móvel Digital com recurso a leitor de cartões, primeiro terá de descarregar um plug-in, uma espécie de sistema para que possa aceder a todos os serviços públicos numa só plataforma.

Deve assim introduzir o Cartão de Cidadão no leitor de cartões e consultar o portal: autenticacao.gov.pt. Deve escolher a opção de "Cartão de Cidadão" para autorizar o acesso e depois descarregar o plug in pedido.

Para o instalar, consulte a sua pasta de downloads ou transferências e escolha o dicheiro "autenticacao.gov.msi". Escolha exactamente este ficheiro e complete todos os passos de instalação.

Depois de instalado o plug in, clique em “Continuar Autenticação”. É neste passo que deve ver na carta com os códigos de acesso e introduzir o PIN de Autenticação, com 4 dígitos. Aparece uma página de dados pessoais, confirme os mesmos e na sua área pessoal escolha "Ativar Serviço de Chave Móvel Digital".

Lembre-se de associar o seu número de telemóvel e e-mail, para que seja enviada uma mensagem de conclusão do processo. Este passo é totalmente seguro, pelo que pode partilhar os seus dados.

Assim, já pode utilizar a Chave Móvel Digital para diferentes serviços.

Pedir a Chave Móvel Digital com NIF e password das Finanças:

Se vai utilizar o NIF e a password do Portal das Finanças, deve antes aceder ao portal acesso.gov.pt . Introduza o seu NIF e password das finanças e clique em “Autenticar” e de seguida em “Autorizo”.

Complete o passo de associar o número de telemóvel e e-mail e espere para receber o código de segurança via SMS. Introduza o código no passo seguinte e fica assim o processo concluído.

Quando vai receber a Chave Móvel Digital

Independentemente da via que utilizar para obter a Chave Móvel Digital online, num prazo de 5 dias irá receber, em casa, a carta com o código PIN da sua Chave Móvel Digital. 

Está disponível também uma aplicação, quer para Android quer para iOS, que lhe permite receber o código de segurança para cada autenticação que necessite. 

Da próxima vez que queira aceder à segurança social, marcar uma consulta médica, pedir o registo criminal, criar ou registar uma empresa ou até renovar a carta de condução, tenha a sua Chave Móvel Digital por perto.

Leia ainda: Renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta