Vida e família

10 dicas para passar uma consoada em época Covid

Como será uma consoada a distância? O Natal de 2020 poderá ter esta particularidade. Damos-lhe algumas ideias para ficar perto (mesmo longe).

Em 2020 há pelo menos uma certeza, a de que o Natal será diferente de todos os que já experimentámos. Embora as reuniões familiares não estejam propriamente proibidas são desaconselhadas. Uma consoada à distância foi algo que não nos tinha passado pela cabeça, mas poderá ser uma realidade para muitas famílias. Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para que possa passar uma consoada feliz, mesmo à distância. Até vai poder envolver aquele familiar mais idoso ou os primos da Suíça que este ano não vêm a Portugal.  

Reúna apenas a família mais chegada

Para muitas pessoas, Natal sem família não é Natal. E pode estar com os seus familiares, mas talvez não com todos. Por isso, a primeira coisa que deve ter em mente é que este ano pode não poder reunir a família toda. Estar em contacto com pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar representa um risco acrescido de contágio. Neste contexto, escolha ter à mesa a sua família mais chegada e siga de perto as recomendações da Direcção Geral da Saúde e conheça as restrições aplicadas neste período. Não precisa de excluir a restante família da sua consoada, poderá fazer um Natal à distância.   

Mantenha o álcool gel por perto

Além do vinho, do peru e do bacalhau, este ano há um novo convidado, o álcool gel. É importante mantê-lo sempre por perto para que todos possam higienizar as mãos frequentemente. Além deste companheiro inseparável no último ano, deve também assegurar que todos os alimentos são servidos e comidos com talhares, para evitar contactos. Disponibilizar uma toalha para cada pessoa na casa de banho ou toalhas descartáveis também é uma boa prática.

Ofereça um “kit segurança”

Fica bem e contribui para garantir a segurança de todos. Apostando no conceito da moda do" faça você mesmo", pode criar facilmente umas bolsinhas com uma máscara cirúrgica, umas meias quentinhas e uma quadra natalícia para aquecer o coração. Assim, pode sugerir que todos se descalcem sem constrangimentos e ficam com uma recordação da inimaginável consoada 2020.

Opte por um jantar volante

Neste Natal talvez não seja boa ideia ter uma mesa recheada de iguarias em que todos se vão servir. Porquê? Porque daria aso a que muitas mãos pudessem tocar na comida. Optar por ter apenas uma única pessoa a servir pode diminuir o risco de contágio. Os jantares volantes poderão ser boa ideia até mesmo para assegurar as devidas distâncias de segurança. Sim, os dois metros de distância são para cumprir mesmo às refeições. Por isso, um jantar volante permite que as pessoas se espalhem mais facilmente pelo espaço, não estando apenas "confinadas" à mesa de jantar.

Prepare um cenário em grande

Embora este ano lhe possa parecer que talvez lhe falte algum calor humano, há formas de manter a chama acesa e assegurar uma consoada à distância divertida. Uma dessas formas pode ser através do cenário. Capriche nas luzes, molduras e decoração de Natal. Pode espalhar luzes pela casa, incluindo nos exteriores como a varanda ou o jardim. Além disso, optar por uma indumentária a condizer, escolhendo calças e camisolas com motivos de Natal para uma das noites mais importantes do ano será uma boa aposta. Pode até ser uma forma divertida de entreter os mais novos e de sentirem a casa menos vazia este ano. Outra vantagem é que o cenário pode ser feito em parceria com os avós ou primos que podem ir dando palpites para compor o melhor cenário de consoada de sempre.

Família está à distância de um clique

Na consoada de 2020, é muito possível que as videochamadas sejam um dos pratos principais. A maravilha da tecnologia possibilita-lhe estar com todas as pessoas que são importantes para si. Desta forma os familiares e amigos que estão longe ou os mais idosos podem participar nas comemorações natalícias. Numa consoada à distância, com alguma dose de boa vontade e criatividade, todos podem participar. Que fazer? Brindar ou contar anedotas são só algumas das possibilidades. Pode "sentar" toda a família à mesa, basta ter um computador outro dispositivo e criar um evento numa plataforma, como o Zoom. Com jeitinho, este Natal até consegue passar a noite com mais pessoas do que o habitual.

Amigo secreto online

Já imaginou como seria um amigo secreto online? Poderá combinar previamente esta brincadeira com a sua família e amigos, comprar a lembrança numa loja online e mandar entregar nas respetivas moradas. Não precisa ser nada de muito caro, como já é habitual neste tipo de jogo. Pode escolher um presente lowcost. Mas pode também optar por um amigo secreto um pouco diferente. Como? Em vez de presentes materiais, pode oferecer outras coisas como um poema, uma música, uma montagem fotográfica, facilmente enviada através da tecnologia.

Karaoke virtual

Embora seja desaconselhado cantar quando está perto de pessoas fora do respetivo agregado familiar, se estiverem reunidas as condições de segurança e forem mantidas as devidas distâncias, pode ser divertido fazer um karaoke virtual com as músicas que todos conhecem. Será, certamente, um momento de grande diversão, entusiasmo e de boa disposição.  

Jogos on e offline

Jogos e concursos costumam criar um ambiente divertido e, como tal, não devem faltar numa consoada. Para quem está online, além das alternativas que já sugerimos, pode optar por jogos virtuais. Há para diferentes gostos e idades como, por exemplo, os quizzes ou até mesmo um concurso de quem conseguiu o cenário mais bonito. Também há outros jogos mais simples e mais adequados para quem está consigo em casa como jogos de tabuleiro e mímica. Assim vai chegar mais rápido o momento de abrir as prendas.  

Abertura de prendas online ao vivo e a cores

A compra de presentes este ano também foi pautada por um contexto diferente, com muitas pessoas a optarem por comprar os seus presentes online e até anteciparam a respetiva compra. O momento da abertura das prendas é um dos momentos mais aguardados da noite de Natal, e também assim vai ser numa consoada à distância. Este é outro ritual natalício que pode ser partilhado à distância com cada um a abrir os seus presentes em direto e a mostrá-los ao resto das pessoas.

Por fim, é importante lembrar que, mesmo numa consoada à distância, deve gerir bem o seu subsídio de Natal, ou seja, gastar uma parte e poupar outra.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)