Vida e família

Casa “à prova de Covid-19″: Duas em cada cinco pessoas fizeram remodelações este ano

O confinamento alterou a forma como vivemos. O lar tornou-se também no espaço de trabalho, no ginásio ou na escola, levando a mudanças.

Vida e família

Casa “à prova de Covid-19″: Duas em cada cinco pessoas fizeram remodelações este ano

O confinamento alterou a forma como vivemos. O lar tornou-se também no espaço de trabalho, no ginásio ou na escola, levando a mudanças.

A pandemia de Covid-19 veio alterar a forma como vivemos as nossas vidas, mas também como vivemos as nossas casas. A propagação do novo coronavírus obrigou os governos a estabelecer medidas que obrigassem ao confinamento. E, em todo o mundo, o tempo passado dentro de casa aumentou consideravelmente.  

Em muitos casos, a casa tornou-se também no local de trabalho, no ginásio ou na escola, havendo a necessidade de fazer adaptações ao espaço.  

Leia ainda: Guia de ferramentas para entreter as crianças durante o isolamento

Uma casa “à prova de Covid-19" 

Um estudo anual realizado pelo IKEA, com incidência em 37 países (Portugal incluído), conclui que duas em cada cinco pessoas fizeram remodelações em casa durante este ano.  

Uma relação saudável com o lar satisfaz um conjunto particular de necessidades”, pode ler-se no relatório. “O nosso estudo continua a dizer-nos que a maioria das pessoas se sente em casa quando cinco necessidades emocionais são preenchidas” - são elas a privacidade, conforto, propriedade, pertença e segurança.  

Numa altura em que a casa se torna num aspeto ainda mais central nas nossas vidas, surgem também novas prioridades relativamente ao espaço. Um espaço para desenvolver hobbies, um jardim e um espaço de trabalho ou estudo são as três remodelações mais frequentes, de acordo com o estudo.   

Uma das questões levantadas pelo inquérito da cadeia sueca de mobiliário e decoração foi sobre que atividades desenvolvidas durante o confinamento as pessoas irão manter no futuro. Passar mais tempo com a família está no topo das respostas, mas há outras atividades que se destacam como fazer exercício físico em casa (29%) e trabalhar a partir de casa (17%).  

Trabalho remoto: uma tendência que veio para ficar?
Ler mais

E em Portugal? 

A sala é a divisão onde os portugueses passam mais tempo (94%), de segundo um estudo do Observador Cetelem, divulgado em outubro deste ano, que incide sobre a relação dos portugueses com as suas casas, no contexto de pandemia e também nas intenções de consumo para o último trimestre de 2020.  

Depois da sala, é no quarto que os portugueses passam mais tempo (83%), sendo que esta é a divisão que a maioria dos jovens até aos 25 anos prefere. A completar o top 3, está a cozinha, como divisão mais utilizada.  

Segundo este estudo, apenas um terço dos portugueses não teve necessidade de ter um espaço dedicado ao trabalho/estudo. E dentro daqueles que tiveram de criar um novo espaço para trabalhar ou estudar, fizeram-no na sala.  

No que diz respeito à intenção de fazer mudanças em casa até ao final do ano, a sala, a cozinha e os quartos são as divisões-alvo. Mais de metade dos que pretendem redecorar ou remodelar a divisão querem fazê-lo na sala, seguindo-se a cozinha e os quartos. 

No mesmo estudo é revelado que 2% dos portugueses tenciona mudar de casa, sendo que a principal razão apontada (47%) é para reduzir custos. Entre as principais justificações para decidirem mudar de casa está a intenção de ir para uma zona mais calma (20%), bem como estar mais próximo de familiares, em busca de maior apoio (20%). "ter mais espaço/mais divisões" e ter um "espaço exterior" são também apontados como causas para a procura de uma casa nova.

O Covid-19 obrigou as pessoas a adaptarem os seus hábitos e a casa passou a ter um papel mais relevante nas suas vidas. Já não é apenas o porto seguro de final de dia, é, muitas vezes, o único espaço onde circulam, seja para trabalhar, conviver ou descansar.

Leia ainda: 11 aspetos a ter em conta antes de fazer obras em casa

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #confinamento,
  • #coronavírus,
  • #habitação,
  • #obras,
  • #remodelações
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido