Bem-estar

Dias quentes: 14 dicas para aproveitar o sol e proteger a sua saúde

Com o verão chega o calor intenso e existem cuidados a ter. Conheça alguns conselhos médicos para proteger a sua saúde nos dias quentes.

Bem-estar

Dias quentes: 14 dicas para aproveitar o sol e proteger a sua saúde

Com o verão chega o calor intenso e existem cuidados a ter. Conheça alguns conselhos médicos para proteger a sua saúde nos dias quentes.

Com o verão, chegam os dias quentes e a corrida às praias e esplanadas. Por estes dias, o sol não traz apenas a tão "badalada" vitamina D. Traz também dias de calor extremo que podem provocar danos à saúde, se não forem tomados os cuidados adequados.

Assim, em casos extremos, podem ocorrer golpes de calor ou esgotamentos, situações que necessitam de auxílio médico imediato. Desfrute das temperaturas altas e do sol, mas, acima de tudo, proteja-se!

14 dicas para aproveitar (bem) os dias quentes

1. Tenha uma boa hidratação

Manter-se hidratado é essencial à sua saúde, principalmente, em alturas de calor. Ou seja, beba bastante água, mesmo que não sinta sede. Além disso, pode ingerir diversos líquidos como chá, infusões, sumos, tudo sem adição de açúcar. Os médicos recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros por de água por dia.

2. Aromatize as bebidas

De forma a não beber só água pura, pode optar por dar sabores naturais diferentes à sua água. Assim, adicione pedaços de fruta (por exemplo, limão, laranja, especiarias ou ervas aromáticas). Dessa forma, torna as suas bebidas mais saborosas e mais saudáveis.

3. Opte por alimentos ricos em água

Independentemente da dimensão que assume, a água também está presente em grande parte dos alimentos. Assim sendo, opte por alimentos sólidos ricos em água como fruta, legumes, peixes e frutos do mar.

Leia ainda: Como ter uma alimentação mais saudável sem gastar muito dinheiro

4. Inclua sopa na sua dieta diária

A sopa, além de saudável, é uma ótima forma de hidratação. Por outro lado, pode optar por diversas conjugações de legumes e, assim, diversificar os sabores. Se preferir, opte por sopas frias e refresque o corpo (e mente).

5. Tenha sempre água consigo nos dias quentes

Faça da água a sua melhor amiga. Para tal, tenha sempre consigo uma garrafa de água quando sai de casa.

6. Esqueça estas bebidas

Tanto quanto possível, evite bebidas alcoólicas, demasiado açucaradas ou com cafeína. Estas bebidas potenciam a perda de água e pretende-se, exatamente, o efeito inverso. Por outro lado, o álcool em excesso é um forte agressor do sistema hepático.

7. Privilegie as refeições leves

Em primeiro lugar, faça refeições leves. Depois, tente comer mais vezes ao dia. Por exemplo, evite refeições pesadas e demasiado temperadas. Se possível, opte pelas ervas aromáticas e por bebidas saudáveis.

8. Evite alimentos perecíveis

Evite comer alimentos perecíveis (têm de ser refrigerados ou congelados para uma boa preservação) e sensíveis a certas temperaturas (queijos, ovos, iogurtes, por exemplo). Além disso, acondicione bem e transporte estes alimentos em geleiras ou malas térmicas para manter a temperatura. Atenção, uma possível intoxicação alimentar aumenta significativamente o risco de desidratação.

Leia ainda: Cuidados a ter na praia ou piscina

9. Adeque a ingestão de água ao exercício físico nos dias quentes

Nos dias quentes, tendencialmente suamos mais e, consequentemente, a perda de água corporal é maior. Então, quanto maior for a nossa atividade física, maior deverá ser a quantidade de água a ingerir.

10. Controle a sua a urina

Depois de controlar a quantidade de água que bebe ao longo do dia, tome atenção à cor da urina. Esta, além de ser um indicador do seu estado de hidratação, deverá ser abundante, sem cor e sem cheiro. Quando tal não acontece, pode significar que não está bem hidratado.

11. Em dias quentes use roupas leves

Sempre que possível, use tecidos de algodão e malha que absorvem o suor. Por outro lado, evite tecidos sintéticos que dificultam a evaporação da transpiração.

12. Dias quentes: faça por dormir fresco

Na hora de ir dormir, tome um banho frio ou de água morna e evite bebidas quentes. Deve ainda usar roupa fresca e ter o quarto arejado.

13. Evite o sol por períodos prolongados e nas horas de mais calor

Em primeiro lugar, a temperatura normal do nosso corpo ronda os 37ºC. Assim, de forma a evitar que o nosso corpo perca demasiados líquidos para manter a temperatura ideal, evite demasiada exposição solar, nomeadamente, entre as 12 e as 16 horas.

Nesse sentido, a exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, uma situação que ocorre quando o corpo não consegue estabilizar a temperatura interna, e consequentemente, pode originar quebras de tensão e/ou desmaios.

14. Atenção redobrada aos familiares de risco em dias quentes

Do mesmo modo, tenha em atenção os seus familiares de risco, nomeadamente crianças e idosos. Mesmo que ofereçam "resistência", incentive-os a beber água ao longo do dia. Saiba ainda que, uma boa hidratação, contribui para melhorar o humor e um bom desempenho cognitivo.

Leia ainda: Cuidados com a casa no verão;

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)