Habitação

6 Dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em sua casa

Leia este artigo e conheça as nossas 6 dicas para melhorar, consideravelmente, a qualidade e o alcance do sinal de Wireless em sua casa.

Luísa Barreira Luísa Barreira , 8 Abril 2020

Hoje em dia, com os avanços da Internet, é difícil imaginar uma casa sem acesso à Internet, via Wirless (Wi-Fi), pois este é necessário para o uso de tablets, smartphones ou notebooks.

Assim, o Wi-Fi, na maioria das habitações tornou-se o meio de conexão mais usual. No entanto, os problemas ligados à conexão Wireless são comuns e há formas de os melhorar. Quantas vezes já lhe aconteceu desesperar quando tenta fazer um download ou ver um vídeo usando o Wi-Fi da sua casa, porque a conexão à Internet está lenta? Ou o sinal da rede wirless, só chega a determinadas zonas de sua casa?

Problemas deste género, são os mais vulgarmente apontados pelos clientes das telecomunicações. Caso queira melhorar o sinal, pode mudar de pacote de telecomunicação. Caso não queira alterar, pode seguir alguns procedimentos para melhorar o sinal. Veja algumas dicas que fazem a diferença neste artigo.

1 - Reinicie o seu Router com frequência

router da internet com cabos brancos ao lado

Esta primeira dica é básica. Quando o sinal Wi-Fi do seu router está fraco deve reiniciá-lo manualmente e atualizá-lo com frequência. É simples e pode fazer a diferença.

Por norma, o router raras vezes é desligado, tal facto pode levar ao aquecimento do mesmo e a um menor desempenho do dispositivo. Por este motivo recomenda-se que, sempre que não esteja a utilizar a Internet (por exemplo durante a noite), desligue o router. No longo prazo,este hábito poderá ajudar a melhorar o sinal todos os dias.

2 - Verifique a posição do router

O router é o aparelho que reparte o sinal de Internet pela sua casa e funcionando por ondas de rádio. Para transmitir o Wi-Fi, estas vão ficando cada vez mais fracas à medida que vão encontrando obstáculos, como portas, paredes, cortinas, etc. Estas barreiras impedem o sinal de chegar ao seu computador, smartphone ou tablet.

De facto, a posição do router é deveras importante quando se trata de otimizar o seu sinal. Se possível, deve colocar este aparelho num local central da casa, o mais elevado possível. O ideal é ser o mais próximo dos locais onde mais utiliza a Internet (sala ou escritório).

Deve também mantê-lo num local longe de microondas, telefones sem fios ou outros eletrodomésticos, pois o sinal destes aparelhos interferem com o sinal do router.

3 - Proteja a sua rede Wireless contra os “ladrões”

Se a sua ligação ao Wi-Fi ainda assim estiver lenta, pode acontecer que alguém nas proximidades esteja a utilizar o seu sinal indevidamente e sem autorização. Alguém pode ter descoberto a sua senha de acesso e está a utilizar a sua rede, diminuindo a velocidade e qualidade da mesma.

A solução, neste caso, passa por aceder às opções do router e alterar com frequência a password do seu aparelho, aumentando assim a segurança dos seus dados.

Existem também aplicações que permitem saber quantos dispositivos estão ligados à sua rede e quais são. Neste caso, se souber o endereço MAC (Controlo de Acesso ao Meio) de cada um dos seus dispositivos, pode permitir apenas o acesso à rede desses mesmos dispositivos, bloqueando todos os outros.

Aconselhamos também que evite utilizar nomes que indiquem de onde é o sinal, como por exemplo "Wi-Fi Família Gomes", para que seja mais difícil encontrar a sua rede ou descobrir a palavra passe.

4 - Melhore o alcance do sinal do seu router

adolescente a mexer no computador em cima da cama

Quem mora numa habitação com vários pisos deve ter cuidados redobrados. Se considerar que o seu pacote de Internet é bom e tem bastante velocidade, mas mesmo assim o sinal é fraco, por optar por:

  • Adquirir um router novo, com mais alcance;
  • Ter um dispositivo PLC (Power Line Communication), que utiliza a sua rede elétrica para expandir o alcance do sinal, não necessitando de estar conectado ao router;
  • Comprar amplificadores de sinal Wi-Fi.

5 - Altere o canal de conexão do router

Nas redes wireless, geralmente estas estão a funcionar no mesmo canal que as redes de alguns dos seus vizinhos. Isto é, as redes sem fios funcionam em canais numa determinada frequência e se a sua rede Wi-Fi e a dos seus vizinhos estiverem a funcionar no mesmo canal, isto não só torna a conexão mais lenta como pode originar interferências que diminuem o desempenho do router.

Neste caso, para melhorar a sua cobertura tem que procurar outro canal, com outra frequência, que esteja mais livre e que tenha menos interferências.

Para lhe facilitar esta tarefa existem aplicações como a WiFi Analyzer (para Android), a Network Analyzer Lite (para dispositivos iOS) ou o WiFi Stumbler, como alternativa, que lhe permitem alterar as configurações do router para que funcione noutro canal.

Poderá ter que utilizar o manual de instruções do seu router, ou contactar o seu fornecedor de telecomunicações.

6. Cuidado com as aplicações que consomem muita Internet:

Existem determinadas aplicações como jogos online, programas de download de música ou vídeos, filmes em streaming ou vídeo chamadas, que consomem muita Internet, comprometendo o sinal de sua rede Wi-Fi.

Uma das formas de resolver esta limitação é aceder ao QoS (Quality of Service) do seu router. Esta ferramenta está presente em quase todos os routers e através dela pode dar prioridade a algumas atividades ou transferência de dados, em detrimento de outras. Por exemplo, pode definir que a utilização do sinal é prioritário para visualizar filmes ou vídeos em streaming, só depois vêm os downloads e dar menos importância aos jogos online.

Desta forma melhorará consideravelmente a velocidade da sua Internet.

Ler mais: Como regular o uso de dados móveis

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)