Crédito

Crédito – Como acabar com o seu rapidamente?

Conheça alguns cuidados que deve ter para acabar com os créditos de uma maneira rápida e eficaz.

Crédito

Crédito – Como acabar com o seu rapidamente?

Conheça alguns cuidados que deve ter para acabar com os créditos de uma maneira rápida e eficaz.

Tem um crédito que gostaria de eliminar rapidamente? Está cansado de pagar as prestações ao banco e parece-lhe que nunca mais acabará de pagar aquela dívida? Neste artigo iremos alertá-lo para os perigos de alguns tipos de créditos e dar-lhe algumas estratégias e dicas para acabar rapidamente com um crédito. 

Cuidado com o crédito de curto prazo 

Os contratos de crédito de curto prazo ou contratos sem garantias costumam ter associadas taxas de juro exorbitantes. Certamente que tem a noção de que os cartões de crédito são verdadeiros sorvedouros de dinheiro, razão pelo qual são dos produtos financeiros preferidos do seu banco (não é por acaso que para baixar o spread do seu crédito habitação tem de contratar um destes “cartões mágicos”). Se os créditos são fáceis de obter significa que serão difíceis (ou impossíveis) de pagar. 

Cuidado com os pagamentos mínimos do cartão de crédito 

Se tem um cartão de crédito sabe que é muito confortável poder pagar o valor que mais lhe convém todos os meses. Pode optar por pagar a dívida a 100%, situação em que não paga juros (nesta situação o cartão de crédito é uma ótima ferramenta de gestão das finanças pessoais). Pode optar por fazer pagamentos de valores diversos, podendo inclusivamente fazer pagamentos mínimos de 3%-5%. 

Saiba que se fizer o pagamento mínimo nunca irá conseguir pagar a dívida do seu cartão de crédito. Será o melhor o amigo do seu gestor de conta e dos acionistas do seu banco. São assim os créditos rápidos e sem grandes garantias. 

Leia ainda: Cartão de crédito: amigo ou inimigo da poupança?

Acabe com o descoberto da sua conta ordenado 

A par do cartão de crédito, o descoberto autorizado da conta ordenado é um dos grandes responsáveis pelas situações de descontrolo financeiro (veja o caso real da família Costa). Se quiser acabar com as dívidas aos bancos tem de acabar rapidamente com o descoberto da conta ordenado, que poderá fazer pedindo um pequeno crédito (sim, está a manter o montante de endividamento no curto prazo, mas garante que amortizará tranquilamente o crédito no médio prazo). 

Tenha atenção aos focos de desperdício 

Tendo controlado o seu endividamento e tendo garantido que não consegue créditos com taxas de juro mais baixas (como por exemplo a tentativa de consolidação de créditos) só tem uma solução para acabar com as dívidas: amortizar antecipadamente com recurso a poupanças. Sim. Pode acontecer que não tem poupanças para amortizar os seus créditos. No entanto, deverá dar atenção a todos os focos de desperdício e oportunidades para reduzir custos de modo a libertar rendimento para pagar os seus créditos

Analise a viabilidade de uma consolidação de créditos 

Se tem mais do que um contrato de crédito pode ser viável e vantajoso efetuar uma consolidação de créditos. No entanto, sugerimos que tenha em atenção um conjunto de questões e perigos de modo a tirar o melhor partido desta ótima ferramenta de gestão financeira (mais uma vez, quando bem utilizado, o crédito pode fazer muito bem pela sua vida). 

Pense na amortização do seu crédito como um investimento com elevada taxa de retorno, sem impostos e sem risco. Um investimento perfeito.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #acabar com crédito,
  • #amortização de créditos,
  • #como acabar com as dívidas,
  • #como acabar com um crédito,
  • #consolidação de créditos,
  • #crédito consolidado
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Crédito – Como acabar com o seu rapidamente?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.