Para quem tem uma carteira de seguros composta por várias apólices, se não fizer uma revisão regular, pode estar a perder bastante dinheiro. Afinal, somando todos os prémios anuais, este valor representa uma fatia significativa do seu orçamento familiar. No entanto, a questão que muitas pessoas colocam é: com que regularidade devo rever a minha carteira de seguros?
Na verdade, não existe uma resposta correta que se aplique a todas as pessoas. Tudo depende do número de produtos e da sua tipologia. Mas, no mínimo, deve rever a sua carteira de seguros anualmente. Se o fizer semestralmente, melhor ainda. Isto porque a margem de poupança aumenta, principalmente se tiver na sua carteira os seguros obrigatórios do crédito habitação.
Contudo, para perceber porque deve rever a sua carteira de seguros com regularidade e como pode poupar, a seguir, conheça os pontos principais a ter em consideração.
Leia ainda: Guia de seguros: O que precisa de saber para se proteger
Porque devo rever a minha carteira de seguros com regularidade?
Rever a sua carteira de seguros de semestralmente ou anualmente é essencial quando quer reduzir os encargos do seu orçamento familiar.
Em muitas famílias, a carteira é composta, no mínimo, por:
- Seguro automóvel;
- Seguro de saúde;
- E pelo seguro de vida do crédito habitação e seguro multirriscos.
No entanto, podem existir outras apólices, como:
- Seguro de crédito;
- Seguro de animais domésticos;
- E até um seguro de acidentes de trabalho, se for trabalhador independente.
Olhando para estas apólices, é natural que, se não fizer uma revisão regular, esteja a pagar prestações demasiado elevadas para os preços praticados no mercado.
Afinal, estamos a falar de um mercado extremamente competitivo, onde as companhias de seguros têm de atualizar os seus preços, criar campanhas promocionais ou aproximar-se dos valores da concorrência, se querem atrair novos clientes.
Mas, quem já é cliente, por vezes, acaba por não usufruir dessas vantagens. Assim, quando quer poupar, precisa de pedir simulações a outras seguradoras para garantir que obtém as melhores condições que o mercado oferece, tendo em conta as suas necessidades. Através destas propostas, tem a oportunidade de mudar de seguradora ou de renegociar as suas condições onde subscreveu os seus seguros.
Ao rever com frequência a sua carteira de seguros, também consegue avaliar se existem coberturas duplicadas, contratadas em apólices distintas. Se detetar alguma, deve pedir a sua exclusão, pois pode estar a encarecer o valor do prémio.
Além disso, reduz a probabilidade de ter coberturas que, atualmente, não faz sentido manter. Ou seja, quando mantém o mesmo seguro por vários anos sem analisar as condições contratuais e as coberturas que compõem a apólice, pode estar a gastar dezenas de euros a mais numa cobertura que fez sentido em determinada altura da sua vida, mas que já não é útil nos dias de hoje.
Leia ainda: 9 formas de reduzir os encargos com seguros

