Seguros

Seguro Automóvel: Dicas Úteis

Preço e coberturas são factores fundamentais num seguro auto, mas outros pormenores podem fazer a diferença: bónus/agravamentos, limites e fiabilidade.

Seguros

Seguro Automóvel: Dicas Úteis

Preço e coberturas são factores fundamentais num seguro auto, mas outros pormenores podem fazer a diferença: bónus/agravamentos, limites e fiabilidade.

Neste artigo deixo-lhe algumas dicas úteis e pormenores a ter em conta antes de escolher o seu seguro automóvel. A escolha do melhor seguro não deverá focar-se apenas no preço mas antes na relação entre o prémio e as coberturas (e exclusões). Conheça de seguida os pormenores a que é importante atender, pois podem tornar caro um seguro aparentemente barato ou mesmo dores de cabeça inesperadas.

Bónus/agravamentos do seu seguro automóvel

Um dos factores que não costuma ser analisado com atenção é o dos bónus / agravamentos. Nos seguros automóveis os condutores com poucos (ou nenhuns) sinistros ao longo dos anos são beneficiados, sendo que o valor do bónus pode chegar a 50% ou mais do prémio, ao fim de vários anos. Adicionalmente, dependendo da companhia seguradora certo tipo de sinistros pode não provocar agravamento do prémio (como por exemplo a quebra isolada de vidros).

Embora não se possa antever com certeza se terá muitos ou poucos sinistros ao longo do tempo, ter em atenção o modelo de funcionamento de bonificações/agravamentos dos seguros que estiver a contemplar é simples e pode ajudá-lo a decidir.

Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber

Limites das coberturas

Embora o tema das coberturas incluídas em cada seguro seja já amplamente conhecido, é também importante conhecer os limites existentes, especialmente na assistência em viagem ao veículo e aos seus ocupantes, cujo impacto real pode só vir a conhecer numa altura de maior aperto.

Imagine que é do Porto e está de viagem pelo Algarve. No dia do seu regresso, véspera de voltar ao trabalho, o carro avaria. Ao telefonar para a assistência em viagem, dizem-lhe que o valor que tem disponível para reboque do seu carro de volta ao Porto não é suficiente, pelo que terá de pagar mais €170.

Como pode ver, numa situação destas um seguro barato pode facilmente tornar-se caro, além de poder causar inconvenientes desejados. Portanto, para além das coberturas, é da maior relevância conhecer os limites das coberturas.

Leia ainda: É sempre uma boa altura para rever a sua carteira de seguros

Fiabilidade da seguradora

Desejamos que nunca seja preciso, mas quando temos um acidente ou outro tipo de sinistro queremos que o serviço da seguradora que escolhemos funcione como esperado. Para ajudar a formar a sua opinião sobre uma seguradora, sugerimos que:

  • Consulte os tempos médios de regularização de sinistros. Cada seguradora é obrigada a disponibilizar informação sobre o tempo que demora nas diversas fases da regularização dos sinistros, o que ajuda a perceber se é diligente;
  • Peça a opinião de alguns amigos/familiares, sobre eventuais experiências que possam ter com a seguradora;
  • Visite o Portal da Queixa, onde pode verificar se existem muitas queixas relacionadas com a seguradora e, talvez ainda mais importante, como lida a seguradora com as reclamações.

Leia ainda: Tem um conflito com a sua seguradora? Saiba como proceder

Nem todas as seguradoras são iguais

Um último pormenor que acaba por ser um "pormaior". Nem todas as companhias de seguros são idênticas. Cada qual tem o seu posicionamento e a sua forma de funcionamento. Umas dedicam-se mais a determinados ramos outras são mais fortes noutros. No entanto, um fator distintivo que tem impacto na sua carteira é a presença online.

Porque não começar já a poupar no seu seguro automóvel? Já agora, conheça aqui as nossas dicas para poupar em todos os seus seguros.

Leia ainda: Crédito automóvel: tudo o que precisa saber

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como poupar em seguros,
  • #finanças pessoais,
  • #literacia financeira,
  • #seguro automóvel,
  • #seguros
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

12 comentários em “Seguro Automóvel: Dicas Úteis
  1. Existe uma empresa chamada DS Seguros que faz a consultadoria de seguros, trabalham com 14 seguradoras e o principal objectivo deles é mesmo fazer consultadoria e enquadrar caso a caso ao melhor preço e qualidade.

  2. Obrigado pela informação! Ainda que queira seguir estas dicas e escolher o melhor seguro pelo melhor preço, falta tempo para fazer esta pesquisa exaustiva. Afinal qual recomenda?

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.