Carreira e Negócios

Trabalho Remoto: algumas desvantagens a considerar no dia-a-dia

O trabalho remoto pode ajudar na gestão de tempo, mas também pode trazer desvantagens. Conheça algumas delas para optimizar o seu trabalho a partir de casa.

Bárbara do Carmo Bárbara do Carmo , 17 Março 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus e daí, mesmo depois de alguma desconfiança inicial, começaram a ser tomadas medidas para que, de forma individual, todos possamos lidar com a situação em prol do bem comum. 

A quarentena voluntária está a ser adotada por muitos portugueses, mesmo os que não contactaram com pessoas testadas positivas para o covid-19. Também muitas empresas têm facilitado este processo, possibilitando aos funcionários trabalhar remotamente, a partir de casa. 

Mas quais são os impactos, dificuldades e desafios de um trabalhador que está a exercer as suas funções a partir de casa?

Organização, método e disciplina

computador com tabuleiro e folhados de chocolate

O primeiro grande desafio que se coloca prende-se com a capacidade de organização e disciplina que é necessária para cumprir as tarefas propostas. Trabalhar a partir de casa pode dificultar esta tarefa, uma vez que o ambiente familiar e profissional acabam por se misturar.
Por isso, o ponto de partida para trabalhar remotamente é encontrar um espaço, em sua casa, confortável e calmo, longe de distrações que possa assim servir de escritório temporário.

Tenha em atenção que deve ser um local luminoso e arejado, com uma cadeira confortável. Reúna neste local todo o material necessário para fazer o seu trabalho, sem que tenha constantemente que andar à procura de documentos e afins. Defina bem as suas tarefas para os dias que se avizinham, junto da sua equipa e chefia, e mantenha o seu horário normal de trabalho, como se fosse para o escritório. Isso vai ajudá-lo a manter a rotina sem que se perca.

Falta de contato humano

Outro problema para quem trabalha remotamente, mesmo que por curtos períodos de tempo e fugindo à sua rotina é o isolamento social.

É necessário assim combater ativamente este fenómeno, comunicando com outros. Pode ligar por video conferência aos seus colegas ou familiares. Faça uma rotina em que contate com algumas pessoas todos os dias e também partilhe os seus desafios profissionais. Se puder, pode também usar alguns momentos para sair de casa por curtos períodos de tempo.

Neste momento de contenção, é recomendável que saia de casa para o mínimo indispensável e que o faça sozinho.

Leia ainda: Coronavírus: Como será afetado o meu salário se ficar em casa?

Distrações em casa

lava loiças organizado

A  nossa casa pode ser uma grande fonte de distrações, mesmo que esteja num escritório improvisado criado por si. Distrações que vão além da tentação de cair no sofá e ver televisão ou ler um livro.

Há sempre tarefas para fazer em casa, seja colocar uma máquina a lavar, arrumar a loiça do pequeno-almoço, etc. Para evitar que isto seja uma fonte de ansiedade, quando fizer uma pausa no trabalho, que no escritório seria para descontrair com o seus colegas, aproveite para organizar algumas tarefas domésticas. Assim o seu tempo está sempre a render.

Recorde-se que está em casa para trabalhar, pelo que deve definir momentos específicos para realizar tarefas domésticas, sem comprometer a sua produtividade ou reuniões marcadas com a sua equipa.

Obstáculos na comunicação

A internet veio diminuir as distâncias e as barreiras de comunicação. Organize reuniões diárias, ao início ou ao fim do dia, para fazer um ponto da situação do trabalho da sua equipa, para estabelecer prioridades e definir metas. Para além disso seja o mais claro possível nos e-mails, e sempre que houver dúvidas ligue para haver uma conversa.

Aumento dos gastos domésticos

Se por um lado trabalhar em casa nos faz poupar em combustível ou transportes, por outro faz disparar os nossos gastos domésticos: conta da luz, aquecimento se for caso disso e alimentação. Ainda assim, há sempre forma de economizar. Mantenha uma alimentação equilibrada e seguindo os seus padrões habituais e aproveite a luz natural. Mesmo que os gastos subam, é uma subida controlável e que, dadas as circunstâncias, não valha a pena. 

Os tempos assim o exigem, mais resguardo e mais contenção. No entanto, apesar das desvantagens de trabalhar a partir de casa, procure encontrar sempre o reverso da moeda. Mantenha o foco e a motivação e tudo correrá dentro da normalidade possível por estes dias.

Leia ainda: Como o trabalho remoto pode ajudar a sua carteira

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)