banner publicitário
Pessoa consulta o estudo e Bem-Estar Financeiro em Portugal, realizado pelo Doutor Finanças em parceria com a Laicos e com a chancela científica da Nova IMS e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Num cenário económico desafiante, garantir o bem-estar financeiro dos colaboradores é essencial para a saúde e sucesso das empresas. O recente estudo “O Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental“, desenvolvido pelo Doutor Finanças em parceria com a Laicos – Behavioural Change, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e a NOVA Information Management School (Nova IMS), revela dados alarmantes que exigem uma ação urgente. 

O que mostra o estudo?

Os resultados deste estudo mostram que: 

  • Metade dos portugueses sentem ansiedade quando pensam nas suas finanças pessoais. 
  • 64% dos portugueses têm um baixo nível de conhecimento financeiro e não conseguem responder a questões básicas sobre taxas de juro, inflação e diversificação. 
  • 1 em cada 4 portugueses tem dificuldades em pagar as suas contas. 
  • Quase 50% não tem poupanças suficientes para cobrir três meses de despesas em caso de emergência.  

Estes números são um claro indicativo da necessidade de investir em literacia financeira. A falta de conhecimento e a gestão inadequada das finanças pessoais não afetam apenas os indivíduos, mas também têm um impacto direto nas empresas. 

Leia ainda: Mulheres com baixo rendimento e escolaridade têm menor bem-estar financeiro

A Academia Doutor Finanças pode ajudar 

Investir na educação financeira dos colaboradores traz múltiplos benefícios para as empresas, desde o aumento da produtividade à melhoria do clima organizacional. 

A Academia Doutor Finanças acredita que o conhecimento é um dos pilares do bem-estar financeiro dos colaboradores. Através de programas adaptados às necessidades das empresas e equipas, as formações da Academia Doutor Finanças proporcionam as ferramentas e conteúdos necessários para a gestão da finanças pessoais. 
 
O programas incluem: 

  • Gestão de finanças pessoais: Técnicas para controlar despesas familiares, criar orçamentos eficazes e estabelecer objetivos financeiros para curto, médio e longo prazo. 
  • Planeamento de poupança e investimento: Estratégias para criar um planeamento para poupar de forma eficiente e como investir de forma inteligente.
  • Estratégias para evitar e gerir dívidas: Métodos para evitar o endividamento e estratégias para gerir dívidas de forma assertiva.
  • Redução da ansiedade financeira: Técnicas para lidar com o stress financeiro e melhorar o bem-estar geral, desde o pessoal ao âmbito profissional.

Não deixe que o stress financeiro prejudique a sua equipa. Proporcione-lhes as ferramentas necessárias para um futuro financeiro mais seguro e equilibrado.  

Transforme o bem-estar financeiro dos seus colaboradores com a Academia Doutor Finanças. Entre em contacto connosco e conheça a nossa oferta formativa. 

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

EmpresasFinanças pessoais