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Como fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa

Perceber a aceitação de um negócio é essencial antes de abrir uma empresa. Assim, deve fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa

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Como fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa

Perceber a aceitação de um negócio é essencial antes de abrir uma empresa. Assim, deve fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa

Fazer um estudo de mercado é um passo essencial a dar antes de abrir uma empresa. Sem realizar uma pesquisa de mercado uma empresa não consegue ter uma correta perceção da aceitação do seu negócio. Para levar a efeito a pesquisa pode-se contratar empresas de estudos de mercado ou então realizar o próprio estudo de mercado, numa solução mais trabalhosa, mas mais económica. É nesta segunda opção que nos centramos.

1. Formalizar as questões do estudo

O estudo deve estar focado para a obtenção das respostas às principais dúvidas do empreendedor, como por exemplo:
  • Quem será o público-alvo do negócio e qual o tamanho deste público?
  • Que informações devo saber sobre o público?
  • O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
  • Que preços colocar nos produtos ou serviços?
  • Qual a concorrência neste ramo?
  • Quais são os ganhos da concorrência?
  • Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
  • Como se comporta o mercado nesta área?
  • Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
  • O que pode melhorar e distinguir uma empresa na área?
O objetivo é perceber o perfil dos clientes e os comportamentos de consumo na área, para descobrir a recetividade à abertura de uma nova empresa.

2. Pesquisar dados sobre o público e a área

Uma vez identificada a informação desejada, é altura de passar à sua procura e recolha. Nesta fase pode-se consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado raio geográfico, etc. Muita desta informação pode ser obtida gratuitamente online, em sites como o INE, por exemplo. Os ministérios, as juntas de freguesia, as associações comerciais e industriais, estudos de mercado já existentes e a imprensa podem também ajudar à pesquisa. Investigue os sites da concorrência e o feedback atribuído pelos clientes aos produtos comprados para descobrir lacunas e possíveis elementos diferenciadores.

3. Fazer inquéritos

Para além de obter dados gerais de modo indireto interessa saber concretamente o que os potenciais consumidores pensam de um novo negócio. Para isso é necessário realizar inquéritos a uma amostra cuidadosamente escolhida. Pessoas conhecidas não devem ser entrevistadas, pois podem enviesar os resultados. Trace um questionário tendo em conta as perguntas colocadas inicialmente para medir a abertura do mercado a um novo negócio. Depois escolha um vasto público alvo para aplicar esse mesmo questionário. Pode realizar questionários online de forma a abranger uma amostra significativa de pessoas.

4. Analisar os dados recolhidos

Uma vez recolhido um número considerável de estudos e de inquéritos está na hora de compilar e analisar os dados. Pode estabelecer uma estrutura para quantificar e esquematizar os resultados obtidos nos inquéritos. Consoante estes resultados conseguirá deliberar sobre o potencial do mercado, a recetividade do consumidor e viabilidade de um negócio. Em caso positivo é importante traçar um plano de negócios.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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