Energia

Domótica: E quando há falhas de energia?

A domótica tem inúmeras vantagens, como reduzir custos e otimizar o seu tempo. Mas sabe o que acontece quando há falhas de energia?

Energia

Domótica: E quando há falhas de energia?

A domótica tem inúmeras vantagens, como reduzir custos e otimizar o seu tempo. Mas sabe o que acontece quando há falhas de energia?

Se investiu recentemente ou está a pensar investir em serviços de domótica para ter uma casa inteligente, as falhas energéticas podem levantar-lhe diversas questões. Afinal, a domótica representa o uso de tecnologia e automação numa casa. E na maioria das situações, se houver uma falha energética, todo o sistema de domótica pode ficar offline ou com falhas. Naturalmente, as falhas de energia não acontecem de forma regular. A menos que a potência contratada seja baixa para todos os aparelhos e sistemas que usa na sua habitação.

Como acontece com qualquer sistema tecnológico, há prós e contras em ter uma casa inteligente. Embora as desvantagens da domótica sejam inferiores às vantagens, deve estar preparado para lidar com certos problemas que podem surgir. E quando há falhas de energia ou de internet, deve saber quais são as soluções que tem em mãos para tentar resolver este problema o mais rapidamente possível.

Leia ainda: Torne a sua casa numa Smart Home e reduza a sua despesa energética

Numa casa com domótica, o que acontece quando há falhas de energia?

Na maioria das habitações, quando falta a eletricidade, fica impossibilitado de usar todo o sistema elétrico. Desde as tomadas elétricas, interruptores, eletrodomésticos, aparelhos e sistemas de videovigilância, todos eles precisam de eletricidade para funcionar. Ou seja, pode estar fora ou dentro de casa, a sua aplicação estar a funcionar, mas não conseguir aceder às funcionalidades. 

Caso o corte de energia seja apenas na sua habitação, o seu contrato de eletricidade pode ter uma potência muito baixa para as suas necessidades. Neste caso, o melhor é rever o seu contrato e pedir um aumento de potência para acabar com as falhas constantes de energia.  

Já se as falhas de energia não estiverem associadas a uma baixa potência, então deve entrar em contacto com o seu distribuidor de energia para resolver a situação o mais rapidamente possível.  

Uma das maiores preocupações que existem com a domótica e as falhas de energia é o sistema de segurança ficar comprometido. Embora várias funções deixem de estar disponíveis quando não há energia, nesta área podem existir soluções, como noutras empresas de segurança privada.  

Assim, é aconselhável falar com antecedência com a empresa a quem contrata o projeto de domótica para perceber como deve agir para a sua casa não ficar completamente desprotegida neste tipo de imprevisto.  

Leia ainda: Domótica e segurança: Uma casa inteligente é mais segura?

Não existe nenhuma solução quando há falhas de energia numa casa inteligente?

Existem, sim. Mas estas não estão ao alcance de todos os proprietários. Por exemplo, para contornar os problemas que surgem com a domótica quando há falhas de energia, precisa de ter instalada na sua casa, uma destas duas soluções:

  • Painéis solares para autoconsumo e uma bateria que acumula e armazena a energia produzida. Embora esta solução já seja usada por alguns proprietários de moradias, e em certos apartamentos, ainda existem muitas pessoas que não possuem este tipo de painéis solares e a devida bateria. No entanto, caso pretenda fazer este tipo de investimento em sua casa para assegurar que não perde as funcionalidades da sua casa inteligente, deve pedir aconselhamento especializado. Esta é uma forma de garantir que os principais sistemas ficam assegurados perante uma falha energética.
  • Adquirir um gerador UPS. Esta é a outra solução para contornar falhas energéticas e continuar a usufruir da sua casa inteligente. No entanto, esta é uma opção pouco viável para maioria das famílias portuguesas, uma vez que é um investimento extremamente elevado. Para ter noção, há geradores UPS que custam vários milhares de euros, podendo o preço variar muito consoante a potência que precisa.

Domótica e falhas de internet: O que fazer?

Quando as falhas da sua casa inteligente se devem a perdas de acesso à internet, o cenário é ligeiramente mais animador. Afinal, na maioria das situações, apenas vai perder o controlo através da aplicação e dos próprios sistemas e aparelhos. Mas se estes estiverem ligados e a funcionar, não se vão desligar devido à falta de internet

Neste caso, deve entrar em contacto o mais rapidamente possível com o seu operador de telecomunicações para resolver o problema.  

É importante salientar, que para os serviços de domótica funcionarem corretamente, precisa de ter uma boa conexão à internet por toda a casa. Nestes casos, pode ser necessário ter mais do que um router, amplificadores de sinal e cabos de rede. Além disso, quanto maior for a velocidade contratada, mais probabilidade tem de garantir um bom funcionamento da sua casa inteligente. 

Contudo, é preciso salientar que, de acordo com os dados da ANACOM, em Portugal ainda existem 470 mil alojamentos e edifícios relativos à indústria, comércio e instalações agrícolas onde a internet ainda é muito escassa, ainda não chega ou nem sequer tem previsão para chegar nos próximos tempos. Estas zonas são designadas de áreas brancas.  

E, por isso, é preciso ter em conta que caso pretenda comprar uma casa fora dos centros urbanos e arredores, ou uma segunda habitação para férias, deve consultar o mapa de zonas brancas para garantir que consegue ter uma boa conexão à internet. 

Leia ainda: Domótica: conheça esta tendência das casas do futuro

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.