Energia

Domótica e segurança: Uma casa inteligente é mais segura?

Está a pensar modernizar a sua habitação, mas tem dúvidas se uma casa inteligente é mais segura? Conheça a resposta neste artigo.

Energia

Domótica e segurança: Uma casa inteligente é mais segura?

Está a pensar modernizar a sua habitação, mas tem dúvidas se uma casa inteligente é mais segura? Conheça a resposta neste artigo.

De norte a sul de Portugal, há residências que acabam por estar na mira de assaltantes, por estarem mais isoladas, não terem um sistema de segurança ou até por estarem vazias durante um longo período. Segundo os dados divulgados divulgados pela PSP, até dia 31 de maio, foram registados 3.229 furtos e roubos em residências na sua área de intervenção. E, com estes números, levantam-se as seguintes questões: Será que uma casa inteligente é mais segura? A domótica pode ajudar a aumentar a segurança na sua residência?

Na verdade, em termos de prevenção, a domótica e a segurança são fortes aliados. Isto porque, quando tem uma casa inteligente, tem ao seu alcance inúmeras possibilidades que podem afastar assaltantes, reduzir a facilidade de um assalto ou até entrar em contacto rapidamente com as autoridades.

Leia ainda: Energia: 7 formas de tornar a sua casa mais eficiente

O que é a domótica e qual o seu impacto numa habitação?

O termo domótica refere-se à automação doméstica. Trata-se, assim, de um sistema que possibilita controlar, gerir e realizar diversas funcionalidades dentro de uma habitação sem ter que realizar operações manuais. Devido à instalação de sistemas eletrónicos e sensores, é possível automatizar certas ações e funcionalidades. Por isso é que uma casa com domótica é designada de Casa Inteligente.

Ou seja, quando é feito um investimento para tornar uma casa inteligente, o proprietário ou inquilino passa a ter o poder de decisão sobre o funcionamento de diversos aparelhos, iluminação e certas funcionalidades, mesmo estando fora de casa. E como tal, este tipo de tecnologia aumenta consideravelmente o nível de conforto, segurança e eficiência de uma casa.

Além disso, com a evolução da domótica, hoje em dia é possível adaptar a tecnologia às suas rotinas e implementar certas funcionalidades consoante as suas necessidades. Todos estes fatores permitem-lhe reduzir custos a longo prazo, rentabilizar o seu tempo e aumentar a segurança e vigilância do seu património.

O que torna uma casa inteligente mais segura?

Consoante o tipo de investimento que faz em domótica, tem a possibilidade de tornar uma casa inteligente mais segura. Afinal, deve ter em conta que existem várias alterações que pode realizar ao nível de domótica. Mas nem todas dão acesso a certas funcionalidades. Ou seja, até pode aumentar a automatização de uma casa, mas esta automatização não eleva obrigatoriamente os níveis de segurança da sua habitação.

Para perceber melhor o que torna uma casa inteligente mais segura é a combinação de várias funcionalidades. Por exemplo, através da domótica pode:

  • Controlar o sistema de segurança através de câmaras de vigilância inteligentes. É possível aceder a estas câmaras em tempo real 24 horas por dia.
  • Integrar o controlo de acesso de uma ou mais portas. Consoante o sistema, o acesso pode apenas ser permitido através de cartões, etiquetas de proximidades, entre outros sistemas mais seguros.
  • Verificar se uma porta ficou trancada ou ser notificado quando esta ação foi esquecida.
  • Colocar sensores de intrusão, que permitem detetar a presença de intrusos quando não devia estar ninguém em casa. Assim que estes sensores são ativados, será notificado de uma possível intrusão.

Contudo, não é apenas o investimento em funcionalidades associadas a equipamentos de segurança que podem evitar assaltos. Embora a identificação de sistemas de segurança ou videovigilância mantenham alguns assaltantes à distância, existem outros fatores dissuasores que a domótica pode proporcionar.

De acordo com alguns conselhos das autoridades, quando se ausenta por períodos mais longos de casa, a iluminação artificial pode afastar os assaltantes da sua habitação. E neste aspeto uma casa inteligente é mais segura. Afinal, pode programar a iluminação, controlar os estores da sua habitação e até colocar música para simular que está alguém casa.

A domótica e a segurança além dos assaltos

Além dos assaltos, uma casa inteligente é mais segura em outros aspetos que colocam em perigo a sua vida e os seus bens. Isto porque pode personalizar toda a sua casa consoante as suas necessidades de segurança.

Por exemplo, a domótica permite-lhe instalar sensores de fumo e detetar um incêndio. Mas não só. Também é possível:

  • Detetar fugas de gás;
  • Cortar automaticamente o gás em caso de alarme;
  • Cortar a água perante uma inundação ou fuga.

Ler mais: Eficiência no consumo de energia e água: Como e porquê?

Outro dos pontos importantes a reter é que, quando afirmamos que uma casa inteligente é mais segura, há certos pormenores que deve considerar. Embora a tecnologia seja uma aliada da nossa segurança, quando esta não está devidamente protegida, pode ficar suscetível a cibercrimes.

Por isso, antes de optar por um serviço de domótica, deve informar-se sobre o nível de segurança que a empresa garante perante ataques de hackers ou cortes energéticos.

Por último, dado que uma casa inteligente é gerida, normalmente, por via de uma aplicação móvel, o acesso a esta aplicação deve ser assegurado através de uma VPN (Virtual Private Network), que é uma rede privada virtual. Se esta for segura, todos os seus dados estão devidamente protegidos, o que aumenta significativamente a sua segurança.

Ler mais: Torne a sua casa numa Smart Home e reduza a sua despesa energética

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.