Habitação

Como tirar partido de uma casa inteligente

Já pensou no que a domótica pode fazer por si? Descubra várias opções para transformar o seu lar numa casa inteligente.

Joana Cidades Joana Cidades , 24 Setembro 2020

Já pensou em tudo o que a sua casa pode fazer por si? Há uma série de aparelhos e aplicações que transformam qualquer lar numa casa inteligente, por diferentes preços. No fim do dia, as tarefas domésticas são facilitadas, vai sentir maior conforto na sua casa e vai ficar com mais tempo livre para si.

As soluções para criar uma casa inteligente, com sistemas automáticos e ligados entre si, já nos acompanham há algum tempo. As opções de domótica têm sido alvo de extremas melhorias para facilitar o nosso dia a dia.

Desde opções digitais para controlar a TV ou as luzes, até pôr a máquina da roupa a lavar ou verificar o trinco da porta de casa, há uma variedade de produtos para qualquer carteira capazes de tornar uma casa inteligente.

camara de vigilancia em casa

Assistentes em alta voz

Além de podermos ter os assistentes virtuais nos nossos smartphones, podemos também aproveitar a sua ajuda com aparelhos em alta voz. 

Estes speakers, como Amazon Eco, a Google Home ou a Apple Home Pod, funcionam por Bluetooth e contêm o seu próprio assistente. Estes pequenos ajudantes auxiliam numa série de ações com recurso ao sistema de Inteligência Artificial.

Ativados por voz, eles respondem a perguntas ou concretizam comandos. Pode, por exemplo, perguntar sobre uma receita para o seu jantar, questionar sobre o estado do tempo, ditar uma mensagem para enviar a alguém, telefonar a uma pessoa nos seus contactos, entre muitas outras ações.

Eletrodomésticos inteligentes

Há vários eletrodomésticos robotizados que nos podem auxiliar nas tarefas, criando uma casa inteligente. Robôs de cozinha confeccionam refeições, disponibilizando até receitas online com todos os ingredientes e medidas para dar certo. Aspiradores autónomos circulam pelas divisões sem necessidade de fios ou controlo mantendo a sua casa limpa sem esforço ou ruído, chegando aos sítios mais recônditos.

Além disso, também grandes eletrodomésticos facilitam o tempo das tarefas domésticas. As máquinas de lavar loiça ou roupa podem agora ser programadas, tanto diretamente no display como através do smartphone, para iniciarem ou terminarem ciclos de lavagem a determinadas horas. Com estas opções, poupa tempo e economiza na tarifa de energia ao escolher o horário mais conveniente para os ciclos de lavagem.

pessoa a segurar um dispositivo inteligente da amazon

Controlo à distância numa casa inteligente

Outra invenção tecnológica que torna qualquer casa inteligente é o controlo remoto. Este foi um avanço importante que surgiu nos anos 50 com o comando das televisões, estendendo-se à aparelhagem de música ou aos portões de garagem. Agora temos também esse controlo nos nossos smartphones, com aplicações, e com outros aparelhos. O Google Chromecast, por exemplo, é um dispositivo que se liga via USB à televisão e permite sincronizar o smartphone, projetando o que se queira na TV e executando ordens através da voz. 

Segurança e comodidade

Com estas soluções digitais ao alcance dos nossos dedos, torna-se mais simples manter o controlo de uma série de comodidades em casa.

Um dos aspetos mais relevantes é a segurança da nossa casa. Através de aplicações no smartphone, é possível verificar se trancamos a porta de casa, aceder às câmaras de vigilância e perceber o que se passa em tempo real.

Há ainda outros comandos remotos que controlam vários elementos da casa num só aparelho, como o comando universal Logitech Elite, que centraliza num só comando o controlo de muitos aparelhos.

Com estas soluções, pode de forma descontraída controlar elementos que melhoram a vivência e o conforto da sua casa, como a luminosidade da casa, aumentar ou diminuir a temperatura do aquecimento ou subir e fechar estores elétricos.

É possível transformar o seu lar numa casa inteligente, com maior ou menor budget. O que é certo é que estas novidades não param de surgir, vieram para ficar e facilitar o nosso dia a dia.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)