O novo entrevistado para a rubrica “Dentro da carteira de…” é o Artur Mariano, analista de imobiliário na Empiricus Portugal, através da ArrowPlus (da qual é co-fundador) e investidor em Imobiliário há mais de dez anos. Venha conhecê-lo melhor nesta entrevista.

Artur Mariano é engenheiro de formação e doutorado em matemática aplicada pela Universidade Técnica de Darmstadt, uma das mais reputadas do mundo na área, tendo vários artigos científicos publicados em revistas e conferências de relevo mundial.
Recentemente publicou também um livro – “Investir em Imobiliário: do 0 ao Milhão“.

Quem é o Artur Mariano?

Sou engenheiro de formação mas apaixonado por empreender, criar sistemas novos, melhores produtos e valor.

E embora tenha trabalhado como engenheiro e dado aulas na universidade onde obtive o meu doutoramento, hoje reparto o meu tempo entre a investigação científica e a análise imobiliária para consultoras, depois de anos de experiência no setor como consultor, analista e investidor. Considero-me um empreendedor porque criar valor é das coisas que mais gosto de fazer, porém nunca consegui desligar-me na minha outra paixão, a ciência.

Nome, profissão?

Artur Mariano. Investigador científico e analista de imobiliário.

Fale-nos um pouco acerca dos seus projectos.

Até ser completamente insustentável, não vou deixar de fazer investigação científica, porque tenho uma enorme paixão pela ciência. Simplesmente sou apaixonado pelo conceito de pegar num problema difícil de extremo relevo e ser o primeiro no mundo a resolvê-lo e a publicar uma solução para o mesmo.

Porém, quando co-fundei a ArrowPlus, depois de anos de experiência no sector, o nosso objectivo foi torná-la na maior consultora imobiliária do país, mas com uma vertente didática muito forte, chegando a todos os investidores imobiliários, incluindo aqueles que querem começar e estão perdidos. Como parte dessa missão, desenvolvemos produtos didáticos que ajudam os investidores, dos iniciantes aos experientes. Dessa linha faz parte o meu livro “Investir em Imobiliário: do 0 ao Milhão“, que esperamos ser uma resposta cabal à falta de informação em investimento imobiliário em Portugal.

Na ArrowPlus, além de contribuir com o meu livro (sendo provável que escreva outros), contribuo com material para o blog e textos de opinião, além de ajudar nos planos estratégicos da empresa como accionista, nas reuniões trimestrais.

O que o levou a criar um blog sobre finanças/finanças pessoais?

O blog da ArrowPlus fala maioritariamente sobre imobiliário e investimento imobiliário, porém é a nossa intenção que fale sobre todos os tópicos ligados a finanças e finanças pessoais.

Foi essencialmente uma consequência prática dos pedidos feitos pelos nossos clientes. E como na ArrowPlus sou eu hoje quem mais escreve, por participar muito nas operações restantes, e por ser o maior acionista, acabo por ser eu a cara da empresa.

Faz algum controlo de custos ou planeamento mensal do seu dinheiro? Como?

Cada vez menos, mas se me perguntasse há 7 ou 8 anos quais eram os meus rendimentos e custos eu sabia dizer ao cêntimo.

Hoje, por falta de tempo, abordo esta questão de uma perspetiva muito “macro”. Sei quanto ganho na minha esfera pessoal, e tenho uma ideia de quanto gasto, mas deixei de controlar as coisas como fazia antes. Como bom amante da literatura de finanças pessoais americana, cheguei a escrever todas as minhas despesas durante meses, para perceber para onde iria o meu dinheiro. Depois um amigo que também já vos deu uma entrevista falou-me do Boonzi, que usei igualmente.

Hoje considero que é mais relevante, dada a minha situação, gerir de uma forma mais grosseira, focando o meu tempo em re-negociar constantemente a minha dívida (que, por ter vários investimentos imobiliários, é alta) e optimizar os lucros do meu portfolio.

Fale-nos sobre o seu plano. Em que consiste e o que está a fazer para atingir esse objectivo?

Actualmente estou focado, a esse nível, em fazer crescer o meu portfolio imobiliário para centenas de fracções, mas desde a criação da ArrowPlus que os meus planos pessoais ficaram um pouco de parte. Hoje estou bem mais focado em ajudar a ArrowPlus a crescer como consultora e atingir a visão que nós temos para ela (que é muito grande, para ser franco). E embora eu praticamente só contribua com material e pareceres esporádicos, uma vez que ainda estou focado na investigação científica, a verdade é que o planeamento da empresa também passa por mim e esse consome-me todo o meu tempo pós-laboral.

Se encontrasse uma nota de 500€ o que faria com o dinheiro?

Boa pergunta, não tenho bem a certeza. Iria pagar-me o almoço do dia, pagar o almoço a alguém que precisasse mais do que eu, e possivelmente comprar algumas “penny stocks” ou algumas acções a bom preço.

Qual foi o melhor investimento que já fez?

Alguns dos meus imóveis estão mais ou menos ao mesmo nível no que diz respeito a nível de investimento. Por isso, terá sido um deles. 😉

Quer partilhar uma dica de poupança?

Negociar créditos bancários, livrar-se de cartões de crédito e só pedir dinheiro emprestado se valer a pena (por exemplo para investir em imóveis).

O dinheiro para si é…?

A possibilidade de criar valor para outros. O meu objectivo na vida é criar mais valor do que o que absorvo.

Qual é o seu pecado? De que não consegue abdicar para poupar?

Imobiliário. Como analista experiente não posso quebrar as regras do investimento imobiliário, mas já aconteceu duas vezes envolver-me emocionalmente com imóveis e comprá-los por esse motivo. Eu estava consciente do que estava a fazer, mas não consegui abdicar disso.

Que extravagância faria lhe saísse o Euromilhões?

Escalaria os meus objectivos em 100x. Possivelmente contraria uma equipa de assistentes full-time, para que me pudessem ajudar com os objectivos que criaria. Iria repartir esse capital por vários investimentos, incluindo o meu portfolio imobiliário, a ArrowPlus, e financiaria os projectos que a ArrowPlus tem em mente, fazendo com que não fosse preciso financiamento externo (que esperamos que aconteça em 2019/2020).

Esperamos que tenha gostado desta entrevista com o Artur Mariano e que não deixe de espreitar o blog da ArrowPlus e o livro “Investir em Imobiliário: do 0 ao Milhão“.

Espreite aqui as entrevistas anteriores da rubrica “Dentro da carteira de…”:

Dentro da carteira de… Mariline Pinto, autora do Contas à Vida 360º

Dentro da carteira de… Benjamin Davis, autor de “From Cents to Retirement”

Dentro da carteira de… Krystel Leal, autora do Nomadismo Digital Portugal

Dentro da carteira de… Janine Medeira, autora do Poupadinhos e com vales