Finanças pessoais

5 gadgets que ajudam a poupar a curto, médio e longo prazo

É adepto das novas tecnologias? Ou simplesmente pretende poupar no final do mês? saiba como com estes 5 gadgets.

Hoje em dia existem inúmeros gadgets que o podem ajudar a poupar uma quantia significativa nas faturas da água, eletricidade e até no gás. E, a verdade, é que ainda existem muitas pessoas que desconhecem os avanços da tecnologia e os benefícios que pequenos gadgets têm na hora de implementar ou mudar hábitos de consumo.

Por isso, que neste artigo, decidimos apresentar-lhe 5 tipos de gadgets que ajudam a poupar algum dinheiro, mas também o podem auxiliar na hora de perceber quanto é que consome de água ou de luz em tarefas e atividades essenciais da sua rotina.

Leia ainda: Domótica: conheça esta tendência das casas do futuro

1. Tomada inteligente com controlo remoto

Eletrodomésticos mais eficientes e fáceis de reparar em 2021: Quanto pode poupar?
Ler mais

Para muitas pessoas, as tomadas inteligentes são um gadget já conhecido e bastante útil no dia a dia. No entanto, para quem não conhece este produto, não é difícil explicar as vantagens que ele pode ter na sua vida, mas também no impacto que pode ter na sua fatura da eletricidade.

Atualmente existem diversos tipos de modelos de tomadas inteligentes à venda, tendo umas mais funcionalidades que outras. Contudo, regra geral, as tomadas inteligentes são adaptadores que se conectam às tomadas e funcionam através do wi-fi da sua casa. Dependendo do modelo, cada tomada inteligente pode ser controlada através de uma aplicação para o seu smartphone ou até pode conectar a mesma com assistentes de voz, como a Alexa, Google Home, etc.

Já em termos de funcionalidades, uma tomada inteligente permite-lhe a criação de mapas de uso, com horários e perfis de utilização. Ou seja, pode facilmente definir a que horas pretende que a sua tomada deixe de fornecer energia ou comece a fornecê-la. Esta simples funcionalidade permite-lhe não ter aparelhos em stand by ou ligados à corrente quando não está a utilizar os mesmos. E parecendo que não, em muitas casas, estas simples operação permite diminuir o consumo energético significativamente. Mas se quiser ter uma noção do mapa de consumo elétrico, muitas destas tomadas inteligentes dispõem de relatórios de desempenho e perfis económicos. Ao estar a par do seu consumo ou ao estabelecer um perfil pretendido vai facilmente adotar boas práticas de consumo, sem ter que se esforçar muito para tal.

O valor destas tomadas varia bastante consoante o modelo e a marca, mas também conforme as funcionalidades que a mesma dispõem. Por isso, caso pretenda investir neste tipo de tomada, aconselhamos que consulte todas as caraterísticas do produto, de forma a perceber se é a melhor opção para as suas necessidades.

2. Sistema de iluminação inteligente

Tal como as tomadas inteligentes, um sistema de iluminação inteligente permite controlar as luzes de sua casa de forma remota através de uma aplicação para o seu smartphone. No entanto, existem diversos tipos de sistemas de iluminação inteligente, sendo uns de valor bastante elevado que permitem controlar e automatizar o consumo de todas as luzes da sua casa. Contudo, hoje em dia também existem opções mais acessíveis, de rápida sincronização e compatíveis também com assistentes de voz.

Para quem tem a tendência de deixar as luzes de algumas divisões ligadas, muitos destes sistemas permitem facilmente o controlo até 50 lâmpadas compatíveis com este gadget. Ao aceder à aplicação, pode facilmente perceber que luzes estão ligadas, desligar as que quiser ou simplesmente ajustar a intensidade a partir do seu telefone.

Por fim, a maioria destes sistemas permite escolher entre uma iluminação fria, apropriada para ler ou para tarefas que exigem uma melhor iluminação, ou uma luz quente, para por exemplo ver televisão. Ao conseguir gerir as luzes de sua casa a partir do seu telefone, pode facilmente evitar desperdícios energéticos e também poupar na sua conta de luz no final do mês.

3. Gadgets que ajudam a poupar na conta da água

No caso de ter interesse por gadgets que ajudam a poupar na conta de água de sua casa, saiba que hoje em dia existem algumas opções no mercado. Desde os chuveiros ecológicos aos inteligentes, redutores de água, e até contadores de água que gastou no banho. No caso dos chuveiros inteligentes é possível programar a temperatura da água que deseja e o tempo máximo para o seu banho. Alguns destes chuveiros permitem esta programação até 5 pessoas, e ainda têm disponíveis funcionalidades de lembretes através de bipes, que lhe lembram que já passam x minutos desde que está a tomar banho. Por fim, muitos destes produtos permitem ainda ter acesso a uma relatório de consumo, de forma a ter a noção de quanto é que gastou no seu banho.

Já no caso dos chuveiros ecológicos, existem atualmente diversas versões no mercado, sendo umas mais focadas numa poupança e purificação da água e outras na própria saúde da pele. Contudo, a maioria destes chuveiros filtram a água, diminuindo o nível de cloro e minerais prejudiciais, libertam iões negativos e aumentam consideravelmente a pressão de água. Segundo a descrição da maioria destes produtos disponíveis no mercado, é possível uma poupança de água até 50 ou 60% dependendo do chuveiro.

Mas se o seu interesse passar por apenas reduzir a quantidade de água em algumas torneiras, pode optar por adquirir um redutor de caudal. Existem vários redutores de caudal à venda em Portugal, que permitem facilmente reduzir a quantidade de água que gasta. Afinal, estes redutores têm a capacidade de reduzir a quantidade de água que passa e substituírem a mesma por ar, sem que perca a pressão. Caso pretenda apenas ter uma noção do consumo de água, existem alguns contadores que podem ser colocados nas torneiras ou no fundo de uma banheira e indicam a água consumida.

4. Aquecer a água fria sem usar o seu esquentador ou não desperdiçar água enquanto esta aquece

Embora alguns destes gadgets ainda não estejam à venda em Portugal, algumas marcas têm investido em pequenos gadgets que permitem aquecer a água fria de uma torneira, sem ter que ligar o seu esquentador. Os preços destes gadgets variam bastante consoante a sua potência e própria eficiência energética, mas existem modelos mais baratos, que oferecem alguma eficácia, principalmente se o uso não for recorrente ou durante um longo período de tempo. É importante esclarecer que embora este tipo de gadget permita reduzir o consumo do gás, se a sua eficiência energética não for a melhor, pode trazer-lhe algumas surpresas na conta da eletricidade. Contudo, para algumas pessoas que não disponham de água quente em algumas torneiras, pode ser uma solução interessante de ser analisada.

Saiba como ter ajuda do Estado para tornar a sua casa mais sustentável
Ler mais

Por fim, também podemos deixar uma sugestão de um gadget que é uma invenção 100% nacional, patenteada e premiada. A Aqva More lançou um sistema que vai permitir ao seu consumidor que, quando abra a torneira para tomar banho, a água saia apenas quando já estiver quente. Ou seja, este sistema nacional permite evitar o desperdício de água que existe na maioria das habitações, enquanto se espera por uma temperatura ideal da água para tomar banho. Segundo a marca portuguesa, este sistema funciona com dois módulos, um na caldeira/esquentador e outro na torneira, e numa habitação com 4 pessoas, o desperdício de água anual sem este sistema pode atingir os 20 mil litros.

5. Poupar tempo e dinheiro com os robots de cozinha

Não é novidade que os robots de cozinha são bastante práticos, reduzem o tempo que se passa a cozinhar e eliminam a necessidade de ter inúmeros utensílios de cozinha. Mas, quando falamos de poupança, existem outros fatores a ter em conta. Por exemplo, para quem gosta de confecionar alimentos, estes robots reduzem a necessidade de comprar diversos produtos alimentares que faziam parte da nossa lista de compras, e agora são feitos de forma caseira. E para além de saber exatamente o que está a ingerir, por norma, esta mudança também representa uma pequena poupança nas suas compras.

Outro pormenor interessante a ter em atenção, é que quem segue receitas e planeia a sua ementa a longo prazo tem a possibilidade de poupar bastante nas suas compras de supermercado. Afinal, quando não se tem a noção exata daquilo que vamos precisar, mesmo que façamos uma lista, existe sempre a possibilidade de haver um maior desperdício alimentar. Ao saber por exemplo que vai precisar de x tipo de legumes, carne, peixe, fruta, etc., pode comprar apenas aquilo que realmente precisa e deixar de gastar dinheiro em produtos congelados ou em excessos de quantidades que depois vão para o lixo.

Claro que estes robots são um investimento elevado e o retorno de uma poupança será a longo prazo. Contudo, para quem estiver a ponderar adquirir um robot de cozinha, pode colocar estes fatores na sua lista de prós e contras, para o ajudar a decidir.

Leia ainda: Um guia para poupar no supermercado: melhores compras, mais poupança

Antes de adquirir gadgets faça contas e perceba se é um bom investimento para si

Embora muitos destes gadgets que aqui referimos possam reduzir algumas das suas despesas, a verdade é que dependendo do produto em questão, pode ser necessário fazer um investimento um pouco mais elevado. E por isso mesmo, deve sempre fazer contas, de forma a perceber se vale realmente apena fazer esse esforço financeiro para a utilidade que o mesmo terá no seu dia a dia.

Caso pretenda recorrer ao seu cartão de crédito para aquisição de um gadget de valor mais elevado, lembre-se das boas práticas que existem para não correr riscos desnecessários de endividamento. Ou seja, tenha sempre em mente que, caso seja possível, o montante da sua compra deve ser pago a 100% ou no mínimo de prestações possíveis, para não ser penalizado com juros elevados.

A verdade é que a tecnologia pode trazer inúmeros benefícios na hora de poupar, mas também existem outras formas de reduzir e otimizar os seus consumos, para gastar menos a curto, médio e longo prazo.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #gadgets,
  • #poupar dinheiro,
  • #poupar em casa,
  • #poupar nas faturas de água e luz,
  • #produtos tecnológicos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)