Se é adepto das novas tecnologias, veja como algumas apps podem-no ajudar a poupar tempo (e dinheiro) no seu dia-a-dia.

Quer esteja a trabalhar ou de férias, as apps no seu smartphone podem ajudá-lo a poupar em transportes, comida ou lazer.

Quando se trata de poupança em viagens, há sempre dicas que o podem ajudar a poupar ao longo do ano, para que nesta altura não tenha de fazer grande ginástica orçamental para concretizar os merecidos dias de descanso.

Se em janeiro devemos planificar as nossas finanças para conseguirmos poupar, em maio podemos já está a abdicar de algumas das coisas que pareciam essenciais no início do ano, para amealhamos mais um pouco, para as merecidas férias, ou gastos extra que possam surgir.

Seja para gestão doméstica, sejam alternativas, por exemplo, ao ginásio, a tecnologia tem-se revelado uma boa aliada no que respeita à poupança. A criação de aplicações para os mais diversos fins são um bom exemplo de como a tecnologia está do seu lado, a ajudar a equilibrar a sua balança financeira.

A fim de garantir que está a par das últimas tendências tecnológicas reunimos neste artigo, algumas apps para usar no dia-a-dia que o vão ajudar na sua gestão financeira.

Transportes

Andar de transportes públicos é uma solução acessível e prática para muita gente. No entanto, pode também ser um verdadeiro pesadelo, com atrasos, trânsito o devido à necessidade de usar transportes combinados.

Para ultrapassar alguns dos desafios que andar de transportes públicos pode representar experimente uma das 3 aplicações que lhe sugerimos:

a) Moovit: Transportes Públicos: esta aplicação é gratuita e permite-lhe combinar vários percursos de acordo com o seu ponto de partida e o seu destino. Com a Moovit tem sempre no bolso os horários atualizados do metro e autocarros, bem como informações referentes a alterações de percursos ou perturbações na circulação. Pode ser usada em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal, bem como em vários países desde a Rússia (Moscovo) até ao Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo).

b) Citymapper: disponível em Lisboa e noutras cidades do mundo como São Paulo, Barcelona, Roma, Nova Iorque, entre muitas outras, permite que saiba quais as melhores opções para chegar ao seu destino, para além de lhe permitir aceder aos seus mapas sem necessidade de estar ligado à Internet.

c) Waze: Quando está na estrada, seja em férias ou não, a Waze pode ser uma boa sugestão para poupar tempo e dinheiro, já que esta app disponibiliza em tempo real informações sobre o estado do trânsito, posto de combustível mais baratos, operações stop e outros alertas úteis para quem anda na estrada.

Lazer

Seja para pesquisar ou reservar restaurantes, ou para planear a sua viagem, há uma série de apps que lhe garantem todas as informações que necessita a qualquer momento e à distância de um deslizar de dedo, como ainda o podem ajudar a poupar uns trocos enquanto se diverte.

a) The Fork: Para os amantes de gastronomia, o The Fork pode ser um bom aliado quando se trata de procurar/reservar restaurantes. Com esta aplicação estará a par dos restaurantes disponíveis perto de si, podendo pesquisar por tipo de comida, local, tipo de jantar, etc., enquanto tem disponíveis as respectivas ementas e preços. Para além disso, esta aplicação permite reservar um restaurante, enquanto acumula pontos que são traduzidos em descontos, além de ofertas até 30% de desconto em alguns restaurantes.

b) Eventbrite: Esteja a par de todos os eventos perto de si – concertos, peças de teatro, feirinhas com o Eventbrite. Para além de poder criar os seus próprios eventos, divulgá-los, vender bilhetes e controlar toda a organização. Dentro do mesmo género existe outra app que o coloca a par de todos os eventos a decorrer perto de si – Meetup.

Desporto

A febre das aulas de desporto em através de VHS tinha ficado esquecida nos anos 80, nos tempos áureos de Jane Fonda como professora de ginástica. Agora com as novas aplicações, fazer desporto não necessita obrigatoriamente de uma ida ao ginásio.

a) Google Fit: pode monitorizar os seus treinos de acordo com os objetivos que estabeleceu e ver as estatísticas em tempo real, para além de ser possível obter sugestões personalizadas para melhorar a sua atividade física.

b) Runtastic: Se atividades ao ar livre, como corrida, são o seu forte, a Runastic pode ser uma excelente aliada nos seus treinos. Com esta app, pode monitorizar os treinos em tempo real e adaptá-los de acordo com os seus objetivos, para além de receber motivação do seu treinador virtual.

c) Virtual Trainer Bodyweight: Para trabalho mais localizado a app disponibiliza mais de 100 vídeos de exercícios que prometem tonificar as zonas mais difíceis. Do mesmo género a app Desafio Fitness 30 dias oferece-lhe um treino gradual, por níveis, com imagens e descrição dos exercícios, bem como o tempo que os deve executar.

d) Yoga Studio: Também para os adeptos de yoga existem aplicações, que através de vídeos e de bibliotecas de posições, ajudam iniciados e não só, a praticarem yoga, como é o caso do Yoga Studio: Mind & Body.

Ler mais: 7 formas de praticar exercício gratuitamente em 2018

Gestão doméstica (alimentação, finanças pessoais, casa)

Falar de poupança obrigatoriamente é falar de gestão doméstica. Uma boa gestão da economia familiar é meio caminho andado para assegurar uma poupança considerável no final do mês.

a) Boonzi: a aplicação do doutor finanças, permite-lhe registar com rapidez todos os seus movimentos financeiros (despesas/receitas). Com estes registos, e tendo todas as suas contas bancárias centralizadas na aplicação, consegue rastrear todos os seus gastos, perceber exatamente onde gasta mais, e consequentemente onde pode poupar.

b) Meu Carro: ter carro representa um peso significativo no orçamento familiar. A aplicação Meu Carro ajuda-o na gestão dos gastos associados ao seu veículo – uma vez que lhe permite anotar as despesas de abastecimento e manutenção do veículo, enquanto o avisa quando necessita de pagar o imposto de selo, ou ir à revisão.

c) KuantoKusta: Apps como o Kanto Kusta podem ser excelentes aliados para poupar. Esta app compara os preços de vários produtos com venda online (desde colchões, a material informático e eletrodomésticos, assegurando que compra o mais barato do mercado. Agora com o Kanto Kusta Supermercados, poder comparar preços em vários supermercados (grandes retalhistas) enquanto gere a sua lista de compras.

Para além destas aplicações que podem ser muito úteis no seu dia a dia, deixamos-lhe mais uma dica que vai ajudá-lo a monitorizar mais facilmente as suas contas e gastos: instale a app do seu banco no seu telemóvel.

Com o Homebanking, conseguirá consultar o seu extrato bancário sempre que quiser, fazer pagamentos e transferências a partir de qualquer lugar. Como vê controlar as suas despesas é cada vez mais simples e intuitivo. Aproveite o que a tecnologia lhe oferece e experimente algumas destas aplicações, faça as contas no final do mês e verifique como compensam.

Ler mais: Apps para poupar tempo e dinheiro

Etiquetas:

desporto poupanças