Carreira e Negócios

ATGO: Como funciona a aplicação das Finanças para recibos verdes

A ATGO é uma aplicação para telemóveis que se destina aos trabalhadores que emitem recibos verdes. Saiba como funciona.

Carreira e Negócios

ATGO: Como funciona a aplicação das Finanças para recibos verdes

A ATGO é uma aplicação para telemóveis que se destina aos trabalhadores que emitem recibos verdes. Saiba como funciona.

Já ouviu falar na ATGO? Foi lançada recentemente pela Autoridade Tributária e é uma aplicação (app) para telemóveis que permite aos trabalhadores que emitem recibos verdes realizarem determinadas operações e consultarem informação relacionada com a sua atividade.

Neste artigo, reunimos as principais características da nova aplicação das finanças, bem como as suas funcionalidades.

ATGO, em que consiste e a quem se destina?

A ATGO – Gestão Integrada de Atividade é uma aplicação ainda muito recente que pretende ser simples e intuitiva e que, por isso, está em fase de aperfeiçoamento e de ajustes. Assim, esta app destina-se a trabalhadores independentes, sem contabilidade organizada que emitem recibos verdes.

Se é o seu caso, pondere descarregar esta aplicação, pois pode simplificar-lhe a vida, uma vez que lhe permite realizar operações através do telemóvel que anteriormente apenas poderia efetuar no portal das finanças.

A ATGO está disponível em IOS e Android.

A Autoridade Tributária está a trabalhar em novas funcionalidades para a aplicação. Contudo, para já, esta app permite as seguintes operações:

  • consultar os dados da atividade;
  • emitir e anular recibos, faturas e faturas-recibo;
  • consultar estatísticas relativas à evolução da atividade.

Dados da atividade

Desde logo, nesta aplicação, pode consultar os dados referentes à sua atividade, nomeadamente, o estado (se está aberta ou fechada), data em que a mesma teve inicio, qual o regime de IVA e IRS, qual a designação da atividade e os respetivos CAE (Código de Atividade Económica) e CIRS (tabela de atividade do Código de IRS).

Leia ainda: IRS: taxas de retenção na fonte nos recibos verdes

Recibos e faturas

Por outro lado, a ATGO permite-lhe emitir e anular recibos, faturas e faturas-recibo tal como faz atualmente no Portal das Finanças. Consegue igualmente consultar todos os documentos já emitidos. Pode efetuar a pesquisa através do número do documento ou do NIF.

A aplicação permite-lhe ainda guardar os dados de clientes, nomeadamente nome, NIF e morada. Desta forma, quando emitir nova fatura ou recibo para um determinado cliente cujos dados já estejam guardados, não necessita de os preencher.

Após a emissão do documento, consegue visualizá-lo em formato PDF e pode enviá-lo diretamente para o cliente por e-mail ou por uma aplicação de mensagem, como por exemplo, o WhatsApp ou o Telegram.

Através da ATGO pode ainda classificar ou reclassificar despesas relativas à sua atividade.

Leia ainda: Recibos verdes: quem está isento de contribuições à Segurança Social

Estatísticas

Com esta app pode consultar a qualquer momento o total dos seus rendimentos, bem como as despesas referentes à atividade desenvolvida.

Pode também consultar os valores acumulados de IVA, IRS e imposto de selo, caso se apliquem.

Se tiver mais do que um código de atividade (CAE) permite-lhe igualmente consultar os rendimentos obtidos em cada um deles. Consegue também verificar o rendimento obtido por cada CIRS.

A estas funcinalidades acresce a possibilidade de visualizar o TOP 5 dos clientes. Ou seja, vai conseguir saber qual o rendimento que obteve de cada um dos seus cinco melhores clientes e qual o peso que cada um teve no seu rendimento total.

Por último, consegue também comparar a evolução dos seus rendimentos e das despesas que teve com a atividade ao longo de um determinado período de tempo. Esta informação é extremamente visual, uma vez que é disponibilizada através de um gráfico. Pode igualmente comparar esses dados com um período homólogo. Por exemplo, é possível comparar os rendimentos e as despesas que teve em 2021 com os mesmos dados relativos a 2020.

Leia ainda: Recibos verdes ou unipessoal: que regime escolher?

Funcionalidades da ATGO no futuro

A Autoridade Tributária já fez saber que se encontra a preparar novas funcionalidades para instalar na aplicação. Uma delas pode passar pela criação de uma agenda ou alertas.

Assim, recordamos que esta aplicação está em fase de ajustes e aperfeiçoamentos. Logo, quando descarregar a ATGO deve reportar à Autoridade Tributária as incidências que venha a encontrar ou sugestões de melhoria. A Autoridade Tributária está a responder aos comentários dos utilizadores no Google Play.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.