Contas bancárias

Perdeu o cartão multibanco? Saiba o que deve fazer

Saiba neste artigo o que fazer no imediato se perdeu o seu cartão multibanco, bem como prevenir outra situação assim.

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Perdeu o cartão multibanco? Saiba o que deve fazer

Saiba neste artigo o que fazer no imediato se perdeu o seu cartão multibanco, bem como prevenir outra situação assim.

Foi a pagar alguma coisa e apercebeu-se de que o seu cartão multibanco não estava na carteira? Não sabe onde o perdeu? Não se preocupe: se agir com brevidade, pode não sofrer consequências

Perder o cartão multibanco é sempre uma situação chata, mas que pode acontecer a qualquer um. No entanto, saiba que existe solução para que o seu cartão não seja indevidamente utilizado, e para que não tenha custos com o seu cancelamento ou emissão de um novo. 

Vejamos então os vários passos que deve seguir numa situação destas

Tente identificar onde perdeu o cartão 

Se não sabe do seu cartão multibanco, o primeiro passo antes de se começar a afligir, é fazer uma retrospetiva para perceber onde pode ter perdido o cartão em primeiro lugar. 

Pode tê-lo deixado nalgum lado, como uma loja ou um restaurante, onde o possam ter guardado por si. Por isso, se já procurou o cartão nos seus pertences e não o encontra, vá a todos os locais onde esteve para verificar se não o pode ter deixado nalgum.  

Se o cartão também não se encontrar em nenhum desses locais, está então na altura de realizar o próximo passo

Leia ainda: Cartão retido no multibanco: Saiba quais são os procedimentos a seguir

Informe de imediato o seu banco 

Assim que perceber que o cartão está mesmo perdido, informe de imediato o seu banco.  

Para contactar o banco, deve ter à mão o número do cartão e a data de validade. Pode encontrar os números de urgência para que contacte o banco relativamente ao cancelamento do seu cartão no site do banco ou ainda no site do Banco de Portugal. Também tem a opção de contactar a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS). 

Isto vai prevenir que, caso alguém encontre o cartão e o utilize indevidamente, não seja você responsabilizado por esses movimentos. Pois caso não informe logo o seu banco, pode ter de pagar esses montantes movimentados indevidamente até um máximo de 50 euros. Se for uma situação de atuação fraudulenta, de incumprimento deliberado das suas obrigações ou de negligência grosseira, o montante pode ser superior a 50 euros. 

Assim, o banco anula o cartão no momento, o que o torna logo inutilizável, e envia-lhe um novo cartão sem qualquer custo. Porém, o novo cartão pode demorar até duas semanas a chegar, pelo que, se precisar de um cartão com uma maior brevidade, pode pedir ao seu banco um cartão provisório, neste caso já com um custo de cerca de 6,5 euros, com validade de três anos. 

Leia ainda: Pagamentos por Multibanco: porquê um limite mínimo?

O cartão que perdeu é contactless? Verifique já os movimentos 

Como, hoje em dia, muitos dos cartões multibanco são já contactless e só é necessário colocar o código em compras iguais ou superiores a 50 euros, neste caso é preciso ainda uma maior atenção

Ou seja, se o cartão multibanco que perdeu era contactless, deve agir o mais depressa possível que conseguir para informar o seu banco da perda. E deve, entretanto, ir verificando os movimentos bancários caso tenha a aplicação do seu banco e acesso a essa informação online

Isto porque é muito fácil, para alguém que encontre o cartão e fique com ele, fazer vários pagamentos com ele no imediato, sem qualquer suspeita ou dificuldade. Sendo que é só encostar o cartão à máquina de multibanco para pagar algo sem fornecer quaisquer dados ou informações

Contudo, deve estar atento aos movimentos do seu cartão na mesma caso tenha sido cancelado, e seja ou não contactless, nos dias seguintes ao anulamento do mesmo, para verificar se não ocorreu nada de errado e o cartão não é mesmo utilizado

Avalie um plano de proteção de cartões para prevenir

Atualmente, já existem alguns bancos que dão a possibilidade de realizar um plano de proteção de cartões que o protegem nestas situações, como se fosse um seguro. Pode fazê-lo quer tenha um cartão multibanco de débito ou de crédito.  

Com este plano, beneficia de proteção total do seu cartão em situações de perda, roubo ou extravio; acompanhamento de 24h todos os dias do ano; cancelamento automático do cartão; substituição imediata do cartão e zero custos na emissão de um novo cartão. 

Pode aderir a este plano através da linha telefónica da Card Protection Plan (CPP), através do número +351 213 228 228. Após o contacto, vai ser-lhe enviada uma proposta com todas as condições e, depois de confirmar, fica com o seu plano ativo. 

Caso lhe aconteça uma destas situações, neste caso, a perda do cartão, se tiver este plano ativo, caso seja residente em Portugal, basta contactar o seguinte número: 800 242 628. Ou se for residente no estrangeiro: +351 707 780 020. A partir daí, a CPP trata de contactar o seu banco para proceder ao cancelamento do mesmo no imediato e esclarece como pode pedir a emissão de um novo cartão. 

Leia também: Perdeu o PIN do seu cartão de crédito? Saiba como proceder

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