Utilidades

Perdeu o PIN do seu cartão de crédito? Saiba como proceder

Se perdeu o PIN do seu cartão de crédito, já não precisa de pedir um cartão novo. Siga estes passos para poder recuperar o PIN e poder continuar a usar o seu cartão de crédito.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 9 Setembro 2019

Por mais organizados que sejamos, um dia podemos perder ou esquecer do PIN do nosso cartão de crédito. Neste artigo saiba como proceder.

Existem pessoas que não conseguem decorar com facilidade PINs ou passwords e tendem a anotar os mesmos. Para além de ser uma medida pouco segura, a probabilidade de perda do mesmo acaba por ser maior. Para quem decora estes códigos, o stress e o cansaço podem fazer com que tenha uma “branca” um dia. Além disso, quem não usa com regularidade o cartão de crédito tem uma forte probabilidade de esquecer-se do PIN.

Assim, o Doutor Finanças explica-lhe como deve proceder em caso de perda ou esquecimento do PIN do seu cartão de crédito. Neste artigo saiba também algumas sugestões para não se voltar a esquecer do seu PIN.

Se perder o PIN do meu cartão de crédito tenho que pedir um novo cartão?

Esta é uma das perguntas mais comuns em relação à perda do PIN do cartão de crédito. A verdade é que durante muitos anos esta era a única solução que existia. Se perde-se o seu PIN teria que efetuar um novo pedido do seu cartão.

Hoje em dia, a maioria das entidades financeiras já não o “obrigam” a fazer um novo pedido de cartão. Pode apenas efetuar um pedido de emissão de novo código (PIN).

Como deve proceder em caso de perda do PIN do seu cartão de crédito

Em primeiro lugar deve saber que cada entidade financeira tem os seus próprios regulamentos quanto à emissão de um novo código PIN. No entanto as opções mais comuns são:

1 - Ligar para a linha de apoio ao cliente do seu banco e explicar a situação.

O assistente em linha irá explicar passo a passo o que deve fazer para ter o seu novo PIN o mais breve possível.

2 - Ir até à sucursal da sua entidade financeira e efetuar diretamente o pedido de emissão de um novo PIN.

3 - Em alguns casos pode efetuar o pedido online.

Pode fazer o pedido no site da sua entidade financeira e receber o seu novo PIN por correio ou via SMS. Lembre-se que esta opção é ainda pouco comum, por isso deve sempre confirmar com a linha de apoio ao cliente.

Custos associados ao pedido de emissão de um novo PIN

Por norma existem sempre custos associados ao pedido de um novo PIN nas entidades financeiras. O custo varia de entidade para entidade, no entanto segundo alguns dados publicados o preço variava entre os 2,40€ e os 10,40€.

É importante relembrar que estes valores podem já ter sofrido alterações, por isso contacte o seu banco para pedir mais informações.

Alterar o código PIN de forma a não se esquecer mais deste

Após o pedido de emissão de um novo código PIN este é emitido pela sua instituição financeira. No entanto poderá alterar o código secreto numa caixa Multibanco e em alguns casos no site do seu banco. Se vai alterar o seu PIN lembre-se que o código escolhido só deve ser algo memorável para si.

Escolha um código que não seja facilmente identificável por alguém que lhe é próximo. As datas de aniversário, o seu ano de nascimento ou dos seus filhos não devem ser o seu PIN.

Ao perder o PIN do meu cartão de crédito, posso fazer pagamentos sem ter o novo código?

Para fazer pagamentos, pode utilizar outras aplicações e ferramentas: o MBWAY ou a tecnologia contactless.

Ambas devem estar ativas para serem usadas quando precisar. Embora nem todos os pagamentos possam ser feitos através destas, cada vez são mais lojas e serviços aceitam este tipo de pagamento. Para usar o MBWAY precisa do seu smartphone, mas no caso da tecnologia contactless apenas precisa que o seu cartão de crédito tenha esta tecnologia.

Neste caso apenas terá que aproximar o seu cartão, a menos de 4 cm, de um terminal de pagamento automático preparado para receber pagamentos contactless. Desta forma pode utilizar à mesma o seu cartão de crédito para pagamentos de baixo valor sem ter que usar o PIN que se esqueceu.

Num futuro próximo não irá precisar de decorar um PIN para usar o seu cartão de crédito

Neste momento empresas como a Master Card e a Visa estão a desenvolver cartões com leitores de impressão digital. Para além de ser a forma mais segura de utilizar um cartão de crédito, o uso da impressão digital é a forma mais cómoda para fazer pagamentos. Com esta tecnologia prestes a chegar ao mercado, os mais esquecidos deixaram de ter problemas com a memorização de códigos.

Até lá escolha um PIN seguro, mas de fácil memorização para si. Nunca aponte o PIN do seu cartão de crédito num papel e guarda na carteira. Se for roubado ou perder a carteira, estará a deixar o código secreto disponível para qualquer um utilizar.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cartão de crédito,
  • #perder o pin

Deixar uma resposta