Finanças pessoais

Homebanking: poupe tempo e dinheiro

O homebanking pode ser o seu melhor aliado para poupar tempo e mesmo dinheiro com operações bancárias. Saiba mais neste artigo.

Telma Gonçalves Telma Gonçalves , 21 Março 2019

Começa a ficar cansado do tempo perdido em filas de espera quando vai ao banco para fazer tarefas rotineiras? E se pudesse ter o seu banco em casa? Saiba que agora já pode. O homebanking pode ser o seu melhor aliado para poupar tempo e mesmo dinheiro com operações bancárias.

homebanking na era da digitalização 

A Internet, os computadores, os telemóveis, as tecnologias de informação fazem parte da nossa vida. Os bancos e a as instituições financeiras já compreenderam isso e como que as novas tecnologias os podem ajudar a aumentar a eficiência, reduzir custos de manutenção e oferecer condições mais vantajosas aos seus clientes seja nas comissões, no crédito ou na poupança. É por isso que fazer transações online sai mais barato. Existem mesmo bancos que não têm presença física, apenas virtual, estando acessíveis 24h por dia.   

Com o homebanking, pode fazer (quase) todas as operações que faz num balcão ou numa caixa multibanco: consultar extratos, definir débitos diretos, pagar compras, fazer transferências, transacionar valores mobiliários como ações, investigações, adquirir unidades de participação em fundos de investimento, entre outras funcionalidades.

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Afinal o que é o homebanking

mulher a mexer no computador portátil a fazer uma transferência

Sabe quando precisa mesmo de fazer aquela transferência bancária, mas não quer sair de casa para enfrentar filas de espera ou está em viagem e não pode ir à sua agência habitual? É aí mesmo que está o homebanking, uma webpage disponibilizada pelo seu banco, que lhe dá a possibilidade de aceder a uma panóplia de serviços bancários por meio de uma ligação de Internet através de um telemóvel, computador ou mesmo de um relógio, se tiver no pulso um smartwatch. Por exemplo, permite fazer uma transferência bancária em poucos minutos.   

O seu principal e grande inconveniente continua a ser a segurança que constitui um entreve à confiança e utilização pelos consumidores.   

Que operações posso fazer no homebanking

Através do homebanking pode, entre um e outro clique:  

  • Consultar extratos bancários sempre que quiser;  
  • Fazer transferências bancárias para Portugal e para o estrangeiro;  
  • Dar ordens de compra e venda de ações e subscrever unidades de participação de fundos de investimento;  
  • Subscrever opções de poupança como depósitos a prazo; 
  • Consultar os movimentos do cartão de crédito e gerir pagamentos; 
  • Conhecer todo o seu património em todo o momento e o saldo das suas contas, cartões, evolução da cotação das unidades de participação dos fundos, ações, obrigações ou de outros valores mobiliários que tiver em carteira, diariamente;  
  • Efetuar pagamentos de serviços, pagamentos ao estado e setor público;  
  • Pedir cheques.  

Via homebanking estes serviços ou são gratuitos ou têm um custo muito inferior ao que pagaria se se dirigisse a um balcão, já para não falar na possibilidade de aceder «fora de horas» e sem estar restringido ao seu horário de funcionamento. 

Por exemplo, no caso das transferências bancárias, a forma mais prática, rápida e fácil de realizar transferências bancárias é através do homebanking. Em alguns casos é lhe cobrado uma taxa e imposto de selo pela transferência.

Para transferências rotineiras tem também a vida facilitada pois o homebanking permite-lhe gravar esses dados e mais, não correrá o risco de se esquecer de fazer transferências, uma vez que permite-lhe agendar as transferências para o dia e hora que quiser e até estabelecer uma periodicidade.

Se faz regularmente compras online, o homebanking pode ser o meu melhor aliado porque lhe permite consultar a todo o momento aceder à sua conta bancária e consultar os registos das operações efetuadas e detetar atempadamente alguma incorreção e agir imediatamente comunicando-a ao seu banco, por exemplo, um movimento bancário que não autorizou. 

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Quais são as vantagens? 

rapariga loira a utilizar o computador portátil

Poupa tempo e dinheiro e ganha em conforto e eficiência 

A principal vantagem do homebanking é a poupança de tempo e dinheiro, além do conforto de poder ir ao banco onde e quando quiser.  

Não perde a oportunidade do contacto personalizado 

Se prefere um contacto mais personalizado, saiba que não é por estar à distância e aceder aos serviços virtualmente que perde a oportunidade de um contacto mais próximo e a possibilidade de um tratamento/atendimento mais personalizado como quando vai à sua agência em que está o seu gestor de conta. Com o homebanking pode, igualmente, manter esse contacto com o seu gestor de conta através de chat ou correio eletrónico. 

Pode aceder às suas contas e fazer movimentos onde quer que esteja 

Outra vantagem que não pode esquecer é a possibilidade de aceder às suas contas e movimentá-las quando está num país estrangeiro onde o seu banco não tem representação. Por exemplo, pode rapidamente fazer um pagamento que se esqueceu ou transferir a mesada para a conta do seu filho. 

Para os bancos a desmaterialização também tem vantagens: proporciona poupança de recursos, terem menos agências ou trabalharem exclusivamente online. Graças a essa poupança de recursos, estão em condições de oferecer taxas de juro mais competitivas ou disponibilizar serviços mais baratos ou mesmo sem custos, como cartões de crédito ou de débito sem anuidade e cativar mais clientes.  

Tenha em atenção ao phishing 

Se estiver a fazer operações de homebanking, tenha medidas de segurança para proteger os seus dados. Os ataques informáticos e as tentativas de phishing e de outros tipos de fraude podem estar a facilitar o acesso indevido às suas contas.  

As páginas de homebanking sejam consideradas páginas seguras e a informação que contêm esteja encriptada, contudo que existe a possibilidade de hackers conseguirem aceder a computadores pessoais vulneráveis, intercetarem e roubarem códigos de acesso. O problema da segurança exige uma atenção permanente por parte das instituições financeiras pelos danos financeiros e reputacionais que podem causar os incidentes por falta de segurança.  

Uma das formas de os bancos aumentarem a segurança na página de homebanking é a solicitação sucessiva de autenticações para determinadas operações ou montantes. É por isso que há operações, como transferências bancárias, que exigem segurança acrescida para evitar fraudes caso a proteção fornecida pela senha de acesso falhe.  

Leia ainda: 7 hábitos para identificar fraudes por e-mail e proteger os seus dados

Não descure as regras de segurança 

computador portátil com um disco externo ligado

Conheça o formato de autenticação que o seu banco exige 

Se os serviços de homebenking estão mais ou menos padronizados e são semelhantes entre bancos, é importante conhecer e não descurar o que os diferencia: a forma de acesso – que tipo de informação solicitam? Como tem acesso aos códigos de acesso? 

Digite o endereço completo da sua instituição bancária 

Embora dê mais trabalho também é mais seguro: tenha o cuidado de digitar o endereço completo da sua instituição bancária, em vez de aceder ao banco online através de um link previamente definido. 

Evite o acesso através de redes públicas e de equipamentos partilhados 

Utilizar o seu computador pessoal e uma rede que não seja pública também é recomendável para não ter surpresas em matéria de seguranças evite também o uso de computadores e tablets públicos ou partilhados. 

Considere ter sempre o antivírus atualizado 

Não só é importante acautelar a sua segurança informática para efeitos do acesso ao banco, mas também num sentido global, por isso, atualize sempre os sistemas antivírus anti-spyware e ative firewalls

Evite fraudes

Para maximizar a segurança dos seus acessos, não deve utilizar senhas de acesso óbvias. Ou senhas associadas a informação pessoal como a data de aniversário ou o número do Cartão de Cidadão.  

Deve também alterá-las com frequência e escolher um local e uma forma segura de as guardar. Evite locais como o computador pessoal, papel ou mesmo mensagens de correio eletrónico ou de telemóvel.  

No final de cada sessão deve terminar a sessão e sair da página da entidade bancária fazendo mesmo «terminar sessão».

Se descobrir que está na presença de fraude, entre em contacto com o seu banco e não deixe de comunicar o sucedido às autoridades policiais. 

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