Finanças pessoais

Multibanco e ATM. Que diferenças separam as caixas automáticas?

Sabe quais são as diferenças entre as caixas Multibanco e Euronet? Então fique atento, pois existem custos a ter em conta.

Finanças pessoais

Multibanco e ATM. Que diferenças separam as caixas automáticas?

Sabe quais são as diferenças entre as caixas Multibanco e Euronet? Então fique atento, pois existem custos a ter em conta.

Embora à primeira vista possam passar despercebidas, e facilmente confundidas com as caixas automáticas Multibanco, as caixas da rede Euronet possuem diversas diferenças, nomeadamente a cobrança de taxas e comissões, o que já levou consumidores a apresentar queixas no Portal da Queixa. Saiba quais são as principais diferenças e como evitar surpresas que podem pesar na sua carteira.

Como se compara o Multibanco com um ATM?

Um ATM (Automatic Teller Machine) é um qualquer equipamento - neste caso caixas automáticas - desenvolvido com o objetivo de automatizar e tornar mais simples os processos financeiros, servindo como intermediário entre as entidades bancárias e os clientes. Assim, as caixas conhecidas pelos portugueses como "Multibanco" são simplesmente os ATM da rede SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). No entanto, existem outras redes a operar nesta área, nomeadamente, a Euronet Worldwide, uma empresa estrangeira com atividade focada nos turistas.

Leia ainda: Conheça os problemas mais frequentes no Multibanco e como os resolver

Diferenças entre redes ATM estrangeiras e Multibanco

Importa, desde logo, conhecer as diferenças entre as redes estrangeiras e nacionais, e estas, vão desde os custos às empresas, até à quantidade de operações que são permitidas. Tendo em conta que estes aspetos podem ter impacto na sua carteira, é importante que consiga distinguir estes ATM e, assim, evitar custos desnecessários.

Tal como já foi referido, a rede Multibanco, detida pela SIBS, tem uma utilização gratuita, conta com uma implementação que se estende a todo o país e, por isso, é a mais conhecida entre os portugueses. No caso da Euronet Worldwide, trata-se de uma rede estrangeira, criada na Hungria em 1994, destinada sobretudo a turistas, sendo que nesta rede aplicam-se determinadas comissões. Existe ainda a ATM Express, detida também pela SIBS e destinada a estrangeiros, de forma a concorrer com a rede Euronet Worldwide.

Ao contrário da rede Multibanco, a Euronet Worldwide geralmente encontra-se nas cidades com maior densidade populacional (por exemplo, Porto e Lisboa) e nos locais mais frequentados pelos turistas, nomeadamente, os aeroportos.

Leia ainda: Abrir conta no banco: conheça os documentos necessários

Qual das redes permite mais operações?

No caso da rede Euronet Worldwide, esta possui um conjunto limitado de operações, quando comparado com a rede Multibanco. Assim, a primeira permite realizar três tipos de operações:

  • Levantamentos em dinheiro e consulta de saldo;
  • Transferências bancárias;
  • E por último, pré-pagamentos.

Quanto às caixas automáticas da rede Multibanco, além daquilo que as da Euronet Worldwide permitem, saiba que, neste momento, têm capacidade para realizar mais de 60 operações. Assim, a título de exemplo, estas caixas automáticas fornecem ao cliente a possibilidade de efetuar:

  • Pagamentos de serviços e compras;
  • Carregamentos de passes de transportes;
  • Pagamentos ao Estado (IRS, IUC, IMI, etc.);
  • Carregamentos de telemóveis;
  • Depósitos na conta à ordem;
  • Cancelar débitos diretos.

Leia ainda: No momento de pagar usa Visa ou Multibanco? Qual a diferença?

Turistas na mira dos ATM de rede estrangeira

Uma das principais diferenças entre a rede Multibanco e Euronet trata-se precisamente do público-alvo. Como tal, a existência de caixas automáticas da rede estrangeira é significativamente superior em grandes cidades, ou locais que sejam frequentados por um número significativo de turistas. Nessa lista de locais, incluem-se aeroportos, shoppings, hotéis e outros similares. Ainda que seja destinado sobretudo a estrangeiros, não invalida o facto de poder levantar dinheiro nestas caixas automáticas. No entanto, tenha em consideração que ao fazer isso implica custos adicionais.

Pessoa faz levantamento de dinheiro num multibanco

Leia ainda: Cuidados que deve ter quando utiliza o Multibanco

Levantamentos num ATM de rede estrangeira podem ser cash-advance

Ao levantar dinheiro num ATM da rede Euronet, deve ter especial atenção se o seu cartão é dual ou não. Se for, isto significa que o cartão possui duas funcionalidades: débito e crédito. Esta diferença pode implicar o pagamento de comissões, pois ao contrário da SIBS, a opção por omissão (standard) selecionada é sempre a crédito no caso de ATMs da rede Euronet. Assim, levantamentos neste tipo de ATM consideram-se como cash-advance se a opção de crédito estiver selecionada e, como tal, leva a um pagamento de comissões. Ainda assim, existe a possibilidade de alterar a opção de levantamento para débito. Se porventura já tiver levantado o dinheiro e, por lapso, não alterou a opção de levantamento a crédito, pode contactar a Euronet para explicar a situação, de forma a reaver o seu dinheiro.

Leia ainda: Sabe quais são as informações que integram um cartão de crédito?

Comissões de levantamento cobradas num ATM estrangeiro

No que diz respeito às comissões cobradas pelo levantamento, estas podem variar consoante o cartão bancário que possui. Geralmente, existe um montante fixo que lhe é cobrado, juntamente com um valor variável que depende do montante a levantar. Por exemplo, suponha que pretende levantar 50 euros numa caixa automática da rede Euronet e que, de acordo com o contrato estabelecido entre si e o banco que emitiu o seu cartão, tem de pagar um valor fixo de 5 euros, acrescido de 4% sobre o montante levantado. Isto significa que ao levantar estes 50 euros nessa caixa automática, terá de pagar 7 euros em taxas e comissões.

Leia ainda: Atenção às fraudes com o MB Way: Saiba como utilizar esta aplicação

Apresentação das comissões antes de concluir a transação

No caso das caixas automáticas da rede Euronet, se estiver a utilizar um cartão de crédito ou um cartão dual, então são mostradas, no ecrã, as comissões aplicáveis antes de terminar a transação. No caso de se tratar de uma caixa Multibanco, esta situação não acontece.

Leia ainda: Comissões bancárias menos comuns que deve saber

Cores também ajudam a distinguir

Através das cores dos ATM, é possível, rapidamente, distinguir as redes porque, cada uma, fez escolhas diferentes para as suas marcas. No caso da SIBS, se se tratar de uma caixa automática ATM Express (onde pode fazer levantamentos sem a cobrança de quaisquer comissões, como se se tratasse de um Multibanco), então a cor predominante é o laranja. Já no caso da Euronet, esta apresenta-se em tons de azul e amarelo. Se não se lembrar das cores, pode simplesmente verificar o logótipo da rede que está sempre identificado no ATM.

Leia ainda: O que são as siglas CVV ou CVC no cartão de débito e de crédito?

Como evitar complicações?

Ainda que não exista uma forma automática para evitar complicações, importa assumir certos cuidados. Por exemplo, um dos primeiros passos, nesse sentido, é verificar se o seu cartão tem a funcionalidade de débito e de crédito. Depois, analise se é possível alterar a opção de levantamento para débito (no caso dos ATMs da rede Euronet). Se o seu cartão bancário apenas for de débito, não existe qualquer problema em levantar dinheiro numa caixa automática da rede Euronet. Se ainda tiver dúvidas, dê preferência às caixas automáticas da rede Multibanco e evite os levantamentos na rede Euronet.

Leia ainda: Cartões de crédito premium: Quais são os benefícios mais comuns?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.