Bem-estar

Ano Novo: 6 resoluções que não podem ficar só no papel

Com 2022 a aproximar-se, é altura de pensar nas resoluções de Ano Novo. Neste artigo, damos-lhe dicas para concretizar seis intenções.

Bem-estar

Ano Novo: 6 resoluções que não podem ficar só no papel

Com 2022 a aproximar-se, é altura de pensar nas resoluções de Ano Novo. Neste artigo, damos-lhe dicas para concretizar seis intenções.

Ano Novo, Vida Nova? Com 2022 a aproximar-se, é altura de começar a pensar nas resoluções de Ano Novo e, mais do que tudo, criar estratégias para que não se fiquem apenas no papel. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para concretizar seis resoluções que não podem (ou não deveriam) faltar na sua lista.

Entrar no Ano Novo a praticar exercício físico

Quantas vezes já prometeu a si próprio que para o próximo ano vai inscrever-se no ginásio? Pois é, o problema é que pelos mais variados motivos, sejam eles a falta de tempo, dificuldades financeira ou qualquer outro, vai sempre adiando a decisão. E no ano seguinte, lá está a promessa na lista de resoluções.

Para que em 2022 consiga concretizar esta intenção, sugerimos:

Opte por um ginásio que fique perto da sua área de residência ou do seu local de trabalho, pois assim, não tem de perder muito tempo no trajeto;

Muitos ginásios praticam preços mais baixos para quem escolhe horas menos movimentadas. Se tiver disponibilidade nesses períodos é uma forma de poupar;

Para se manter motivado, escolha as modalidades que mais gosta;

Convide um amigo, familiar ou colega de trabalho para o acompanhar, pois assim tem sempre alguém que o ajude a não desistir.

No entanto, se quer praticar exercício físico, mas não gosta ou não tem disponibilidade financeira para inscrever-se num ginásio, faça exercício ao ar livre. Pode optar por correr, andar de bicicleta ou até mesmo apenas fazer caminhadas.

Seja qual for a sua opção, o importante é que em 2022 deixe de ter uma vida sedentária e comece a melhorar a sua saúde e qualidade de vida praticando exercício físico.

Leia ainda: Dicas para uma vida mais saudável sem gastar dinheiro

Deixar de fumar

Deixar de fumar deve ser uma das resoluções de Ano Novo mais comuns. No entanto, é essencial passar à prática.

Deixar de fumar para além dos benefícios que traz para a sua saúde, e a qualidade de vida que devolve, é também importante para a sua saúde financeira.

Para que consiga ser bem sucedido neste resolução, além da motivação, que é essencial, pode precisar de ajuda médica. Existem consultas de cessação tabágica no Serviço Nacional de Saúde. Peça mais informações no hospital ou centro de saúde da sua área de residência.

Ter uma alimentação mais saudável

Ter uma alimentação mais saudável é fundamental para aumentar a sua qualidade de vida e não pode faltar na sua lista de resoluções para o próximo ano. Aconselhamos, por isso, que:

Beba mais água e evite o consumo de refrigerantes. O ideal é que consiga beber cerca de 2 litros de água por dia. Se não gostar de água, pode optar por água aromatizada ou chá, mas sem açúcar.

Coma menos em cada refeição e faça mais refeições por dia. O ideal é fazer 5 refeições, nomeadamente, pequeno almoço, um lanche a meio da manhã, almoço, um lanche a meio da tarde e o jantar;

Coma mais frutas e legumes;

Evite comer fritos, prefira os cozidos e grelhados;

Reduza o consumo de doces. Coma apenas em festas ou ocasiões especiais;

Reduza o consumo de sal. Para temperar os alimentos, opte por especiarias ou ervas aromáticas.

Leia ainda: Resoluções de Ano Novo: da teoria à prática

Aumentar a formação no Ano Novo

Aumentar a formação é uma intenção que deve estar sempre nas listas de resoluções. Isto tanto para que possa progredir profissionalmente como para aprender algo que sempre quis, mas que ainda não teve oportunidade.

O seu objetivo é progredir na carreira? Faça um levantamento das competências que necessita para uma eventual promoção. Precisa de aprender um novo idioma, aprofundar as suas competências de liderança ou de comunicação? Faça uma pesquisa das opções que existem no mercado.

Se, por outro lado, sempre teve o sonho de aprender a cozinhar, pintar ou costurar, por exemplo, passe à realidade. Pesquise na internet ou em centros de formação perto da sua área de residência e inscreva-se.

poupanças com pequenas pilhas de moedas que váo aumentando, num cenário com raios de sol e ambiente sustentável

Ter uma vida financeira mais saudável

Quem é que nunca colocou na sua lista de resoluções de Ano Novo ter uma vida financeira mais saudável? Para que esta intenção não fique apenas no papel, sugerimos:

Faça todos os meses uma pequena poupança;

Evite comprar por impulso. Antes de ir à compras faça sempre uma lista com o que realmente necessita;

Aproveite os saldos e promoções. Compre artigos em segunda mão, opte por produtos de marca branca e utilize os cartões de fidelização das lojas, pois dão acesso a vantagens exclusivas;

Invista o seu dinheiro de forma responsável. Os depósitos a prazo atualmente oferecem taxas de juros muito baixas, contudo, existem outras opções com capital garantido, como os certificados do tesouro ou os seguros de capitalização por exemplo. No entanto, se está disposto a assumir riscos, existem produtos mais rentáveis, mas sem capital garantido. Informe-se e invista de acordo com o seu perfil.

Obtenha um rendimento extra no final do mês. Pode por exemplo começar a fazer um part time ou transformar um hobbie num negócio. Gosta de cozinhar? Comece a cozinhar para fora. Aproveite as potencialidades das redes de sociais para divulgar a sua atividade e coloque mãos à obra.

Leia ainda: 5 dicas de poupança para equilibrar as contas até ao final do ano

Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é, sem dúvida, o desejo de muitas pessoas. Para que o consiga realizar, sugerimos:

Seja mais organizado, planeie as suas tarefas e aumente a sua produtividade. Desta forma, além de entregar o seu trabalho com a mesma, ou mais, qualidade vai fazê-lo em menos tempo, o que lhe permite ter mais disponibilidade para a família e amigos;

Aprenda a dizer não. Se sabe que não vai conseguir fazer determinada tarefa é preferível dizê-lo a entregar um trabalho sem qualidade suficiente ou estar constantemente a sacrificar a sua vida pessoal;

Caso tenha possibilidade, pondere o teletrabalho. Se for organizado, este sistema de trabalho vai permitir-lhe ter mais tempo para a vida pessoal;

Sente-se sobrecarregado? Fale com o seu chefe e peça para delegar algumas tarefas ou peça ajuda a um colega. 

Faça o planeamento antecipado de férias ou fins de semana com a sua família ou amigos;

Quando estiver de férias ou de fim de semana reserve uns minutos para verificar mensagens e e-mails, depois, desligue-se do trabalho.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.